A acessibilidade dos pedestres às estações de BRT do corredor Norte/Sul é hoje um dos desafios da obra, que tem como novo prazo de conclusão o mês de maio. Mesmo com um desenho já definido da PE-15, rodovia estadual onde foi implantado o corredor Norte/Sul, a logística da acessibilidade das estações de BRT – inseridas no canteiro central da via – apresenta soluções complicadas para o pedestre e pior ainda para os cadeirantes, pela topografia do terreno.
O Diario visitou as estações da PE-15 no trecho entre Olinda e Paulista. Nas quatro primeiras estações localizadas no sentido Paulista, as faixas de pedestre já foram pintadas. Em uma delas, já foi construído um pórtico, onde deverá ser instalado um semáforo. Nas outras, há sinais próximos que poderão ser relocados para as faixas.
Duas estações no trecho de Olinda são mais complicadas para os cadeirantes por causa do terreno. As estações ficam em um nível bem abaixo das pistas de rolamento do tráfego misto. E o corredor central fica separado entre dois paredões. Para fazer a acessibilidade foram construídas rampas acompanhando a descida do terreno até as estações. Além de estreitas e em desenho pouco flexível para um cadeirante, elas também apresentam uma alta declividade entre a rodovia e a calçada, o que pode impossibilitar, na prática, o acesso do cadeirante.
Outro problema é a falta de continuidade do traçado a ser feito pelo pedestre. Em vários momentos flagramos pedestres fora da faixa, que tem o desenho interrompido. A faixa começa em uma via e a continuação dela para a seguinte fica mais acima ou mais abaixo, dependendo do sentido. “Se for para atravessar na faixa eu tenho que subir até perto da estação. Como já estou na metade do caminho, eu sigo em frente”, afirmou a comerciante Meirevalda Silva, 43 anos.
Perto da casa onde mora, a aposentada Anita Rodrigues, 84, aguarda o ônibus na PE-15. Ela ainda não usa o BRT, cuja estação Francisco de Assis, em Paulista, não está pronta. Por causa da declividade do terreno, está sendo instalada uma passarela de ferro, que ao invés de tranquilizá-la trouxe mais apreensão. “Era mais fácil quando a parada ficava na calçada. Acho complicado ter que subir essa passarela, mas com a estação do outro lado, não tem outro jeito”, revelou.
De acordo com a Secretaria das Cidades, o projeto das obras de acessibilidade foi elaborado corretamente. “O projeto está dentro das normas, mas se houver algum problema na execução, nós iremos verificar”, afirmou o secretário executivo Gustavo Gurgel.
Requalificação ainda sem data definida
A conclusão das obras do corredor Norte/Sul em maio, caso se confirme, ainda não irá significar a requalificação da PE-15. A obra que prevê a melhoria das calçadas e o resgate da antiga ciclovia, orçada em R$ 14,5 milhões, ainda não tem data para ser iniciada, mas a expectativa da Secretaria das Cidades é dar a ordem de serviço neste semestre e com prazo de execução de seis meses.
A requalificação será feita com recursos do governo do estado e embora a obra tenha sido licitada no ano passado, o montante terá que ser incluído no orçamento do estado no exercício de 2015. “Estamos aguardando a inclusão no orçamento para darmos a ordem de serviço. Mas, temos ainda pendências de alvará com as prefeituras de Olinda e Paulista”, ressaltou o secretário executivo Gustavo Gurgel.
A obra irá abranger o perímetro de Abreu e Lima até as imediações do Complexo de Salgadinho, Olinda. Além das calçadas e ciclovias, está prevista melhoria dos acessos dos veículos e nova iluminação pública. “Há trechos da PE-15 sem calçada, mas o projeto teve essa preocupação de oferecer passeio ao longo do corredor de transporte”, afirmou Gustavo Gurgel.
Saiba Mais
Corredor Norte/Sul
33,2 km de extensão
R$ 151 milhões
300 mil passageiros/dia
27 estações previstas
16 estações em operação
11 estações em obras
3 estações deverão ser entregues em fevereiro
Fonte: Secretaria das Cidades
Nas poucas vezes que passei pelo Norte-Sul, percebi que pedestres poderiam ter dificuldade no acesso as estações. A promessa de requalificar a PE-15 é bem vinda, mas isso também era esperado no Leste-Oeste, que inclusive prometeram espaço para ciclistas através de ciclo-faixa e pequenos trechos de ciclovia no passeio. Esse espaço para ciclista iria do TI Camaragibe até a Madalena, e do TI Camaragibe em tese se comunicaria com a ciclovia do ramal da copa, o ramal denominado externo teria espaço para ciclista também. Quanto o pedestre nesse corredor, transitar para as estações não parece ser um problemas, na circular nas calçadas em si é, pior ainda para cadeirante.
O grande problema na circulação dos pedestres nos passeios é a velha ideia de quem é responsável por este, além da falta de padronização onde cada morador faz o seu passeio como quer, ou seja, deixa na terra batida quando não pode pagar para calçar, e quem pode, às vezes utiliza pisos impróprios para calçadas, bem como barreiras(rampa de veículo mais alta, o próprio passeio mais alto).
Outro grande problema é fazer obra para beneficiar um público e ignorar demais tipo a ponte dita estaiada no Pina que só facilitou a vida para quem é condutor de veículo motorizado, pois pedestre e ciclista parecem nem existir e foi uma obra caríssima, porém mal feita desconsiderar parcela da população que circula na área.
Pois é Raimundo,sempre pedalo com meu irmão,e cai na besteira de ir por essa tal ponte estaiada ,não existe nenhum vinculo para quem quer ir tanto para via mangue de bike,ou para o próprio Shopping Rio Mar,é como fosse proposital,e acho que é? Tive que subir no muro com a bike,colocar do outro lado e seguir pela via mangue,pela outra via,com todo o cuidado para com os carros!!! Isso é uma vergonha…. É como esse Governo,como tantos outros,não terem interesse nenhum em investir,tanto em CICLOVIAS/CICLO-ROTAS e CICLO-FAIXAS,ou até mesmo em METRÔ. Até parece uma mafia das empresas de ônibus,será??? kkkkkkkkkkk tomara que não!!! Grande abraço meu irmão,meu face é Wilson Silva
Uma obra,que juraram de pés juntos,que iria ser entregue no final de Dezembro passado,e agora,só em Maio??? 03 meses ainda??? Estão tão desacreditados,que já se tornou praxe,esses prazos que nunca são respeitados…. E a requalificação da PE-15 com sua ciclovia???? Isso foi prometido,desde o Governo Eduardo Campos,e até agora,nada!!! E o pior disso tudo,é que não tem nada complexo para se fazer na PE-15,praticamente tirar o comercio informal que invadiu,à via,não tem trabalho com indenização,só falta(como sempre),vontade politica!! Se realmente der vida,aquela ciclovia,vai ser muito bom,pois vários tralhadores já usam a bike para se deslocar entre Paulista e Olinda,e até Recife também. Se cuida ciclovia de Boa Viagem,pois vai ser muito maior e realmente funcional….