A Região Metropolitana do Recife teve uma licitação para linhas de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) que pode não ter sido exatamente como se esperava. Mas, de uma forma ou de outra, a população teve conhecimento dos pontos positivos e negativos de um processo que deixou de fora, por exemplo, cerca de 70% dos ônibus do sistema quanto à obrigatoriedade de ter refrigeração.
Mas há uma outra licitação que pouco se falou ou se sabe a respeito. Trata-se da licitação para as linhas intermunicipais sob a responsabilidade da Empresa Pernambucano de Transporte Intermunicipal (EPTI). O público, em geral, já está acostumado a cobrar ações da empresa Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, no âmbito metropolitano, mas dificilmente associa a EPTI ao transporte intermunicipal, até agora.
A questão, no entanto, não está na falta de visibilidade da empresa em si, mas das implicações do processo licitatório para quem utiliza o sistema. Só em termos comparativos, a licitação da RMR foi dividida em sete lotes. Para o restante do estado, a licitação da EPTI prevê apenas três lotes. Das 20 empresas que atuavam no transporte intermunicipal, apenas cinco deverão permanecer. Isso vai implicar em melhoria ou não para o serviço? O fato é que já há uma denúncia junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e é importante que se investigue mesmo para saber o que será melhor para a população.
Licitaçao de transporte em Pernambuco é como campeonato de futebol no estado.
O povão do interior agradece.
Sinceramente… a licitação das linhas no Grande Recife está atrasadíssima, me refiro aos lotes de 3 ao 7. A licitação das intermunicipais deve seguir o mesmo ritmo.
Rapaz, esperamos que tenha dado certo esta licitação. São muitas linhas inclusive algumas desconhecidas.
Quais são as 5 empresas? Será que a Cruzeiro deixará de operar também as linhas intermunicipais? Se sim, isto é motivo de comemoração para muita gente de Ipojuca até São José da Coroa Grande.