Restrição de venda de moto para reduzir acidentes

 

Preocupado com o aumento do número de acidentes com motos no país, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que pretende limitar a venda de motocicletas aos motoristas que tenham habilitação específica para o veículo.

Padilha deu a declaração em entrevista à rádio Banda B, de Curitiba, onde esteve nesta manhã para a inauguração de uma unidade de saúde.

Hoje, qualquer pessoa, mesmo sem habilitação, pode comprar uma moto ou outro veículo –a compra de automóveis no Brasil não está relacionada à carteira de habilitação.

“É necessária uma mudança na lei. Eu tenho conversado com vários deputados para criarmos uma restrição: a pessoa, para comprar uma moto, teria que mostrar uma carteira de habilitação específica para moto”, afirmou o ministro. “Esse é um tema a ser debatido. Não podemos continuar perdendo vidas.”

Dados preliminares do Ministério da Saúde mostram um aumento de 27% no número de acidentes com motos no país entre 2009 e 2010. Nos últimos dois anos, o salto foi de quase 75%.

“Vivemos uma verdadeira epidemia de acidentes de trânsito”, afirmou Padilha. “Isso tem pressionado bastante a urgência e emergência dos nossos prontos-socorros. É fundamental que a gente aja na prevenção.”

De acordo com o ministro, em 2010, os acidentes de trânsito geraram R$ 190 milhões em despesas para o SUS em procedimentos cirúrgicos. Somente os acidentes envolvendo motocicletas, segundo Padilha, provocaram 145 mil internações.

O Ministério da Saúde informou que não encaminhou nenhum projeto de lei ao Congresso para instituir a restrição, mas que o ministro tem levantado o debate nas últimas duas semanas.

Fonte: Portal do Trânsito e Correio do Estado

 

3 Replies to “Restrição de venda de moto para reduzir acidentes”

  1. e a democracia onde fica? todos tem direitos iguais perante a lei.logo nao podera comprar um altomovel quem nao tiver habilitaçao para tal.acho isso um absurdo.estes caras so inventao leis porcaria.e os motoristas embreagados q matam e nao vao para a cadeia? em outros paizes ao conduzir embreagados o sujeito vai preso seja ele operario ou astro.aqui os vagabundos matam e ficam em liberdade para matar novamente.

  2. As autoridades são incompetentes na questão de fiscalização de transito,agora quer impedir,que o cidadão compre sua moto! Por quê não fazem concurso público e aumenta à quantidade de policiais de transito na rua??? Por quê não se tem tolerância zero quando encontrado alguma irregularidades ao motociclista parado nas blitz??? Por quê não tornar obrigatório o uso de cotoveleira,joelheira,tornozeleira,luva e colete-sinalizador,assim como é obrigatório o capacete?? Aí,o cara pede pra outra pessoa habilitada comprar à moto,e pronto,deu no mesmo!!!!! É cada uma que aparece…..Fui parado numa blitz de bafômetro,o agente mau pediu o documento do carro,foi logo me convidando para soprar o bafômetro,então é isso!!!Não olha a sinalização do carro,mal vê à documentação do veiculo,não vê se o pneu está careca,cinto de segurança,se o cara estiver doidão(drogado),está liberado,por quê o bafômetro não acusa drogas,só o álcool,é brincadeira isso!!!! TUDO ISSO É BALELA POLITICA……….

  3. Concordo plenamente com Wilson!!! Todo esse problema no trânsito do Recife, não só aqui mas no Brasil é a falta de fiscalização e agentes corruptos que fazem blitz apenas para bafômetro, vejo todos os dias carros irregulares passando na minha frente, caminhôes polindo o Ar, ônibus poluindo também e andando acima de 60 km o que não é permitido… carros com faroes quebrados e pneus carecas, ou seja, se eu fosse um agente o governo estaria rico!!! Peço aos jornalistas do Di´´ario para fazer uma matéria a respeito desses agentes ai sim vai mostrar onde está o gargalo!!!!