Ônibus por opção

 

O assessor parlamentar Felipe Moura prefere ir ao trabalho de ônibus Foto Blenda Souto Maior DP/D.A.Press
O assessor parlamentar Felipe Moura prefere ir ao trabalho de ônibus Foto Blenda Souto Maior DP/D.A.Press

Andar de ônibus por uma questão de escolha é mais comum do que se pensa. E uma decisão ecologicamente sustentável. No Brasil, o transporte público sempre esteve associado à baixa renda. Talvez isso explique a polêmica nas redes sociais com a imagem da atriz Lucélia Santos em um ônibus no Rio de Janeiro.

O tamanho do espanto é proporcional à cultura que foi criada em prol do carro. Tanto do ponto de vista social, quanto em relação às políticas de investimento voltadas para o transporte individual nos últimos 40 anos. A cada mês mais de 2,3 mil veículos são registrados no Recife. A cidade tem hoje uma frota de 641 mil carros. Mas há os que preferem fazer o caminho inverso, assim como Lucélia. Enquanto isso, dois milhões de usuários fazem uso de três mil coletivos que circulam no Grande Recife diariamente.

O Diario vai contar a história de três pessoas que fazem os deslocamentos de ônibus por opção. A funcionária pública Moriseta Maria Ferreira da Silva, 64 anos, não pensa duas vezes na hora de deixar o carrona garagemdoprédio onde mora na Avenida Rosa e Silva e caminhar até a Avenida Rui Barbosa para pegar o ônibus e ir trabalhar, no Fórum Joana Bezerra. “Não aguento o estresse do trânsito e o ônibus me deixa na frente do trabalho. É muito mais prático e não sou eu quem está dirigindo”, argumentou.

A funcionária pública Moriseta Silva deixa o carro em casa e usa o ônibus para ir ao trabalho Foto - Blenda Souto Maior DP/D.A.Press
A funcionária pública Moriseta Silva deixa o carro em casa e usa o ônibus para ir ao trabalho Foto – Blenda Souto Maior DP/D.A.Press

O assessor parlamentar Felipe Moura, 36, mora na Rua 48, no bairro do Espinheiro, e trabalha na Assembleia Legislativa. O carro deixou de ser uma opção há muito tempo. Ele conta que na rua onde mora passam várias linhas de ônibus na porta do prédio e ele desce a poucos metros de onde trabalha. “Acho muito complicado ter um carro hoje em dia. O trânsito é horrível e ainda teria que me preocupar com estacionamento”.

O espanhol Isidoro Castellanos, diretor do Instituto Cervantes, veio morar no Recife há um ano. Ele já tinha o hábito de usar o transporte público em seu país e aqui também optou pelo ônibus. Ele mora em Boa Viagem e trabalha na Avenida Agamenon Magalhães. “Quantomenos carros,melhor para a cidade. E onde eu moro é bem servido de ônibus. Às vezes, a viagem demora mais por causa do engarrafamento, mas seria difícil também se fosse de carro”, apontou.

Migração
Especialista em mobilidade urbana, oengenheiroGermanoTravassos sempre que pode também usa o ônibus. Segundo ele, se 20% da demanda do automóvel migrasse para o transporte público acabaria com a maioria dos congestionamentos. “Um requisito básico é que as demandas sejam atendidas, mas há ainda no Brasil uma segregação social muito forte, que cria uma barreira para que as classes mais altas migrem para o transporte público”, ressaltou. Também especialista em mobilidade, o engenheiro César Cavalcanti é usuário de ônibus. “Eu vou e volto do trabalho de ônibus”, revelou Cavalcanti.

6 Replies to “Ônibus por opção”

  1. Olá Tania,

    Gostei da matéria, só validou ainda mais nosso projeto. Mas a opção da escolha ser o ônibus ainda está longe da realidade da maioria e só vai acontecer quando melhorar a qualidade do transporte coletivo, poucos escolhem deixar seu carro em casa para pegar um ônibus e o motivo é obvio, a qualidade de serviço que é péssima!
    Nosso aplicativo CROWDBUS vem para justamente ajudar a melhorar a qualidade do transporte coletivo, e melhorando a qualidade certamente a escolha do ônibus se torna mais fácil, aumentando o numero de pessoas que deixam seus carros em casa vamos melhorando a mobilidade urbana. Nós queremos vamos fazer a ponte cidadão, empresas e poder públicos para que exista a cobrança da melhoria do serviço, uma melhor fiscalização e uma melhora operação.
    Tudo isso só será possível com monitoria e fiscalização!
    Estamos participando do Sustainable Brands Rio 2014, fomos um dos projetos selecionados, gostaria que falasse desse projeto que visa a melhoria da mobilidade urbana com uma ação colaborativa e avaliadora do usuário, fazendo de cada usuário um agente de transformação para melhoria do serviço de transporte público. Estamos em campanha de votação, buscando voto para que nosso projeto esteja na final. Gostaria do apoio dos pernambucanos através da mídia.
    Obrigado,
    Resumo do nosso projeto no concurso:
    https://www.younoodle.com/podium/jr/sb_london/public_voting#aaabd908339c74710f883f803e19337f
    Conheça mais nosso projeto.
    http://www.crowdbus.mobi
    contato: Eduardo Lima Neto
    Fone: 81.88698198

  2. Voce Disse tudo Tânia. a cultura em prol do carro é muito forte aqui no Brasil. ônibus é ofensa!

  3. Engraçado… a matéria só foi feita com pessoas de condiçoes financeiras boas…Deviam fazer uma outra reportagem com pessoas com o nível financeiro baixo.E também nas horas de pico…Ai quero ver os 3 entrevistados repensar no que disseram.

    • Lorena, matéria com usuários que dependem apenas do transporte público já fizemos inúmeras, inclusive no horário de pico. Posso encaminhar alguns links, se quiser. O não comum é encontrar pessoas que podem ter carro e mesmo assim usam o ônibus. isso não é nenhuma propaganda. É uma realidade que já acontece e que deveria se estender ainda mais. Devemos defender melhores condições do transporte, mas não criticar quem fez essa opção.

    • Lorena,

      o espanhol no seu comentário falou que mesmo utilizando o ônibus não está livre dos congestionamentos, situação que poderia ser evitada se o transporte público tivesse mais prioridade de circulação.
      Sendo assim, quem pode abrir mão do carro ou não pode abrir mão do ônibus, onde o veículo não tem prioridade para circular, o prejuízo é similar aos que estão dentro dos automóveis. A diferença é que enquanto os automóveis em grande parte a lotação não está completa por serem muitos ocupam mais espaço na via, os ônibus estão lotados e ocupam espaço de uns cinco automóveis.
      Agora, me chama mais atenção na matéria é os três residirem em locais bem servidos de linhas e vão a destinos com oferta similar. Tal situação facilita optar pelo ônibus.
      Por outro, gostaria de ver quem tem ou pensa em ter um carro residindo em local mal assistido pelo transporte público se sujeitando a longas caminhadas até ponto o ponto de ônibus, bem como depender de várias integrações que infelizmente recebem devida atenção.
      Vou dá um exemplo próximo a situação que estou falando e ainda estão tratando de resolver.
      Quem trabalha em Suape ou precisa ir até este local sabe o quanto é complicado chegar ao complexo se for depender de transporte público. Graças a isso vemos grande quantidade de veículos fretados pequenos e grandes transitando na RMR para levar e trazer aqueles que trabalham no complexo e esses veículos criam o cotidiano congestionamento nas rodovias próximas ao complexo.São ônibus e vans atrapalhando outros ônibus do sistema público e quem está nesses veículos fretados recebem bons salários que permitem ter veículo em casa e por graça a maioria não usa para ir ao trabalho. Não deve restar opção melhor a usar o veículo fretado ofertado pela empresa, mas o conjunto destes que não fazem parte do sistema de transporte público criam prejuízo a circulação de outros, embora quem manda o transporte público ser lento quanto a melhorias e a maior área de cobertura .

  4. Melhor transporte público para pessoas. PEDRORECDOSKYSCRAPERCITYÉFAKE