Por
Tânia Passos
Decisões isoladas não só prejudicam qualquer ação de intervenção urbana como retardam, encarecem e desacreditam. Nas obras de mobilidade não é diferente. E uma das premissas da ausência de comunicação entre os órgãos ou os diversos níveis de governo está na falta de planejamento.
Um norte para se caminhar na mesma direção é o chamado plano diretor, seja na esfera urbana ou de transporte ou em que qualquer área com políticas afins. As obras de mobilidade que a Região Metropolitana do Recife está tendo o privilégio em receber não ficaram livres de contratempos. Uma das razões foi justamente a falta de conexão entre quem executa e quem resolve planejar depois.
Um exemplo clássico foi a obra de recuperação da PE-15. Parte do serviço da rodovia estadual teve que ser refeito porque alguém lembrou, tardiamente, que o piso por onde irá passar o ônibus do corredor Norte/Sul, no modelo articulado, exige um pavimento mais resistente. O jeito foi quebrar para refazer.
Outro exemplo mais gritante foram as obras de recuperação das avenidas Conde da Boa Vista e Caxangá. Novas paradas, canteiro central, coberturas modificadas, inclusive no Derby, para descobrirmos que quatro anos depois o que foi feito em 2008 terá que ser refeito agora.
Enquanto a Prefeitura do Recife trabalhou na ótica de criar um corredor de ônibus comum, o estado apostou no modelo do Transporte Rápido por Ônibus. Tudo será refeito para se adaptar ao modelo proposto. E fico me perguntando se poderia ter sido diferente, independentemente dos gestores públicos. Só mesmo um plano diretor de transporte urbano para nortear as escolhas.
Em todo caso, quem poderia antever que o Recife seria uma das subsedes da Copa do Mundo? Ninguém. Mas porque será que em Curitiba, o anúncio das obras da Copa não precisou provocar mudanças na concepção do sistema de tráfego existente? Eles planejaram na década de 1970 e a Copa ainda era um sonho só visto na televisão.
Fonte: Diario de Pernambuco (Coluna MobilidadeUrbana)
eita q é uma trapalhada atrás da outra!é maquiagem pura.pena q tem muitos(inclusive da imprensa)q engole essa conversa mole desse Governador-Traira!
Em suma: há comunicação entre quem projeta, autoriza e executa? A duplicação do viaduto Capitão Temudo pareceu conto de fadas, pois até onde li sobre o assunto, utilizaram uma planta antiga que não constava a linha elétrica do metrô e depois descobriram que tinha??!!! Com a descoberta, reveram o projeto e tiveram que criar uma estrutura em ferro para ficar sobre a linha do metrô sem ter que paralizá-la por muito tempo. Diante disso, até alguns projetos sugeridos para o lugar de outros, me questiono: quem cria não vai até o lugar ver a realidade ou procura saber se há limitações para já fazer considerando essas e não ter que refazer depois?
Quando falo em outros projetos, refiro-me a algumas soluções para os elevados transversais da Agamenon. Algumas ideias utilizam elevados longitudinais para BRT, monotrilho ou VLT, mas não sabiam que a praça do Derby será ou é tombada segundo o Governo impedindo qualquer obra de arte que obstrua ou desvie a sua visualização?
A estação da foto é uma das que fica perto do Golf da Caxangá e já com uns 6 meses em obras, essa e a outra ainda não foram finalizadas. Tá que nem os esqueletos que vi na PE-15 semana retrasada onde não tinha nínguem trabalhando nas novas estações. Só vi na construção do elevado e quebrando o pavimento do corredor exclusivo.
gostaria q a nobre blogueira,falasse da cachorrada q está o T.i.Joana Bezerra.até policial militar(q organiza fila)esta criticando a falta de onibus na linha 80-Joana Bezerra/Boa Viagem!e o governo de Pernambuco,com esse governador-Traira,ainda enche a boca para falar de BRT!é mole ou quer mais.eu detesto esse povo da Globo-Recife.mas,nesse quesito(denunciando a falta de onibus na linha 80)estão mais do q certos.
Leonardo-PE,
li e vi matéria nas mídias. O Grande Recife disponibilizou mais uma linha que tem o nome Aeroporto/xxxxx que sai do TI Aeroporto, logo mais uma opção ao bairro de Boa Viagem atendido pela Boa Viagem/Joana Bezerra. Se os usuários não perceberam essa nova linha, paciência, pois ela faz, praticamente, o mesmo trajeto da outra só não indo até o interior do bairro de Setúbal.
Eu tô tendo dificuldades pra compreender como vai ser o corredor na avenida caxangá. Inicialmente eu me desesperei ao acreditar que iriam retirar todas as árvores, mas depois li que isso nao aconteceria. Anunciaram mais tarde a construção de uma ciclovia no canteiro central e eu me perguntei onde essa ciclovia poderia existir, já que as árvores estão posicionadas no meio do canteiro, sendo estreito para ciclistas andarem ao redor delas..
Existe algum infográfico que explique bem como vai ficar o novo sistema de onibus (brt) na avenida caxangá e como os antigos ônibus vão se encaixar nesse projeto? Tenho procurado muito, mas não tem sido fácil achar algo consistente pela internet em relação ao trecho da caxangá.
Laura,
será instalado ciclo faixa e não ciclovia no Leste-Oeste. Na verdade já existe num trecho para o sentido centro – viaduto da Caxangá até a Av. do Forte. Só que a mesma não foi repintada.
Não há projeção ainda, mas ao que indica seria reativar essa ciclo faixa ampliando a sua extensão (Camaragibe até a Madalena) e também colocando no sentido subúrbio. Essa ciclo faixa ficará no lado das calçadas, bem como é previsto a requalificação do corredor (espera-se uma padronização do calçamento como é na Av. Conde da Boa Vista).
Como deverá ter linhas expressas tal qual já existe hoje, nas proximidades das estações para permitir ultrapassagem, as calçadas terão que ser reduzidas e já vi pessoas fazendo aferição nelas indicando isso, pois a via não comporta dois ônibus lado a lada mais o tráfego misto que tem duas faixas nos dois sentidos. Hoje é possível ultrapassar, pois há um deslocamento das paradas.
Já ocorreu ao que parece mudanças no que foi dito antes como redução dos elevados para estações de três para um, pois teria na Benfica, Getúlio e Bom Pastor, mas agora só terá na Bom Pastor. Na Benfica não deve ter estação, mas terá mais uma faixa exclusiva para o sentido centro.
O TI da Perimetral 3 que ficaria numa quadra no outro lado da igleja do Cordeiro agora será no terreno do Banco do Brasil que vai migrar para o Parque de Exposições temporariamente até outro prédio ser erguido, possivelmente no terreno de esquina em frente ao banco no outro lado da avenida.