A Comissão de Mobilidade Urbana da Assembléia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), se convenceu de que o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) é a alternativa para solução dos problemas de mobilidade da Região Metropolitana do Recife. A comissão visitou a estação Cajueiro Seco e percorreu um trecho até o Monte Guararapes.
O VLT já está em fase de testes e a expectativa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é que num prazo de dois anos, as obras estejam concluídas. Os trens estão sendo fabricados em Barbalha, no Ceará e possuem um design moderno, são climatizados e com capacidade para transportar até 600 passageiros.
Os veículos ainda possuem monitores internos, controle por GPS, espaço para cadeirantes, assentos preferenciais e bancos reservados para pessoas obesas. Até o final do primeiro trimestre de 2012 os quatro (04) primeiros VLT’s deverão substituir as antigas locomotivas à diesel.
De acordo com Sílvio Costa Filho (PTB), o objetivo da comissão foi conhecer todas as ações, avanços até 2014 e também as dificuldades da CBTU- Metrorec.
“ Iremos solicitar um maior empenho de toda bancada dos senadores e deputados federais pernambucanos, na tentativa de obter melhores investimentos no sistema de metrô, visando o desenvolvimento e economia de [Pernambuco”, destacou.
O superintendente da CBTU – Metrorec, Ricardo Beltrão disse estar satisfeito com a visita da Comissão de Mobilidade Urbana e que siguinificou uma oportunidade de apresentar a expansão do Metrô e os investimentos já assegurados para ampliação da frota elétrica e à diesel.“È fundamental o apoio dos deputados para a consolidação dos recursos e ampliação da capacidade com novas linhas, trazendo maior conforto e qualidade na transporte da região metropolitana”, ressaltou.
Já o deputado José Maurício (PP), integrante da Comissão, disse que a visita superou as expectativas e que o projeto do VLT será um legado para a população pernambucana. Próximo ano, o VTL será implantado na Linha Sul do metrô, ligando Cajueiro Seco, em Jaboatão, ao Cabo de Santo Agostinho, e vai operar com sete trens. A partir de março, o percurso de 18 quilômetros, hoje feito em 47 minutos passará a ser apenas de 22 minutos.
A visita da comissão de mobilidade da Alepe é também um alento para os quem defendem a implantação do VLT no corredor da BR-101. O assunto, no entanto, parece não ter sido levantado durante a visita.
Esta noticia e a melhor que li hoje na imprensa. Muito ainda falta percorrer, inclusive ainda da tempo tempo de intoduzir o VLT no corredor Oeste via Av.Caxanga e Camaragibe, os passageiros do transporte publico agradece por deixar de ser sacolejados em onibus super lotados, onde aqueles articulados colocam 180 passageiros impressados e irritados, onde por exemplo a linha Camaragibe para o centro da cidade dura uma hora, quando VLT levaria nao mais que a metade desse tempo, 30 minutos, levando tres vezes mais passageiros com um conforto muito superior.