Mais uma mudança no modelo do projeto do BRT (Bus Rapid Transit) do corredor Leste/Oeste na Região Metropolitana do Recife (RMR). O governador Eduardo Campos confirmou que ao contrário das cinco estações do BRT, que estavam previstas para serem implantadas na Avenida Belmino Correia, principal via de Camaragibe, será construída apenas uma estação central nos moldes do BRT nas imediações do Fórum e outras quatro paradas vão funcionar na calçada, sendo quatro por sentido.
A mudança está sendo implantada porque não houve consenso em relação ao valor das indenizações dos imóveis a serem desapropriados e os proprietários dos imóveis entraram na justiça. O governo não quer perder mais tempo. O prazo de conclusão da obra é março de 2014.
Com a mudança na Belmino e a adaptação na Conde da Vista, os pontos de partida e chegada do corredor Leste/Oeste, onde irá operar o BRT, na prática, estão sendo improvisados.
Na Avenida Conde da Boa Vista, apesar da Secretaria de Mobilidade do Recife ter decidido que a via será exclusiva do BRT, não há tempo suficiente para implantar as estações nos moldes do BRT com pagamento antecipado.
As paradas existentes serão adaptadas para receber o ônibus do BRT, que deverá ter portas nos dois lados. Resta saber se com todas essas ações improvisadas a operacionalização do sistema ficará comprometida ou não.
BRT? KKKKKKKKK. Estes projetos nem de BRT deveriam ser chamados.
devia ser chamado de vergonha!
Sabe qual o resultado? Ônibus com portas dos dois lados, menos assentos para os usuários e superlotação. Projeto de quinta categoria.
E quando as integrações no percurso da Caxangá como ficam!? Não existe plataformas para interligar as parada do BRT com os novos 2 terminais e o terminal final da avenida Caxangá! Sera que teremos que descer do BRT e pagar outra passagem nos novos terminais!? como isso vai funcionar meu deus! Em outras cidades o projeto do BRT fora discutido abertamente com a população aqui ou é improvisado ou tudo nas escondidas! A parada da Caxangá ainda estão em obras e já é novembro! Meus deus que Copa do Mundo! Eu só quero ver depois da copa passar e ainda esta obras estarem em andamento se vão entregar nos conformes ou vai ficar para inglês não ver! Pois a copa terá passado!
Já ia me esquecendo! A parada da Caxangá contam apena! Com um acesso para entrada e saída! Minha gente o BRT! verdadeira implantado em varias cidades do mundo tem dois acesso um para sair e outro para entrar como vai ser isso em horários d pico! Meus deus vai ser um inferno!
É nisso que dá priorizar ônibus como o ponto base de um modal de transporte público. Se fosse pensando no METRÔ SUBTERRÂNEO como meio principal de descolocamento não havia esse tipo de problema. Minhoca não pede nem contesta indenização. Lógico que um metrô por baixo da terra é muito mais caro, mais complicado de fazer, mas o dinheiro que está sendo gasto com essas obras QUE NÃO VÃO RESOLVER NADA NEM MELHORAR NADA é quase o mesmo no final das contas. Mas quem toma essas decisões está pouco se importando com isso. Transporte público em Recife é para pobre então faz qualquer coisa que tá bom. Não vai resolve mas deixa eles pensando que tudo vai ficar melhor, não é verdade ?
Ta doido Metro subterrâneo em Recife! Com este solo de aterro! Meu amigo nem todo dinheiro do mundo daria para construir no solo do Recife! Estudos apontam que ate mais de 30 metros de profundidade de solo do recife é improprio para isso. Os prédios do Condomínio Caxangá tem quase 2 x seu tamanho em fundações imagina um metro aqui!
Não vejo problemas (sou estudante de engenharia civil), tivemos recentemente uma mesa Redonda sobre isso. E foi apresentado que em Nova York e na França temos Metro que passa debaixo das águas e aqui só porque o solo é “Impróprio” não dá. O problema aqui é decisão política. Temos ótimos engenheiros e de referências mundiais. Metrô subterrâneo não é problema quando se quer realizar uma obra!
Engraçado.
Os engenheiros da Holanda conseguiram fazer. Os daqui não sabem ! Será que vamos ter que importar Engenheiros também ?
O grande problema disso tudo ficará (ou continuará) com o povo. É notório que após a Copa o que ficou para ser terminado não será feito e caso sejam, demorarão algum tempo.
Todos sabem que as obras de mobilidade só estão sendo realizadas por causa da Copa e nada mais, se a competição não fosse realizada no Brasil ou se Recife (São Lourenço da Mata) não fosse sede, nada disso seria feito.
Se o governo está tão preocupado com a mobilidade e com a população, por que não pensou e realizou já no primeiro mandato de Eduardo Campos? E esta oposição oportunista? (DEM, PSDB, PPS e etc) quando era governo com o senhor Jarbas Vasconcelos, por que não as fez também? Criticar é muito bom, fazer é totalmente diferente. Por outro lado, tentar enganar afirmando que as obras são feitas pensando na população é de uma desonestidade sem fim.
As obras realizadas em todo país fazem parte do caderno de “intenções” da FIFA, na verdade são exigências da entidade para que o país e as cidades sejam escolhidos como sede e sub-sedes respectivamente. Vale lembrar que na África do Sul existem os mesmos corredores de transporte com os mesmos BRT (a sigla é a mesma e colocada pela FIFA). Tais corredores estão coincidentemente nas cidades que foram sub-sedes da Copa 2010.
O que presenciamos hoje é uma série de desmandos, absurdos, abuso de poder. A ultima foi a derrubadas das palmeiras imperiais que ficavam no canteiro central da Rua do Hospício para construção de uma estação de BRT, tudo feito na surdina como um larápio, sem consulta ao povo e sem explicação plausível. Simplesmente derrubaram e com todas as licenças ambientais fornecidas pelos órgãos ditos competentes.
Tudo, absolutamente tudo que pode beneficiar ou de certo modo afetar a população tem que ser amplamente discutida com o povo, com a base que os coloca no poder, mas, aqui em Pernambuco o coronelismo impera em todos os lados da política, seja esquerda ou direita, situação ou oposição e nós somos quem ficamos a mercê destes déspotas.
E como será o improviso nas paradas da Boa Vista? Vão conseguir piorar o que já é ruim?
Eduardo Felipe Faique
“Olinda”
Bom Dia Tânia
Já algum tempo que venho pensando nesta coqueluche de BRT que assola a minha cidade.
Licitação de corredores sem estudo de demanda.
Sendo justificado pelo PDTU que esta completamente desatualizado, visto que o mesmo data de 2008. E os investimentos ocorridos na RMR superou em muito as expectativas dos cenários apontados neste estudo.
Decide-se em mudar modais sem pesquisa domiciliar
Investimentos em corredores exclusivos para o mesmo modal, ônibus (BRT). Não deveríamos ter subido um degrau?
Os governantes deveriam ter a coragem de ousar em projetos ferroviários mais arrojados.
Acho que a minha população precisa e necessita de transporte de qualidade.
Alguns corredores foram licitados e nem um BRT foi comprado pelas operadoras. E agora eu vejo acontecer o que eu previa. Mesmo ônibus, com a mesma capacidade e o que é pior, faixas de automóveis apinhadas, plataformas acanhadas, onde a população ficará sujeita acidentes.
O VLT ou Metrô, que é o modal que realmente desafogaria o trânsito esta completamente esquecido pelos nossos representantes.
Foi descartadas por ser muito demorado e caro. Estamos em 2013, final do mandado e nem um corredor pronto.
Será que o VLT ou Metrô não estaria pronto?
Ah! Têm também a conversa que é muito caro a implantação e a manutenção.
Pensamos: Por que o Rio pode, São Paulo pode e nós não podemos?
Outra coisa. Os usuários do TP sob rodas já fizeram as contas que eles pagam a tarifa (subsidiada), pagam a iluminação pública, manutenção da via e as indenizações por acidentes?
No Metrô ou VLT tudo já esta na tarifa (subsidiada).
Até os BRTs daqui são FAKES. Os fortes entenderão!
ÊÊêÊÊÊÊÊÊPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!.
Esse corredor desde do começo vem tendo entraves, mudanças, etc. Quem já viu a versão dois desse projeto postada na net, sabe que fariam um viaduto ao lado TI Camaragibe; outro na rotatória que dá acesso a Aldeia; três estações elevadas sendo Bom Pastor, TI P3 e Rua Benfica que teria duas estações, a segunda no lado oposto do Clube Internacional; não haveria alargamento da avenida Belmiro Correia, mas possível alargamento de via paralela a ela, lado oposto ao TI onde o viaduto se ligaria com o Ramal da Copa; o TI P3 ocuparia toda uma quadra com casas e comércios no Cordeiro, no lado oposto a igreja do bairro; as estações próximas aos TIs teriam comunicação por passarela ou como dissera outra mídia, túnel; e o pior, o corredor que vai até o centro da capital se limitava a Praça do Derby.
Com tantas alterações dessa versão do projeto para a final só percebida pelas obras ou divulgada pela mídia, tá sendo um belo de um corredor quebra-galho e até que fique bem nivelado demandará tempo.
Se no Cordeiro fica a sensação que desapropriar uma quadra em área valorizada pesaria no bolso passando a usar terreno cedido ao BB e parte do HGV, o que dizer de pouco mais de 80 imóveis em área comercial de Camaragibe? Para mim, a única estação em frente a prefeitura só será feita porque ali é possível, se fizerem, alargar a via tomando parte do terreno usado pela sede do município, no caso o estacionamento. Todavia, em certos pontos, é possível alargar a via se limitando a estações ainda que traga prejuízo a circulação do tráfego misto e não precisaria derrubar imóveis, ou esse montante de imóveis é justamente os pontos próximos as estações, talvez, mantendo duas faixas para o tráfego misto quando poderia ter apenas uma?
Ridícula a medida de forçar o BRT a usar paradas convencionais, mas pelo menos na Boa Vista serão ajustadas algumas atuais ou construídas provisórias até que as estações fiquem prontas, mas em Camaragibe, na Belmiro, nem há paradas como as que tinham na Caxangá e tem na Boa Vista. Vão por cobrador no ônibus ou só entrará nele quem portar o VEM mantendo apenas uma catraca para controle?
As estações BRT mais avançadas apresentaram falha no projeto quanto ao espaçamento de algumas portas: desalinhadas com relação ao ônibus BRT utilizado para teste.
Vendo a estação elevada do Bom Pastor, a estrutura que sustentará a parte da estação em si invade por cima a faixa esquerda do tráfego misto. Se um veículo alto passar pelo local, tipo uma carreta cegonha com automóveis mais altos, corre o risco de colidir com o viaduto tendo que se posicionar na faixa a direita da via para evitar.
Para melhorar, o governo inventa de fazer uma licitação de ônibus BRT que promoverá a compra de veículos, digamos, menos atraentes, embora a conduta dos empresários do setor sugira a aquisição de veículos mais simples, afinal se hoje não temos os mais vistosos em linhas convencionais, situação vista em outras cidades de outros estados, esperar modelos top aqui fica difícil.
Depois alguns solicitam VLT e metrô no corredor ou em outros. Um corredor onde boa parte dele já havia uma estrutura aproveitável e vemos as gambiarras e demora, imagine veículos sobre trilhos, ainda mais um metrô subterrâneo? Um pequeno túnel dão prazo de 10 meses para ser entregue. Quando não dariam para fazer kilometros de túneis e a um custo muito superior que tranquilamente, diria, poderia passar por dois governos? A ponte Monteiro-Iputinga passou seis meses parada numa virada de gestão.
Querem abocanhar fatia do novo PAC para mobilidade com sugestões de modais em certas vias, quando poderiam apresentar projetos bem formatados. Se conseguirem algum din din, apostaria que vai ser que nem os corredores de ônibus: o projeto sofrerá várias mudanças durante as obras.
Por fim, investimento altíssimo na Via Mangue (paga Norte-Centro, Leste-Oeste e Ramal da Copa), para a zona sul de Recife ganhar um simples corredor BRS, que ao meu ver já poderia existir sem precisar fazer uma via cara, afinal como desestimular o uso do carro promovendo medidas que facilitam o uso dele? Melhorias viárias tem limite.
Mudança no corredor Leste/Oeste da Região Metropolitana do Recife
Postado em: setembro 19, 2013 por: Tania —
Hoje: 12:35