Obras de BRT na Região Metropolitana do Recife sem prazo de conclusão

Obras incompletas do corredot Leste/Oeste no Recife Foto Rafael Martins DP/D.A.Press
Obras incompletas do corredot Leste/Oeste no Recife Foto Rafael Martins DP/D.A.Press

Por

Anamaria Nascimento

Mais atrasos nas obras dos dois corredores de BRT da Região Metropolitana do Recife. Depois do anúncio em março, de que o corredor Norte/Sul – de Igarassu ao Centro do Recife – ficaria pronto em dezembro deste ano, a Secretaria das Cidades informou que “não há prazo estipulado” para a conclusão das obras. Sem data de conclusão também para o corredor Leste/Oeste, que vai de Camaragibe até a área central da capital pernambucana. Quando lançados, em 2010, os corredores exclusivos de ônibus deveriam ficar prontos para a Copa do Mundo de 2014.

Estação de BRT da Benfica com obras paradas Foto Rafael Martins DP/D.A.Press
Estação de BRT da Benfica com obras paradas Foto Rafael Martins DP/D.A.Press

De acordo com o cronograma inicial do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), o Leste/Oeste seria entregue em dezembro de 2013. E o Norte/Sul ficaria pronto três meses depois, em maio de 2014. De lá para cá, várias datas foram divulgadas. Em março deste ano, o secretário das Cidades, André de Paula, disse que, “se tudo corresse de acordo com o previsto”, até o fim deste ano “a maioria das intervenções seria concluída”. Segundo ele, essa era uma exigência do governador Paulo Câmara, que havia definido os trabalhos de mobilidade como prioridade número 1.

O Diario visitou estações inacabadas. No corredor Norte/Sul, a Estação Complexo do Salgadinho, que está pronta, ainda necessita de conclusão do sistema viário do entorno para começar a operar. Rodeada de tapume e com um matagal crescendo ao seu redor, a estação permanece fechada. A Estação da Benfica, do corredor Leste/Oeste, está com as obras completamente paradas.

Fonte: Diario de Pernambuco

Estação de BRT do Complexo Salgadinho não teve o entorno concluído Foto Rafael Martins DP/D.A.Press
Estação de BRT do Complexo Salgadinho não teve o entorno concluído Foto Rafael Martins DP/D.A.Press

Sobre os atrasos, a Secretaria das Cidades informou que está finalizando a contratação da empresa para concluir as obras do Leste/Oeste e abandonadas pelo consórcio de empresas contratado para a execução dos serviços. Com relação ao corredor Norte-Sul, a Secid está buscando uma programação com a empresa para finalizar os serviços. Mas sem definir prazo.

Frota de ônibus está ociosa

O atraso na conclusão das obras do BRT causa prejuízos aos veículos que já estão prontos para rodar, mas que permanecem ociosos. Nas garagens das empresas do Consórcio Conorte – formado pelas operadoras Itamaracá, Rodotur e Cidade Alta e que opera no corredor Norte/Sul – 26 coletivos novos estão sem uso há um ano e três meses.

No total, são 88 BRTs do consórcio, dos quais 62 estão rodando. “Temos um custo de manutenção porque esses ônibus se desgastam pelo não uso. Colocamos os veículos para circularem internamente nas garagens para retardar esse desgaste”, explicou o diretor institucional da Conorte, Gbson Pereira, sem precisar, no entanto, o valor mensal do prejuízo. A frota parada fica dividida nas garagens das três empresas do consórcio.

Segundo Gbson, o preço de um ônibus que opera no sistema BRT é três vezes maior que um convencional. Já os custos de operação dos veículos são de 30 a 40% maiores que os dos ônibus tradicionais. “A licitação previa um sistema de operação integrada e com vias segregadas. Sem as vias segregadas, a operação, que custa caro, é comprometida”, afirmou Pereira.

 

3 Replies to “Obras de BRT na Região Metropolitana do Recife sem prazo de conclusão”

  1. NOVIDADE seria se TERMINASSEM as obras.
    O Secretario das Cidades e o Andre de Paula… esta justificado.
    A jornalista devia saber do passado sujo do corrupto Andre de Paula.
    Portanto, esta justificado o por que do atraso.
    SEM COMENTARIOS.
    PARABENS, Anamaria Vasconcelos , sua Materia foi importante e util.
    Nota 10.
    Saude, Sucessos e Sorte, sempre, amem.
    Abraco sincero.

    Ito Cavalcanti
    California, U.S.A..

  2. MUDAR, NUNCA.
    ESTA NO SANGUE, E HERANÇA DOS PAIS PARA OS FILHOS, DOS POLITICOS PARA OS POLITICOS, DOS GOVERNANTES PARA OS GOVERNANTES.
    EU SAI DO RECIFE, MAS, O RECIFE NÃO SAIU DE MIM.
    RECIFE E LINDO,.
    AMEM O RECIFE.
    E NORMAL, E UMA VERGONHA, E SUBDESENVOLVIMENTO , E BRASIL .
    PARABENS , ANAMARIA VASCONCELOS. SUAMATRA FOI OTIMA.
    SAUDE, SUCESSOS E SORTE, SEMPRE .
    ABRAÇO SINCERO.

    ITO CAVALCANTI
    CALIFORNIA, U.S.A..

  3. Prezada Sra. Anamaria Nascimento .

    Peço PERDÃO pela minha falha, o motivo foi que escrevi apressado..
    Escrevi seu nome errado , coloquei Anamaria Vasconcelos.
    E tambem errei , escrevi , ” matra” , o correto e ” MATERIA ” .
    Saude, Sucessos e Sorte, para nos.
    Abraço sincero.

    Ito Cavalcanti
    California, U.S.A. .