Carro elétrico japonês tem autonomia de 351 km

 

A fabricante japonesa SIM-Drive anunciou na última semana o veículo elétrico com a maior autonomia já registrada. Chamado de SIM-WIL, o carro tem capacidade para rodar até 351 quilômetros em uma mesma carga.

O modelo é fruto de um trabalho em conjunto feito entre a montadora japonesa e a francesa PSA Peugeot Citroën e foi apresentado na última quarta-feira (28) em Tóquio, no Japão. Esta é a segunda edição de um veículo elétrico lançado pela empresa.

O design do automóvel é bastante contemporâneo e em seu formato geral chega a lembrar o Leaf, modelo elétrico da Nissan. O SIM-WIL possui 4,25 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e 1,55 metros de altura e capacidade para carregar até cinco pessoas.

O fato de ser um carro elétrico não limita a potência do modelo japonês, que possui velocidade máxima de 180 km/h, consumindo 99,7 Wh/km. Além disso, são necessários apenas 5,4 segundos para que ele acelere de zero a 100 km/h, tornando-o equivalente aos modelos a combustão.

A bateria incorporada no SIM-WIL é a Panasonic 18650, com capacidade total de 35,1 kWh, levando somente três horas para atingir a carga total no modo rápido. Quando plugada a uma tomada tradicional, de 220v, a recarga leva até 12h.

A autonomia de um carro elétrico é o principal empecilho para a sua popularização. Por isso, este é o grande destaque do carro japonês e também deve ser este o diferencial do modelo frente a outros concorrentes, como o Nissan Leaf, que percorre apenas 160 km a cada recarga, e o Volt, da Chevrolet, que tem autonomia de 64 km.

Fonte>  Blog Ciclovivo

TI Aeroporto inaugura nova linha de ônibus

A partir desta  segunda-feira (16/04), o Grande Recife Consórcio de Transporte inaugura mais uma linha no Terminal Integrado do Aeroporto. A linha 023 – TI Aeroporto/ Tancredo Neves será uma opção para os usuários que desejam deslocar-se do TI Aeroporto com destino ao Shopping Center Recife, além de fornecer mais quatro pontos de parada, sendo duas na Rua Ernesto de Paula Santos e outras duas na Rua Ribeiro de Brito.

A nova linha contará com uma frota composta de 10 ônibus. Já nos dias úteis (de segunda à sexta) serão quatro ônibus que farão 73 viagens, nos horários de pico, com intervalos de 12 minutos. Aos sábados e domingos serão três ônibus, em cada dia, distribuídos em 57 viagens, nos horários de pico, em intervalos de 15 minutos.

Com a criação da linha 023 – TI Aeroporto / Tancredo Neves, a linha 021- Q.G. Aeronáutica terá sua operação suspensa. Sendo assim, os usuários do Jordão que faziam uso dessa linha para chegar ao Centro do Recife terão, agora, que pegar a linha 152-Jordão Baixo / TI Aeroporto e, do TI Aeroporto, terão a opção de utilizar a integração via ônibus ou metrô.

Para aqueles que utilizam a linha 021- Q.G. Aeronáutica para deslocar-se para a Avenida Antônio Falcão terão que ao chegar no TI Aeroporto, pegar a nova linha. Os usuários estão sendo informados por meio de cartazes em todos os ônibus da linha 021 e nas paradas das Avenidas Mascarenhas de Morais, Maria Irene e Conselheiro Aguiar. Uma equipe de divulgadores já está nas ruas, distribuindo panfletos nos seguintes locais: terminais integrados do Aeroporto e Afogados, no Terminal Urbano de Santa Rita, dentro do Shopping Recife (Parada 02) e no miniterminal da linha 021 – Q.G Aeronáutica.

Outras dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800.081.0158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.

Itinerário completo da linha:

Terminal/Ponto de retorno

  • Terminal Integrado Aeroporto;
  • Rua Dez de Julho;
  • Rua Vinte de Janeiro;
  • Rua Barão de Souza Leão;
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Morais;
  • Alça Ascendente do Viaduto Tancredo Neves;
  • Viaduto Tancredo Neves;
  • Rua Ernesto de Paula Santos;
  • Rua Visconde de Jequitinhonha;
  • Pátio do Shopping Center Recife (parada dois);

 

Ponto de Retorno/Terminal

Rua Tenente Domingos Brito;

  • Rua Ribeiro de Brito;
  • Alça Descendente do Viaduto Tancredo Neves;
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Morais;
  • Rua Joaquim Bandeira;
  • Rua Alfredo Marcondes;
  • Rua Antonio Torres Galvão;
  • Rua Pedro Paes Mendonça;
  • Rua Félix de Brito Melo;
  • Avenida Conselheiro Aguiar;
  • Rua Antônio Falcão;
  • Avenida General Mac Arthur;
  • Avenida Marechal Mascarenhas de Morais;
  • Rua Dez de Julho;
  • Terminal Integrado Aeroporto

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano

Governo de Pernambuco estipula prazo para a volta do SMS nos ônibus

 

O Consórcio Cittati, Midiavox, Cercap – responsável pelo serviço de informações dos horários dos ônibus aos usuários, via SMS, pode ser penalizado com aplicação de multa, rescisão do contrato e ainda ficar impedido de disputar outras licitações públicas.

Termina na próxima quarta-feira (18) o prazo dado pelo Governo do Estado para que as empresas Cittati, Midiavox e Cercap voltem a fornecer aos usuários de ônibus o serviço de SMS  os horários de chegada dos coletivos nas paradas da Região Metropolitana do Recife.

O serviço contratado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, apesar de estar funcionando em fase de teste, foi suspenso para que as empresas ganhadoras da lilicitação corrijam as falhas apontadas pelos técnicos do Grande Recife, como a geração de informações erradas e/ou imprecisas, encaminhadas aos usuários.

O serviço que começou a funcionar em 20 de março, ficaria em teste até o dia 20 de abril, mas diante da quantidade de falhas identificadas pelos técnicos, o Consórcio Grande Recife tomou a decisão de pedir a suspensão do serviço, notificar as empresas e abrir um processo administrativo. Esta advertência foi publicada no Diário Oficial de hoje (13).

Com esse processo administrativo, as empresas Cittati, Midiavox e Cercap têm até a terça-feira (16) para fazer sua defesa e apresentar ao Consórcio Grande Recife, que vai analisar e definir as possíveis penalidades previstas no contrato, que podem variar entre a aplicação de multas, rescisão do contrato e até a vedação para participar de qualquer outra licitação pública, seja no executivo, legislativo ou judiciário.

O SMS faz parte de um conjunto de serviços ofertados pelo SIMOP – Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação -, coordenado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Orçado em R$ 20 milhões, o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (SIMOP) é uma ferramenta que funciona por meio de GPS (Sistema de Posicionamento Global), proporcionando ao Consórcio Grande Recife o monitoramento em tempo real da posição e localização dos três mil ônibus que operam nos 14 municípios da Região Metropolitana; a velocidade em que eles estão trafegando e o tempo de viagem de cada linha.

O SIMOP também disponibiliza aos mais de 800 mil passageiros que circulam diariamente nos Terminais de Integração da RMR, painéis de LCD com os horários de chegada e saída dos ônibus e as linhas disponíveis em cada TI. Hoje, dos 14 Terminais existentes, nove já possuem os painéis de LCD: TI Camaragibe, TI PE-15, TI Caxangá, TI PE-22 (Pelópidas Silveira), TI Cabo, TI Macaxeira, TI Igarassu, TI Recife, e TI Aeroporto (recém-inaugurado).

 

Fonte:Blog Meuu Tranporte

Uma nova ordem na mobilidade

Tânia Passos

Coluna Mobilidade Urbana – publicada na edição impressa do Diario de Pernambuco – dia 16.04.12

A era do automóvel se instalou no Brasil a partir do governo de Juscelino Kubitschek, que estimulou a indústria automobilística. Meio século já se passou e a cultura do automóvel está mais do que impregnada.

O efeito cascata se dá, até hoje, em todos os investimentos voltados para atender essa demanda. Agora, uma nova lógica começa a ser invertida com a Lei Federal de Mobilidade Urbana nº 12.587/12, que entrou em vigor no último dia 13. Pela primeira vez, se institui diretrizes para priorizar os meios de transporte não motorizados e o transporte público de massa. Coerente no dirscurso, a lei ainda é difícil de ser instituída na prática.

É claro que não será de uma hora para outra. Mas a verdade é que não temos tempo para esperar meio século, até que uma nova cultura se instale. A própria imobilidade não permite mais isso. A questão é se haverá planejamento para mudar essa lógica ou se iremos esperar o total estrangulamento do sistema de circulação.

O tema é tão urgente que os municípios, a partir de 20 mil habitantes, terão que elaborar seus planos de mobilidade para direcionar a forma do crescimento da cidade. O prazo é de três anos. Ou seja, até 2015. Quem fizer isso, já estará muito à frente das cidades que não se prepararem. Para o Recife, o Plano de Mobilidade, que se encontra na Câmara Municipal para ser votado, desde fevereiro de 2011, oferece diretrizes para os próximos 20 anos.

A maior crítica ao plano é justamente a urgência que se tem para hoje, mas pelo menos já existe um plano. A decisão de torná-lo real, depende também de nós. Lá no plano, sairíamos dos atuais 20 quilômetros de ciclovia para 400 km. Seria, ou melhor será, uma nova inversão da ordem. E que venha logo!

Idosos estão dirigindo mais rápido no trânsito

Diario de Pernambuco

Por Tânia Passos

Eles têm fama de serem lentos no trânsito, mudar de faixa sem dar a seta, frear sem motivo, estacionar em qualquer lugar e ainda acreditar que a rua é livre para eles. Não é bem assim.
Os números mostram que os idosos não têm nada de lentos no trânsito. De acordo com a estatística do Detran-PE, no topo das infrações de trânsito, mais cometidas por eles, está o excesso de velocidade. Em 2011, foram registradas 13.371 multas por velocidade superior à permitida e em segundo está o avanço do sinal vermelho com 3.509 infrações.

Embora, possa parecer, agora, que eles são velozes e furiosos no trânsito, o fato é que respondem apenas por 6,2% das infrações e proporcionalmente cometem menos erros do que os mais jovens. Nas ruas respondem por cerca de 20% dos condutores cadastrados.

Foi em pleno horário de pico que encontramos o motorista Antônio Nicolau da Silva, 71 anos, saindo do estacionamento de um supermercado, no Parque Amorim, para enfrentar a Agamenon Magalhães em direção a Boa Viagem. Com bom humor e disposição, ele contou as dificuldades que têm no trânsito.

“Os motoristas dirigem muito mal e há carro demais na cidade”, reclamou. Ao lado dele, a mulher Francisca do Nascimento Silva, 63 anos, dona do carro, co-pilota e sem habilitação. Atenta a qualquer deslize do marido nas ruas, ela é dura nas críticas. “Ele já bateu cinco vezes e este último carro já está todo arranhado”, reclamou.

Mas é com ele que Dona Francisca conta para se deslocar pelo Recife. “Nunca quis aprender a dirigir e ele me leva para onde eu preciso ir”, admitiu. Autonomia de locomoção é um direito que ninguém quer abrir mão. Não é diferente com os idosos. Aposentado há 18 anos, Antônio Nicolau dirige com prazer. “Eu me sinto útil e vivo”, afirmou. Qual o momento de parar? “Não pretendo parar de dirigir, enquanto estiver com saúde”.
De acordo com o orientador educacional do Detran-PE, Ari Felipe Brito, a renovação da carteira do idoso é a cada três anos, mas esse prazo pode ser reduzido caso a junta médica identifique limitações de doenças senis que possam comprometer a direção. “É muito importante para o idoso ter autonomia para se deslocar.

E a discussão do momento certo de deixar de dirigir tem que ser conversado, para que ele entenda as limitações”. Ainda, segundo o orientador educacional é preciso oferecer outras opções. “O pedestre idoso que tem dificuldade de andar pode usar uma muleta, o que dirige pode ter a opção de usar outro tipo de transporte ou ter alguém que dirija por ele”. Ele explica que o idoso não pode ficar preso em casa, pois corre o risco de se isolar.