Parada de ônibus com informação graças a uma campanha nas redes sociais

onibus adesivaço - foto: Blenda Souto Maior DP/D.A.Press

Pegar ônibus ficou mais fácil no Recife. Mas não por causa dos órgãos oficiais da gestão pública e sim por iniciativa dos próprios moradores da cidade. Munidos de boa vontade, cerca de 100 internautas se dividiram ontem na missão de numerar as paradas e informar os passageiros sobre os ônibus dos pontos instalados nos principais corredores viários. O evento colaborativo Que ônibus passa aqui? adesivou paradas de 22 bairros. Entre os pontos que receberam o material estão as Avenidas Caxangá e Mascarenhas de Morais e as ruas Conde de Irajá e Real da Torre. A mobilização também aconteceu em outras 14 cidades do país.

A estudante universitária Ingrid Lima, 19 anos, ficou sabendo do evento através de uma amiga. Ontem, por já ter sofrido na pele com a falta de informação nas paradas do Recife, ela decidiu sair de casa e colaborar. “Sou de Minas e moro na cidade há três anos. Já me passaram informação errada na parada e fui parar em um local que eu não conhecia. Por isso, é importante ter a descrição dos ônibus que param em cada ponto”.

A ideia é que o espaço em branco dos adesivos apregoados nas paradas sejam preenchidos por cidadãos ao longo da semana. Ontem mesmo vários deles já tinham recebido as primeiras colaborações, como os afixados em Setúbal e também na Várzea. Atualmente, só algumas paradas da RMR têm numeração e informação sobre os coletivos. O grupo pretende fazer manutenção de dois em dois meses nos adesivos e acrescentar dados de itinerários na próxima mobilização, ainda sem data para acontecer.

Fonte: Diario de Pernambuco

One Reply to “Parada de ônibus com informação graças a uma campanha nas redes sociais”

  1. No forum que participo, questionei essa iniciativa por vários motivos:
    – trabalhosa e onerosa a ideia se for adesivar;
    – o Grande Recife, na Caxangá, afixou as linhas nas paradas provisórias no começo em papel simples, mas material oficial. Deveriam é cobrar a quem tem recurso e é responsável pelo setor melhorar a informação das linhas nas paradas;
    – onde há informação vemos vandalismo, então essa iniciativa não fica imune;
    – se perguntar a uma pessoa na parada é passivo de obter informação errada como consta nesta matéria, o que dizer de um material para quem estiver no local preencher? As boas almas poderão dar a correta informação, mas as más…;

    Enfim, se o ente responsável pelo setor não se manifesta ou faz algo muito aquém do esperado, iniciativa passível de falha não é uma boa ideia, então ainda vai velha medida de parar um ônibus e perguntar ao motorista quando não houve placa na frente do veículo indicando de forma resumida locais principais por onde passa, se ele vai para onde o usuário leigo pretende ir.