Recife é a capital com maior tempo de espera pelo ônibus, diz pesquisa

 

Passageiros ônibus/Recife - Foto - Roberto Ramos /DP/D.A. Press
Passageiros ônibus/Recife – Foto – Roberto Ramos /DP/D.A. Press

 

A Proteste, revista especializada no direito do consumidor, realizou uma pesquisa sobre transporte público com os associados de oito grandes cidades do país – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A pesquisa apresentou baixas avaliações por conta do caos urbano enfrentado pela maioria dessas metrópoles.

A coleta de dados foi feita tendo como base um questionário enviado aos assoaciados, que responderem sobre suas experiências no transporte público. A pesquisa foi realizada entre abril e maio de 2014 e foram encaminhados 3.045 questionários em todo o país.

No Recife, 70 pessoas responderam ao questionário. De acordo com Talita Trindade, técnica da Proteste responsável pela pesquisa, foram feitas perguntas específicas do tempo de espera e deslocamento. “Nós pedimos o percurso mais recente, mas cada um fez a própria avaliação”, revelou a técnica. Na pesquisa, a capital pernambucana aparece como campeão de espera nas paradas de ônibus com um tempo de até 35 minutos. A melhor pontuação ficou com Curitiba com apenas 18 minutos de espera.

Em relação ao tempo gasto nos deslocamentos, o pior resultado foi do Rio de Janeiro com um tempo de percurso de 93 minutos. O Recife aparece em segundo com um tempo de percurso de 90 minutos.De acordo com os resultados obtidos, a cidade que tem o melhor transporte suburbano é Porto Alegre.A capital gaúcha aparece com o menor tempo de deslocamento, equivalente a 56 minutos.

O coordenador da Regional Nordeste da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), César Cavalcanti, questionou o resultado da pesquisa. “Não sei a metodologia empregada na pesquisa, mas comparar o tempo dos deslocamentos é complicado, uma vez que são cidades com dinâmicas bem distintas”, criticou.

Ainda segundo o coordenador da ANTP, o usuário costuma potencializar o tempo de espera. “Ninguém gosta de esperar e é natural que a sensação da espera seja maior do que é, na verdade, principalmente quando não há conforto algum”, revelou César Cavalcanti.

Ranking

Tempo de espera na parada

Cidade        Minutos

Recife        35
Salvador    34
Rio         29
Brasília    27
Belo Horizonte    25
São Paulo    25
Porto Alegre    19
Curitiba    18

Tempo de viagem

Cidade        minutos
Rio de Janeiro    93
Recife        90
Salvador    87
São Paulo    85
Belo Horizonte    74
Brasília    72
Curitiba    61
Porto Alegre    56

Fonte: Proteste

Taxistas terão que ir para sala de aula para ter certificação da profissão

 

Taxistas terão que fazer curso para exercer a profissão. Foto: Debora Rosa/Esp.DP/D.A.Press.
Taxistas terão que fazer curso para exercer a profissão. Foto: Debora Rosa/Esp.DP/D.A.Press.

Os taxistas terão que fazer curso específico de taxista para exercer a profissão.A capacitação é uma exigência da Lei Federal nº 12.468/2011, que instituiu a profissão de taxista.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deu um prazo de três anos para os municípios se adequarem à legislação. Somente no Recife, cerca de 16 mil profissionais trabalham com táxi, sendo 6 mil permissionários e 10 mil motoristas auxiliares, que também terão que fazer o curso.

A capacitação estava prevista para começar neste mês, mas foi adiada para junho a pedido do sindicato da categoria. O curso terá uma carga-horária de 36 horas e inclui desde legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e relações humanas. O veículo também deverá estar com as características exigidas pela autoridade de trânsito.

“Todo taxista terá que fazer esse curso, mas nós pedimos o adiamento para negociar o preço do curso que custa R$ 200 para cada um e são mais de 16 mil pessoas”, ressaltou o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes.

Quatro empresas foram credenciadas pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) por meio de um processo licitatório para aplicar os cursos.

“O sindicato está tentando conseguir subsídio para a realização do curso, mas quanto demorar mais difícil fica a logística. É uma demanda alta para um número reduzido de empresas”, apontou o gerente de trânsito da CTTU, Rui Lyra.

O presidente do Sindicato dos Taxistas , Everaldo Menezes chegou a cogitar a realização do curso à distância pela internet. “Para isso acontecer teria que se refazer todo o processo licitatório. Não há nenhuma empresa credenciada para internet”, afirmou Rui Lyra.

Segundo ele, a partir de junho o credenciamento dos taxistas só será feito com o certificado do curso e os taxistas que puderam fazer o curso não devem perder tempo. “Não pode chegar junho para todo mundo começar a fazer o curso de uma vez”, alertou.

Empresas credenciadas no Recife:

Calazans Consultoria e Tecnologia
Rua Ribeiro de Brito, 573, salas 710 e 711, Boa Viagem. Telefone: 3048.2915

Cooperativa de Trânsito, Trabalho e Serviços Especializados
Avenida Fernando Simões Barbosa, 266, 4º andar. Telefone: 3033.9850

Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte/ SENAT-
Avenida Beberibe, 3620. Telefone: 2119.0228

Veneza Consultoria em Gestão Administrativa
Rua da Aurora, 555. Telefone: 3104.3103

Fonte: CTTU