7 Replies to “Caruaru deixa os trilhos pelo BRT”

  1. E o resto da memória férrea vai para o brejo.
    Bem, ao menos em Caruaru se fala num novo paisagismo junto com o novo conceito. Aqui, Recife, só fica promessa, pois ao meu ver, se fosse para padronizar Leste-Oeste e Norte-Sul como é a Boa Vista em termos de calçada por exemplo, já deveriam começar para não ficar para a última hora se forem fazer isso, pois será muito e mais provavél se limitarem ao entorno da estações. Não conto nem com a recuperação do canteiro central, pois isso é uma obrigação.

  2. Parabéns! Ao invés de aproveitar a velha ferrovia que trouxe o progresso para Caruaru, vão destruí-la de vez para implantar mais e mais ônibus. Um trem tem a capacidade de transportar o que mais de três ônibus transportariam no sufoco, sendo ainda ambientalmente mais correto, pois iria reduzir a poluição.
    Outro ponto que gostaria de destacar é que os trilhos já estão lá, só seriam necessárias algumas melhorias e recuperação da via, por outro lado a instalação do BRT irá consumir 150 milhões dos cofres públicos.
    Finalizando, queiram ou não queiram nossos governantes a ferrovia é de fato a solução e a melhor opção para o povo.
    Vamos ver se pelo menos não demolem a histórica estação, que já foi a porta de entrada e saída de pessoas e produtos da cidade de Caruaru. Também serviu de terminal para o Trem do Forró que agora dificilmente voltará a Capital do forró.

    • André,

      não se pode afirmar que transporte sobre trilhos é a melhor solução, pois cada caso é um caso e quando me refiro a isso envolve demanda do local, espaço físico, valor do veículo a ser empregado e sua vida útil, etc.
      Não vou me alongar, então sugiro a você e outros que leiam a matéria do link abaixo que dá uma boa sintese entre modais sobre trilhos (monotrilho, VLT, metrô) e BRT.
      Contudo, deixo uma pergunta: se fosse VLT, quem iria comprar e manter este? A Prefeitura não vai comprar os ônibus BRT. Será que CBTU iria operar o VLT em Caruaru se fosse a escolha e esta iria comprar os veículos? Tais indagações são outros pontos na escolha de um modal.
      http://meutransporte.blogspot.com.br/2013/03/conheca-as-vantagens-do-monotrilho-como.html

      • Raimundo,

        Os primeiros pontos citados por você, tais como demanda do local, espaço físico, valor do veículo a ser empregado e sua vida útil são a favor do VLT ou Trem, pois a demanda como mostra o vídeo já é grande e tende a crescer (creio). O espaço físico é um ponto que merece destaque; o trem ocuparia, como já ocupa bem menos espaço que o BRT, como já podemos ter uma ideia comparando com o projeto da Caxangá.
        O valor do veículo e sua vida útil nem se falam: Em Recife, é proposto que os veículos sejam substituídos a cada 10 anos e acredito que com os veículos do BRT não seja diferente. Trens tem uma maior durabilidade, sem falar que a manutenção não é exageradamente cara. Ainda com referência a durabilidade, temos o exemplo dos trens diesel utilizados no Recife até algumas semanas atrás e que utilizado ainda em João Pessoa, Natal e Maceió; suas locomotivas foram adquiridas pela RFFSA no fim dos anos 50 e ainda estão na ativa, depois de terem rodado carregando tantas cargas e pasageiros por esse Nordeste afora, inclusive as mesmas já passaram em Caruaru várias vezes com direção a Salgueiro.
        Dentre outras vantagens dos trilhos, está a redução do impacto ambiental, concorda?
        Para finalizar amigo, gostaria de responder sua pergunta:
        “Se fosse VLT, quem iria comprar e manter este? A Prefeitura não vai comprar os ônibus BRT. Será que CBTU iria operar o VLT em Caruaru se fosse a escolha e esta iria comprar os veículos?”
        A CBTU tem a reponsabilidade de operar os trens urbanos no Brasil. A mesma também dispõe dos trens a diesel que poderiam operar inicialmente no aguardo da chegada dos VLT’s. Trens para isso não faltariam.
        E mais, a cidade com certeza não irá comprar os ônibus, mas ficará responsável pela manutenção de suas vias, concorda?
        Se a opção fosse o trem, o custo de manutenção da via seria bem menor, inclusive o de implantação, como falei em comentário anterior.
        Ainda quero, fechando minha resposta, frizar a questão histórica. Os trilhos que cruzam Caruaru não são simplesmente ferros, mas o caminho por onde milhares de caruaruenses e suas cargas de locomoveram, quando o transporte ferroviário era valorizado.

      • Raimundo,

        No caso de Caruaru, o trem com certeza seria a melhor solução. Você abordou alguns pontos dos quais faço questão de falar brevemente sobre eles, tais como demanda do local, espaço físico, valor do veículo a ser empregado e sua vida útil.
        A demanda, como pode-se perceber na reportagem já é grande e tende a aumentar, o espaço físico é, de certa forma, limitado; o BRT, a exemplo do da Av. Caxangá em Recife, ocupa mais espaço que a ferrovia, sendo os trilhos mais uma vez a melhor opção.
        A vida útil é algo que nem se fala. No Recife é posto que as empresas rodoviárias substituam seus veículos a cada 10 anos (acredito que os veículos utilizados no BRT sigam critério semelhante), por outro lado o trem além de possuir bem maior vida útil, sua manutenção não é exageradamente cara. Uso como exemplo o trem diesel CBTU que circulava aqui até algumas semanas atrás e que ainda roda em Maceió, Natal, João Pessoa; os carros de passageiros dessas composições possuem mais de 35 anos, as locomotivas estão na ativa desde o fim da década de 50, e nesse tempo todo puxaram inúmeros trens de cargas e passageiros, inclusive cruzaram Caruaru várias vezes. Apesar de tudo isso, continuam a todo vapor.
        A questão ambiental é outro ponto que gostaria de abordar: com transporte ferroviário de qualidade (no caso de passageiros) pode-se substituir carros e ônibus por um só foco de poluição, então reduz bastante a poluição do ar, sem falar que se for sistema elétrico como é o caso do metrô do Recife, a poluição é 0. De qualquer forma o VLT é movido também a biodiesel.
        Também haverá a necessidade de mudar drasticamente algumas características urbanísticas da cidade, fato que poderia ser evitado se re-implantado o transporte sobre trilhos.
        Finalizando, gostaria de responder sua pergunta: ” Se fosse VLT, quem iria comprar e manter este? A Prefeitura não vai comprar os ônibus BRT. Será que CBTU iria operar o VLT em Caruaru se fosse a escolha e esta iria comprar os veículos? ” A CBTU tem a responsabilidade de operar os trens urbanos de iniciativa pública no Brasil. Não seria necessário comprar VLT’s de imediato, pois a trens diesel sem uso em Recife, recentemente substituídos pelo VLT, de modo que poderia ser adiada a aquisição das novas composições. Daí a responsabilidade de manutenção dos trens e da linha ficaria por conta da empresa operadora, no caso CBTU. Por outro lado com o BRT, a prefeitura não irá comprar os veículos (logicamente), porém ficará responsável pela manutenção da via do mesmo, concorda?
        Para fechar meu comentário, queria faze alusão ao ponto de vista histórico. A Linha Centro de Pernambuco tem bastante história e os trilhos que cortam Caruaru, da mesma forma que a estação guardam parte importante dessa história, então retirá-los é um verdadeiro crime não só quanto a memória da ferrovia em Caruaru, mas também de todo o estado. O Trem do Forró, num possível roteiro turístico não poderá chegar mais a capital do forró.
        Num mínimo deveriam deixar os trilhos e a estação no lugar deles.
        Depois de tudo isso, será o BRT a melhor opção?

  3. nao creio que o Sr secretario vá utilizar o “querido” BRT. A VERDADE é que o BRT é um engodo para o pobre brasileiro. quem vai deixar seu carro em casa para pegar onibus? ninguem é maluco. apenas o metro tem esse poder. o poder de convencer o usuario de carro a deixar o veiculo em casa e usar um transporte coletivo de alta capacidade e velocidade. o BRT vai ser um ralo de dinheiro publico e para enganar o povo achando que ganhara algo com isso. PRIMEIRO MUNDO INVESTE EM TRILHOS. nao em BRT

  4. Na minha versão o bom mesmo seria o vlt sobre trilhos , como o outro comentarista falou a ferrovia antiga só precisa de uma nova reforma tudo voltaria ao normal , com a volta do transporte ferroviário, tudo ficaria mais fácil para a população de caruaru, mais os políticos daqui só visa a coisa pelo o outro lado, alguém está se benificiando de qualquer forma, por isso eu digo que caruaru só tem político para pedir voto nas campanhas para se eleger , mais quando é para fazer alguma coisa em beneficio da população eles cai fora e só faz de outra maneira, para gastar dinheiro dos cofres público e a população ficar a ver navios . Por isso que nós caruaruense quando é que iremos ter alguma coisa de bom em nossa cidade? Lourival Matias de Caruaru Pe.