Um risco constante para quem dirige nas vias urbanas é se deparar com bueiros no meio da rua. Eles são usados como pontos de inspeção de galeria pluvial ou caixas de visitas para técnicos das companhias telefônicas ou elétricas. A importância deles é indiscutível, mas a localização e a falta de manutenção se tornam verdadeiras armadilhas.
Há dois aspectos a se discutir. O primeiro, no caso do Recife, é que não existe um plano diretor do nosso subterrâneo, então os bueiros são instalados de forma aleatória, seja no meio da rua, ou nas laterais. E, o segundo ponto é a péssima manutenção.
E aí são dois problemas: a ausência da tampa, na maioria das vezes, se torna um risco para o motorista atolar a roda do carro no buraco ou provocar um acidente. E também em relação ao pavimento, que não acompanha o mesmo nível da tampa e, com o aumento das camadas de asfalto, acaba ficando abaixo e passa a ser um buraco em pontencial.
O pior é que não existe uma legislação para regulamentar o uso do espaço subterrâneo. Algum político se habilita?
Lançada a marca visual do Condutor Legal, o sistema de monitoração social de veículos.
Conheça a proposta: http://www.condutorlegal.com.br
É rápido, é exclusivo, é grátis.
Existe alguma lei que padronize as calçadas onde conste altura com relação a via de circulação de veículos, tipo de piso a ser utilizado, tipos de arvóres que podem ser plantadas, largura mínima e máxima, etc. O que há até onde sei é um esforço para ajudar na circulação dos deficientes aplicando pavimentos de texturas diferentes para indicar a forma de circulação e possíveis obstáculos, mas algo que todos deveriam seguir não. O pavimento vai no mesmo ritmo e como o texto demonstra, pontos de acesso as tubulações subterrâneas são apenas um dos problemas da mobilidade em geral.
Raimundo, a sua colocação é muito pertinente e vale uma discussão nesse blog.Existe sim uma legislação que padronize a largura das calçadas e o tipo de pavimento. O Recife tem uma, a Lei de Calçadas, aprovada desde de 2003, e ela é baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Vou detalhar isso melhor em um post, que o assunto merece. Quanto ao uso do espaço subterrâneo, de fato não existe ainda uma legislação sobre isso.