Que falta faz não termos uma linha de metrô que se comunique com os diversos canais da cidade. A estação mais próxima do centro, a estação central do metrô do Recife, não é muito acessível. Quem vier de ônibus precisa descer na Avenida Guararapes e percorrer alguns quarteirões por calçadas intransitáveis. Ou tem que pegar um táxi.
Aliás, com exceção do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), onde o passageiro desce dentro do terminal, nenhuma outra estação oferece essa opção de interligação com importantes equipamentos.
Até mesmo o aeroporto não foi contemplado com essa logística. A opção da passarela ligando o terminal ao aeroporto ainda está em fase de projeto.
Mas é uma opção melhor do que ocorre hoje. Quem desce na estação aeroporto precisa de um táxi para fazer o deslocamento até o aeroporto, mesmo estando de frente para ele. É um perto, longe.
Na foto, a estação da Consolação do Metrô, em plena Avenida Paulista. Com tudo que uma acessibilidade precisa. Que falta faz um metrô pertinho da gente.
Tânia, em conversas com amigos e família eu brinco dizendo que cheguei ao trabalho em 10 min, pegando o metrô na Estação Ulisses Pernambucano (Tamarineira) na Av. Norte e descendo na estação do Brum (Recife Antigo). Acho que a melhor solução para Recife é mesmo uma rede de metrô que realmente integre o centro às áreas metropolitanas, em vez de uma linha que mal integra o aeroporto ao TIP. Abrir ruas e mais ruas não vai resolver, porque a quantidade de carros vai continuar aumentando. Precisa mesmo é permitir que as pessoas troquem o carro por transportes públicos eficientes e de qualidade.
Concordo com você. Por alguma razão, a gente se perdeu no meio do caminho ferroviário. É o caso, por exemplo, de termos abandonado as linhas de bondes, que hoje poderiam ser interligadas a outros modais.
Seria a grande solução, se isto for possível considerando a relação com o nível do mar.
Bastaria uma linha curta saindo da Ferroviária passando pela Guararapes, Conde da Boa Vista até a praça do Derby. No Derby faria integração com duas linhas de VLT/Monotrilho/Aeromóvel (Boa Viagem-Paulista e Derby-Camaragibe).
Apenas uma possibilidade. Uma possibilidade que liberaria mais espaço de solo e diminuiria em muito a quantidade de ônibus nas principais vias da RMR.
Pois é, eu falei Boa Vista e Guararapes porque, de alguma forma, remetem à avenida paulista, mas não temos, por exemplo, uma linha de metrô para a zona Norte, embora exista projeto nesse sentido. A gente comemora 40 kms de linha de metrô com a expansão da Linha Sul. Isso é nada.
pois é, me questiono da mesma forma que vc tânia passos, na faculdade o professor da cadeira de transportes urbanos alegou que no recife não se pode construir metrô em baixo do chão pq qdo se cava 1,50m, dá água…ora, manhattam é uma ilha no entanto tem metrô subterrâneo há qtos? 100 anos??…londres é cortado pelo têmisa, tudo bem, é um rio e não é cidade litorânea mas tem o metrô subterraneo mais antigo do mundo…será que não conseguimos ou não qremos, senhores políticos? como pode um metrô ser construido para atender um bairro e entre a linha e o bairro há um mangue?? acho que faltam outras linhas aqui em recife, algo como o metro de londres e paris, linhas circulares para desafogar o que já existe e dar opções de acesso a outras partes da cidade, aaaahh, barcelona tb é litoranea e o metro é todo por baixo do chão…abs
Realmente é uma questão de decisão política. É inegável também que a implantação do metrô é muito mais cara do que o BRT, mas os modais devem se interligar. Um não exclui o outro e seria melhor para todos nós.
As ruas estão lotadas, o metrô não atende quase ninguém… QUANDO RECIFE TERÁ UM SISTEMA SUBTERRÂNEO DE METRÔ COM RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO ( Prá não dizer o mundo inteiro)?
As ruas estão lotadas, o metrô não atende quase ninguém… QUANDO RECIFE TERÁ UM SISTEMA SUBTERRÂNEO DE METRÔ COMO TEM O RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO ( Prá não dizer o mundo inteiro)?
Tenho a certeza que a Engenharia em conjunto com a arquitetura moderna, podem fazer um metrô subterrâneo no Recife interligando a vários modais sem problemas e que não atrapalhariam em nada os projetos dos BRTs já licitados e em obras. Dou o exemplo já supra citado de New York, que construiu a sua primeira linha de metrô, em 1904, Depois a de Londres, e a de varias cidades da Europa, e da Oceania e Oriente. Então vejamos que uma linha de metrô subterrânea, não atrapalha em nada o andamento da cidade na superfície, e aumenta a oportunidade do cidadão de escolha de que meio de transporte de massa escolher.