Começa a funcionar na segunda-feira o terceiro binário implantado no bairro de Boa Viagem nos últimos dois anos. Desta vez, o sistema funcionará nas ruas Padre Luiz Marques e João Dias Martins, vias paralelas que fazem a ligação entre as ruas Barão de Souza Leão e Marquês de Valença.
Na Padre Luiz Marques Teixeira, o fluxo, que era mão dupla, passa a ter apenas o sentido cidade/subúrbio e o estacionamento só será permitido do lado esquerdo da via. Já na João Dias Martins será mantido o sentido único subúrbio/cidade e o estacionamento fica liberado só no lado esquerdo.
A modificação faz parte do Projeto Bairro Legal, implantado nos bairros de Boa Viagem e Pina no dia 14 de agosto, com o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade através de ações de fiscalização nas áreas de trânsito e controle urbano.
A CTTU implantou sinalização viária horizontal e vertical regulamentando a nova circulação. Além disso, arte-educadores vão orientar sobre as mudanças na segunda-feira. “Eram ruas estreitas com dois sentidos e estacionamento nos dois lados. Com essa mudança, pretendemos melhorar a circulação naquela área”, apontou o gerente de operação de trânsito da CTTU, Agostinho Maia.
Quem trafegar pela Rua Barão de Souza Leão, nas proximidades do restaurante Costa Dourada, não poderá mais entrar à direita na Rua Padre Luiz Marques, que terá sentido contrário e único. Já quem pegar a via transversal Dona Magina Pontual, só poderá acessar a Padre Luiz Marques à esquerda por causa da mudança de sentido.
Boa Viagem teve um binário implantado em outubro do ano passado, dividido em duas etapas – a primeira entre as ruas Francisco da Cunha e Nelson Hungria e a segunda com a pavimentação da Rua Ana Camelo, que se tornou uma continuação da Francisco da Cunha.
Em junho de 2011, foi implantado um binário na Capitão Rebelinho com a Conselheiro Aguiar. As intervenções faziam parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012 para melhorar a fluidez do tráfego na Zona Sul. O bairro também conta com outros binários mais antigos, a exemplo das avenidas Domingos Ferreira com a Conselheiro Aguiar e da ruas Barão de Souza Leão com a Capitão Zuzinha.
Trânsito muda em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, com novo binário
Postado em: agosto 31, 2013
Relevante a notícia sobre a mudança de circulação em certas vias, por outro lado, não informam a instalação definitiva, bem como a operação de equipamentos de fiscalização eletrônica ainda que a legislação alterada recentemente desobrigue isso. Por onde circulo, vejo radares sem as placas que informem o seu funcionamento; outros equipamentos, me parece, de identificação de placas em locais só percebidos quando muito perto e por aí vai.
Agora, instalar letreiros informando a situação de vias e rotas alternativas, que é bom, nada, muito menos certas vias com problemas que já estão ficando caducas de não resolvidas sendo algumas rotas alternativas das já congestionadas.
Não adianta dizer que a frota cresce e as ruas continuam as mesmas se há muita lentidão em tomar medidas que minimizem os transtornos evitando soluções drásticas como rodízio. Rodízio é medida quando as várias possíveis já estão se esgotando e o custo de melhorias é elevado.