A Avenida Norte será contemplada com o VLT. A presidente Dilma Rousseff confirmou, durante visita a Pernambuco, a liberação de recursos para a implantação do modal na via. O projeto inicial para a Avenida Norte era de BRT (Bus Rapid Transit), mas a avenida acabou ficando de fora das obras do PAC Mobilidade. No PAC Mob1, tiveram aprovação no estado os projetos dos corredores Norte/Sul, Leste/Oeste e o de navegabilidade.
A chance da Avenida Norte ter um corredor com modal definido ocorreu após as manifestações de junho. Na ocasião, a presidente Dilma anunciou mais pacote para a mobilidade e deu preferência aos projestos ferroviários. Essa foi a deixa e o governo do estado se apressou em modificar o projeto básico do BRT para o VLT. O sistema ferroviário na Avenida Norte não estava nos planos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que chegou a desenhar um modelo para a 4ª perimetral, já contemplada com o projeto do BRT.
Na visita ao estado, a presidente anunciou que o governo federal entrará com cerca de R$ 840 milhões a fundo perdido e o restante terá financiamento da Prefeitura do Recife. O projeto do VLT também inclui a ligação do Centro do Recife com o bairro de Boa Viagem. No pacote de obras para a capital pernambucana também estão incluídos os seis corredores de BRS, que já estão sendo implantados pelo município.
A presidente também anunciou a inclusão do corredor fluvial Sul para completar o projeto que já conta com os corredores Oeste e Norte. Pelo projeto da Secretaria das Cidades, a ampliação do ramal Sul inclui também a proposta de expansão da navegabilidade na área central da cidade por onde passa o rio. A proposta é suspender as pontes Seis de Março (Ponte Velha), Boa Vista (Ponte de Ferro) e a Duarte Coelho para permitir a passagem das embarcações.
O modelo que aparece na foto é muito parecido com o que existe em Barcelona, Lisboa e outras cidades da Europa. São como “Bondes” modernos que circulam pelas vias das cidades com linha e faixa exclusiva, mas sem qualquer aparato como muros para separá-los dessas vias. Para os que querem ter uma ideia vide este vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=T5n5K8DcZT4 . Se for algo parecido seria muito bom para o transporte e para a modernização da cidade. Só fico me perguntando. A população daqui sabe conservar um equipamento tão bonito como esse ? Aqui se tem EDUCAÇÃO para isso ? Eu, sinceramente e infelizmente, não vejo.
Respondendo o amigo Jairo: Na linha Cabo/Cajueiro Seco tem exatamente esse VLT, produzido no Ceará, circulando há mais ou menos dois anos. Não!!! O povo aqui não tem civilidade para um “treco” desses. Os VLTs já estão todo arrebentados e pichados, por dentro e por fora. Por fora conseguiram tirar (arranhou toda a pintura) e por dentro… deixa quieto. Também já apedrejaram e apedrejam os VLTs. Infelizmente o povo pernambucano não aprendeu ainda a ser civilizado. É só observar a feira dentro e fora do metrô, sem contar a falta de respeito com o silêncio da viagem. Nunca andei em transporte coletivo sem ser incomodado ou por um engraçadinho com o seu “trio elétrico” da Samsung, ou um evangélico berrando aos quatro cantos que “Jesus voltará” e afins. Enfim… Quem viver verá o VLT da Av. Norte!!!
Não credito muito no PT,todavia o nosso povo é realmente bárbaro em sua maioria,além do que foi citado,imagine quando as torcidas organizadas(só se for para o vandalismo) estiverem em guerra,usem capacete.
excelente abordagem e conclusão perfeita!
nem se preocupe, no máximo vai ser igual ao que já roda do cabo até cajueiro seco. outra coisa deve ser para os próximos 20 ou 30 anos.
Lembro-me que na decada de 70 a antiga CTU possuia lanchas para transporte no Rio Capibaribe. E naquela epoca acho que não houve nenhuma modificação ou suspensão de pontes para navegação das lanchas. Logo esta proposta de suspensão de pontes é baseado em um novo tipo de embarcação? Não seria mais economico e viável adquirir lanchas daquele porte da decada de 70. Certamente os recursos que serão gastos na suspensão das pontes poderiam prporcinar aquisição de mais embarcacões. Seria mais viável, mais barato ou de retorno de viabilidade do projeto adquirir ou encomendar tal lancha do passado.
Tem acesso para deficiente no embarque? Não vejo rampas
vai ser muito dinheiro jogado fora , sabem quem estão sorrindo? os vândalos que não perderão a oportunidade prá quebrar tudo. E A SAÚDE ONDE FICA?
Graças a Deus, estão voltando os trens, bonde e VLT. Viajei muito pelo Brasil e, infelizmente, vi muito trilhos, mas trem que é bom, nada. Nós precisamos incentivar a volta dos trens para que possamos viajar mais por este maravilhoso país.
Ainda bem 2ue ´pe dezembro, Dilma vem para acreditr em papai noel , duende, já é a quarta mudnaç, a quiant quem sabe pode ser umm foguete espacial
Nota 1000. Será sem sombra de dúvidas uma grande repaginada na nossa sofrida cidade. Transporte de primeiro mundo. Quanto a conservação, um grande trabalho deverá ser feito, com o intuito de conscientizar a população usuária desses modais de transporte que ela também é responsável pelo conservação dos mesmos, uma vez que os recursos que viabilizaram a implantação desses modais é do povo, da nação, são oriundos dos nossos impostos. Parabéns. Estou feliz. Pernambuco está mudando para melhor. E o nosso Prefeito está tocando a cidade de vento em popa.
Isso vai dar M…
Já basta os VLT’s na linha Cabo/Cajueiro Seco estarem bem detonados, e a obra de duplicação da linha esta demorando muito, esse VLT na Avenida Norte vai ser uma obra muito ambiciosa. Isso aí está imitando a Europa, pois passa trem pelo meio da rua. Será que isso aí vai melhorar a mobilidade no Recife?
É a pergunta que não quer calar.
VLT vai para a Avenida Norte
Tá tudo muito limpo… cadê os pipoqueiros??? Cadê as pichações nas passarelas??? A passarela do Aeroporto nem foi concluída e já está pichada!!! Recife é terra de marginal mesmo!!! Quem sofre é o povo de bem!!! Transporte de Primeiro Mundo, pra população de Quinto!!!
Vcs só sabem reclamar, hein. Com um avanço tão grande como esse no nosso Recife, que eu nem imaginava que pudesse ter tanta tecnologia em mobilidade, temos que ter esperanças de que vai dar certo e fazer a nossa parte. Vamo pensar grande, vamo evoluir, vcs tão achando bom do jeito que está, é? POIS PARECE
Realmente, esse povo aí de cima só sabem reclamar. Devem ser uns filhinhos de papai que já tem seu carrinho. O que vocês querem que seja feito? Que as pessoas andem em carroças? Esse VLT vai ser um salto de qualidade para a zona Norte da cidade.
o povo de Recife é um dos que mais chiam no Brasil. só não chiam da imprensa que tem. por isso que apanham e depois não sabe por que! e tambem não chia pra pagar 4 Reais de lata de skol. mas ,R$1,60 de Metrô,a turma aqui enche a boca pra dizer que a tarifa é cara!
Cara Tânia, acho que um dos problemas atualmente é a confusão entre o VLT e o Tramway (Bonde). Os VLTs da CBTU não são bonde. VLT vem de Light Rail, os modernos trens… de subúrbio da Europa. O trem urbano lá é o Tramway, o mesmo Tramway 100% elétrico que rodou em Recife no século passado e que nós passamos a chamar de Bonde. O que precisamos é a volta do Bonde, o Tramway. Essa imagem aí não é de um Tramway, é de um VLT diesel-elétrico de piso alto, um trem de subúrbio. Espero que o “VLT” que se implante em Recife na Av. Norte e na linha Centro – Boa Viagem seja um tramway verdadeiro, como estão fazendo Cuiabá e Santos.
Rubens,
o traçado proposto para o VLT parte do subúrbio, então o modelo da imagem pode servir. O empregado na Europa que pode ser maior que o utilizado aqui na linha diesel costuma ter vagões com tamanho assimétrico e mais articulações afim de garantir a conversão em vias mais apertadas, mas isso dependerá do trecho a ser percorrido.
Independente do modelo de veículo, a esperança é que vamos ter, só que não entendo essa utilização de modais. O Norte-Sul BRT poderia ser VLT até porque tem uma capacidade de demanda maior e as vias permitem veículos maiores em nível. Segundo o divulgado, o VLT da Av. Norte será em nível numa via apertada onde propostas antigas utilizavam elevados no trecho onde há apenas duas faixas por sentido. Farão estações de migração com outros corredores, só que corredores BRT que tem menor capacidade por veículo, situação hoje já existente entre o metrô e os ônibus em TIs maiores como Joana cujo metrô com centenas de pessoas desembarca muitos e destes grande maioria pegam algumas linhas troncais operadas por ônibus que em breve passarão a usar veículo BRT. A diferença de capacidade gera enormes filas que para reduzirem forçam o emprego de mais ônibus que eleva o custo da operação rodoviária.