No resultado da enquete do blog sobre o que é prioridade para melhorar o transporte público, um diagnóstico fiel dos principais entraves que fazem o transporte público perder a preferência para o individual.
A primeira delas, responsável por 42% da pesquisa, aponta a redução do tempo de espera como a principal prioridade e reflete não apenas a incerteza do horário de chegada do coletivo, mas também da perda de tempo para os deslocamentos.
Nos futuros corredores de tráfego, uma das promessas é a instalação de painéis com os horários das viagens que poderão ser acessados também pelo celular. Esse item será importante para reduzir a angústia da espera, mas a redução do tempo vai depender também da implantação de faixas exclusivas para os ônibus não apenas nos principais corredores, mas em todo o sistema.
No segundo item de prioridade para o transporte público conquistar o usuário do transporte individual está a climatização dos coletivos e mais conforto das cadeiras. Essa condição foi apontada por 30% das pessoas que votaram na enquete. Oferecer mais conforto aos usuários é só uma questão de decisão dos empresários do setor. Isso só será feito se houver uma exigência dos usuários e cobrança do órgão gestor, no caso o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.
A pesquisa também indica que para usar o transporte público, 20% das pessoas afirmam que precisam de estacionamento para deixar o carro e de ônibus circulares que possam fazer essa integração. Essa lógica, aliás, já deveria ser usadas nos terminais integrados. O mesmo se aplica com os bicicletários.
Já a segurança nos terminais é cobrada por apenas 5% das pessoas que consideram importante melhorar o funcionamento do sistema. O percentual indica que para a maioria, essa insegurança não é percebida. Já a acessibilidade e melhoria das calçadas são condições para 3% dos pesquisados. Pelo grau de deteriorização das calçadas, as pessoas com deficiência não devem considerar a possibilidade de entrar no sistema.
Vendo o resumo, redução do translado, cumprimento dos horários, melhor acomodação dentro do coletivo e refrigeração de ar são itens que fazem parte das vantagens do TRO/BRT, só esperando, claro, que se perpetuem na prática, pois aqui tivemos um breve momento de parte disso na concorrência com as vans, mas tão logo foi regulamentado, ar condicionado virou regalia para serviço mais caro e restrito.
Sobre a segurança, ao ver a foto do texto e ciente que aqui, em certas situações, jogos e grandes eventos, há um grupo que pinta e borda, e em outras vandalizam nos horários noturnos, como será segurança nas futuras estações dos futuros corredores?
Se hoje o assaltante entra no ônibus para assaltar passageiros e cobrador por ainda haver circulação de dinheiro, tirando os percentes, eliminarão isso no novo sistema, apesar que aqueles que em vista aqui não são obrigados a terem cartões eletrônicos, terão de alguma forma que pagar em espécie a passagem na estação?
Plataformas/estações com telas que avisam os horários dos veículos quando as simples existentes facilmente são vistas caindo aos pedaços por causa de vândalos e ausência ou demora na manutenção. Como ficará, novamente, a segurança interna na plataforma?
Ônibus com ar condicionado, pelo menos, costumam não ter janelas com abertura fácil, evitando a invasão de engraçadinhos como o mostrado na foto. Por outro lado, a exemplo do já ocorrido aqui quando vários ônibus usavam o recurso, quando o ar quebra o veículo fica fora de operação pela dificuldade em si abrir a janela travada e pela falta de manutenção, ocorre a condensação deixando passageiros e/ou bancos molhados. Para que um transporte funcione a contento, as vantagens não só fazem a diferença, mas numa inversão de prioridades com relação a esta matéria, se a segurança e as manutenções não forem tratadas a sério, os prejuízos são grandes.