Cerca de 21 mil pessoas serão beneficiadas com o Terminal Integrado do Aeroporto, inaugurado pelo Governo do Estado. Com um investimento de quase R$ 4 milhões, este é o primeiro dos 12 terminais de integração que serão entregues à população até o fim de 2014. Com o início da operação marcada para o próximo dia (07) sábado, a estação localizada ao lado da estação do metrô, na Rua 10 de Julho, em Boa Viagem, beneficiará principalmente os moradores das comunidades do Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica.
Inicialmente o terminal vai operar com seis linhas, totalizando 46 veículos e 616 viagens nos dias úteis. Após a inauguração do Terminal Tancredo Neves, previsto para o início de maio, mais uma linha integrará a rede. Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, quem usar a estação terá uma redução de tempo de delocamento de cerca de 15 minutos por viagem.
“Quando entregamos um terminal desse se faz um processo de racionalização da rede. Isso permite que, sobretudo com a integração com o metrô, a gente tire um conjunto de ônibus que circulam na cidade e passam a trazer a população para esses terminais de integração, fazendo uso de um potencial que o metrô ainda tem”, avaliou Cabral.
Até então, a população pagava R$ 3,25, tarifa B, para chegar ao Centro do Recife. Agora com um vale A, que custa R$ 2,15, os usuários do transporte público terão acesso às seis novas linhas que vão até o TI do Aeroporto, de onde poderão pegar gratuitamente um metrô. Quem fizer o percurso inverso pagará ainda menos pelo deslocamento, pois com apenas R$ 1,60 os passageiros poderão ir de metrô até o terminal de ônibus do aeroporto e retornar sem pagar valor adicional.
“Desta forma, todos esses ônibus que iam pela Imbiribeira até o Centro eles encurtam a viagem até o terminal, melhorando o trânsito na Imbiribeira que é uma importante via de escoamento do transito e do trafego na nossa cidade”, colocou o governador do Estado, Eduardo Campos.
O início das atividades também proporcionará novas opções de itinerários para as comunidades – que até então só possuíam ligação direta com a região central da capital. A multiciplidade de deslocamentos, por exemplo, oferecerá ligações diretas, entre as linhas de ônibus, com outros três terminais integrados da RMR: Afogados, Tancredo Neves e TIP, sendo que os dois últimos ainda estão em obras. além da integração com todas as estações do metrô.
As linhas que vão passar pelo TI Aeroporto são:
151 – Jardim Jordão / TI Aeroporto
152 – Jordão Baixo / TI Aeroporto
153 – Jordão Alto / TI Aeroporto
115 – TI Aeroporto / Afogados
370 – TIP / TI Aeroporto
026 – TI Aeroporto / Boa Viagem
152 – Jordão Baixo / TI Aeroporto
153 – Jordão Alto / TI Aeroporto
115 – TI Aeroporto / Afogados
370 – TIP / TI Aeroporto
026 – TI Aeroporto / Boa Viagem
A Linha 023 – TI Tancredo/ TI Aeroporto entrará em operação tão logo seja inaugurada a integração no TI de Tancredo Neves prevista para o mês de maio.
Fonte: Blog Meu Transporte
OS ÔNIBUS DO JORDÃO NUNCA FORAM TARIFA “B”.
PORTANTO, NÃO EXISTE REDUÇÃO DE PASSAGEM PARA QUEM VAI AO CENTRO DO RECIFE, MAS TEM REDUÇÃO DE PASSAGEM PRA VOLTAR POR CAUSA DO METRÔ. O ÚNICO ÔNIBUS QUE VAI TER REDUÇÃO DE PASSAGEM NESSE T.I. É A 370-CURADO IV/BOA VIAGEM (“B”) PARA TIP/AEROPORTO (“A”).
Uma ótima ideia já implantada em varias cidade do nordeste ha mais de 10anos que agora chega a Recife.
Por que não aproveita a idéia da integração e instala um bicicletário?
O SR. JOSÉ ESTÁ DESINFORMADO E DESATUALIZADO, o sistema de integração ônibus/metrô foi implantado pela primeira vez aqui no Recife, pois somos a primeira capital do nordeste a possuir o metrô, desde 1985 e consequentemente o sistema de integração com o mesmo. A segunda capital foi Fortaleza muitos anos depois,só estas duas capitais do nordeste possuem metrô e terminais integrados.
Deixo uma sugestão muito importante para a mobilidade, deve ser acrescentada mais uma linha ligando o TI Aeroporto até a integração Cosme e Damião, quando a mesma estiver concluída.
A expansão do SEI deve seguir princípios lógicos. Como é que os técnicos da GRCT projetam um TI com características radiais e não idealizam para ele uma linha troncal? Obrigando desta forma todos os moradores do “Complexo de bairros – Jordão” a utilizarem o serviço ferroviário sem o direito sequer de realizar uma viagem confortável. Outra, quem desejar ir para Boa Viagem terá que pagar mais caro do que pagava anteriormente.
Quem embarcava em apenas um bus para chegar ao coração da metrópole; agora terá que embarcar em dois ônibus e o Metrô; no minimo será uma hora e meia, perdida em viagens e baldeações para chegar ao destino final; algo que antes era feito em apenas 35 minutos. Ainda existe outro agravante: Por que os moradores de Setúbal não foram beneficiados com este novo equipamento que fica vizinho ao bairro? Será que lá ninguém mais utilizar transporte coletivo?
Estes técnicos precisam melhorar e muito a sua concepção sobre o gerenciamento de transporte para a coletividade; principalmente as classes menos favorecidas. O TI do Aeroporto do ponto de vista operacional do jeito que esta é um grande fiasco. Ainda bem que fizeram um planejamento adequado para o TI de Tancredo Neves. Boa Sorte moradores do Jordão! Vocês irão precisar.
É vocês já imaginaram quais são os ônibus que irão operar nesta unidade? Aperto é o que não vai faltar!
O metro já andava super lotado, imagine agora?
Nas horas de pique vai ser uma verdadeira lata de sardinha!
Hajá sofrimento………
Com essa inalguração teremos muitas vantagens,como mais uma opção para ir ao tip.agora todos aqui ja pensaram em alguma linha do sei que integre no ti Cabo vindo de outro terminal?não existe.erro de logistica da GRCT.
Todos perceberam que tem uma falha gravissima no transporte publico do recife?
Inalguraram o terminal do aeroporto e fizeram mudanças na linha 115-afogados/aeroporto que agora chama-se TI AFOGADOS/TI AEROPORTO mais mudaram o intinerario e retiraram todos os onibus especiais para o transporte de cadeirantes para por os antigos e ja defazados apache vip que a empresa itamaraca ia jogar no lixo,isso é inadmicivel,como é que para a inalguração de um terminal é retirado o transporte de pessoas com deficiência.
GRCT vamos pensar na mobilidade de todos,não somente nos lucros dos empresarios.
Gostaria de saber porque não tivemos o direito de termos outras opções de tarnsportes para chegarmos ao centro da cidade? fomos obrigados a esperar um onibus, um metrô, depois um outro ônibus, todos lotados; imagina a confusão na cabeça daquelas pessoas menos favorecidas; Tipo: os idosos, deficientes, analfabetos, pessoas que tinham todo seu percurso teaçado e agora estão totalmente perdidos, e não me dizer que nesses casos tudo é uma questão de adaptação.
Concordo, com Valdir Lima, quando pergunta , qual o motivo que os bairros de sétubal, ipsep não vão fazer parte dos terminais integrados se estão tão próximos dos mesmos? uma linha como JORDÃO BAIXO E JORDÃO ALTO que atendia toda população do jordão, imbiribeira e que fazia um percurso excelente deixa de existir, para jogar as pessoas em várias latas de sardinhas ao mesmo tempo; só quem não anda de ônibus pode aprovar um projeto tão absurdo como esse!É muito radicalismo, voces precisam ouvir o povo, eles sim; sabem o que é melhor pra eles.
Existe uma rua no JORDÃO, que é uma máquina de fazer dinheiro para as empreiteiras,essa rua é a BOANERGES PEREIRA{antiga rua 16}uma rua de paralelepípedo, com um transito pesado que já deveria a muito tempo ser de asfalto, sem contar que a mesma não oferece ao pedestre condiçoes nenhuma de ir e vir, caneletas a ceu aberto e obstruidas, galerias entupidas, ao termino da rua sentido BR 101´já não existe mais calçamento e não tem nenhum tipo de sinalização adequada,quando resolvem fazer a reposição dos paralelos é um transtorno terrível no transito por causa da espera da secagem do material em quanto o asfalto a reposição eé na hora sem causar transtornos.Essa mesma rua esse ano já solicitei várias vezes a operação tapa buracos e a limpeza das galerias e canaletas e nada foi feito, mas quando cobrado a prefeitura pelo telefone 156 a resposta é que já foi concluido o serviço. ISTO É UMA VERGONHA SENHOR PREFEITO JOÃO DA COSTA E SUA EQUIPE QUE VAI MUITO RUIM!
será que vão deixar toda eesa lama , que parece não ter fim na avenida Maria Irene, as pessoas levando verdadeiros banhos de lama ao tentar atravessar, ´té mesmo pra quem anda de carro é péssimo. Esperamos também que plantem arvores em toda extensão da avenida e coloquem abrigos nas paradas de ônibus e sinalizem o bairro; CTTU, DETRAN o Jordão exite no mapa do Recife!
Voltando para rua BOANERGES PEREIRA, QUERO AVISAR A PREFEITURA, EMLURB que os comerciantes daquela área estão tomando conta das calçadas, sem deixar espaço para ninguem passar; FITEIRO,LOJA DE MATERIAL PLASTICO E OUTROS, VALE APENA CHECAR E ORGANIZAR ,TÁ UMA BAGUNÇA ENORME E VAI FICAR PIOR. Na mesma rua as pessoas construiram escadas na calçada,paredes isolando a calçada e os fiscais da prefeitura ? onde andam? eu sei que passam por essa rua e porque não faz nada? enquanto isso os moradores e comerciantes vão fazendo o que querem.
02 anos do terminal de integração do Aeroporto.
*Alguém mais observou os longos textos ou comentários de antes para os de agora? Os fortes entenderão kuakuakuakuakuakua.
pois é observador-NE. e o mesmo se percebe em Tancredo Neves! só tem um problema nesses Terminais de integração que ficam juntos:a Vera Cruz!