Imprudência dos motoristas e o estresse do dia a dia são os causadores de 90% dos acidentes de trânsito. A correria da vida moderna, aliada a um número cada vez maior de veículos nas ruas estão ligados diretamente a essas causas.
Para conscientizar motoristas e pedestres sobre meios de prevenção, o curso de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, Unidade Umuarama, desenvolve o projeto ‘Promovendo Saúde no Trânsito’. Entre os principais objetivos estão desenvolver ações educativas sobre o comportamento humano no trânsito e práticas que estimulam a qualidade de vida.
Uma delas é dialogar com as pessoas, discutindo os problemas relacionados ao trânsito e os meios que possam minimizar conflitos, diminuir riscos e preparar para o enfrentamento de situações estressantes.
As atividades são desenvolvidas no CPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Unipar, em empresas de transporte de encomendas e de ônibus, em postos da Polícia Rodoviária Estadual e em centros de formação de condutores, nas cidades de Umuarama e região. Secretarias de transporte escolar, alunos do ensino médio e corpo de bombeiros também são contemplados.
Os atendimentos são feitos em grupos nos locais dos estágios com uso de alguns recursos, como matérias de jornais, videos educativos, letras de música e dinâmicas. Nos encontros, os participantes podem desenvolver uma maior consciência de sua responsabilidade no trânsito.
Segundo a responsável técnica do projeto, psicóloga Carina Mochaider, o problema no trânsito, de modo geral, é caso de saúde pública, pois envolve vários aspectos: social, cultural, econômico e, principalmente, emocional, o qual contribui para o aumento dos acidentes.
“Com esse projeto queremos conscientizar motoristas e pedestres sobre o papel que cada um tem no trânsito, criando um espaço para reflexão e conscientização das nossas atitudes e, a partir disso, promover um comportamento mais saudável e seguro na hora de dirigir”. Atualmente o projeto contempla o Posto da Polícia Rodoviária de Cruzeiro do Oeste, via ‘Unipar Itinerante’, e alunos do Centro de Formação de Condutores Umuarama. Leiriane Duarte trabalha como motorista da Usina de Santa Teresinha e está fazendo o curso de Transporte Coletivo de Passageiros. Ela afirma que o projeto da equipe da Unipar é de suma importância para a valorização da vida.
“Aqui os acadêmicos nos ensinam o quanto é importante ter prudência no trânsito, que precisamos estar com a mente tranquila para dirigir”, diz. E observa: “O número de acidentes é cada vez maior, por isso, este trabalho deveria ser mais difundido para ter um alcançe maior, beneficiar um número maior de pessoas”.
João Sossai também é aluno do curso e fica atento às orientações dos estudantes: “Eles trabalham ‘o nosso psicológico’, com informações que nos deixam mais seguros para enfretar o trânsito”.
Oportunidade de estágio
Com este e vários outros projetos supervisionados por psicológos e professores, o curso de Psicologia da Unipar abre oportunidade para seus alunos participarem de bons estágios. O ‘Promovendo Saúde no Trânsito’ recebe estudantes já do 1º ano. No CPA (Centro de Psicologia Aplica), eles discutem as atividades a ser desenvolvidas com os beneficiados. O estagiário Luciano Gomes Lopes vê o projeto como uma forma de enriquecer a formação e, ao mesmo tempo, colaborar na valorização da vida. “Estou no começo do curso e já tenho a oportunidade de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula, conscientizando as pessoas dos fatores psicológicos que influenciam no dia a dia do trânsito”.
Tatiane Tervel também é caloura do curso e afirma que o resultado tem sido positivo. “É uma experiência gratificante. Percebemos que eles ficam atentos às orientações, se conscientizando que um motorista precisa estar psicologicamente preparado para dirigir um veículo. Muitos afirmam que houve mudança no comportamento; dizem que agora estão mais responsáveis no trânsito”. Na avaliação da responsável técnica do projeto, psicóloga Carina Mochaider, além de colaborar para a saúde no trânsito, as atividades têm como intuito construir um espaço de saber para os estagiários. “Essa interação com a comunidade oportuniza ao estudante a vivência da profissão, promovendo reflexões pautadas em fundamentos técnico-científico e, ao mesmo tempo, despertando o senso crítico”.