Plano de trânsito ainda é precário

 

 

Dividido em duas etapas, o plano de ação para melhoria do trânsito do Recife, lançado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), traz avanços ainda tímidos. Na Zona Sul, uma das grandes expectativas era o ordenamento do tráfego nos principais corredores, entre os quais a Avenida Conselheiro Aguiar, único corredor que atende ao transporte público na Zona Sul, sentido subúrbio/cidade. Mas ainda não foi dessa vez. A segunda etapa do plano da CTTU, que só começa a ser implantado em setembro, prevê apenas limitação do horário de carga e descarga no período das 6h às 9h e das 16h30 às 20h. E da circulação de caminhões acima de seis metros, como ocorre na área central da cidade.

O horário de pico na Conselheiro, principalmente no turno da manhã, vai muito além das 9h, mas não é só isso. Um dos grandes entraves da via são os estacionamentos nos dois lados da avenida, as operações de carga e descarga, duas praças de táxi em plena Conselheiro Aguiar e ainda os espaços ocupados na faixa de rolamento por obras particulares de construção. O resultado é que na maior parte da extensão da avenida apenas as duas faixas centrais ficam livres para o tráfego. Se é ruim para o transporte individual, imagine então para o transporte público.

O motorista de ônibus Mário Melo, 46 anos, reclama dos obstáculos. “Tudo atrapalha a gente. Quando não é carro estacionado, é alguém fazendo carga e descarga. Sem falar nos buracos”, criticou. A pouco metros de uma parada de ônibus, encontramos uma praça de táxi e vários carros estacionados. Como o ônibus é obrigado a trafegar pela segunda faixa, os passageiros precisam duplicar a atenção para não perder a condução. “O ônibus acaba ficando mais longe e se a gente não tiver cuidado ele passa direto”, revelou a estudante Marleide Silva, 25 anos.

e acordo com o engenheiro e professor das universidades Federal e Católica de Pernambuco Maurício Pina, já está mais do que na hora da Avenida Conselheiro Aguiar privilegiar o transporte público. “Trata-se do único corredor para o transporte público sentido subúrbio/cidade na Zona Sul. É uma questão de escolha. Ou se privilegia o transporte individual ou o público”, afirmou. Também especialista em mobilidade urbana, o engenheiro Germano Travassos diz que não adianta dispor de faixa exclusiva enquanto não melhorar a fiscalização. “Nós temos o exemplo da Avenida Caxangá, que tem a faixa do ônibus constantemente invadida. Se não for para usar corretamente é melhor não ter”, afirmou Travassos.

De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, o plano não prevê mudanças em relação aos estacionamentos da via. Também não há previsão de liberar a faixa da direita para o ônibus. “Não sei se há uma necessidade de uma faixa exclusiva para o ônibus. Já quanto ao estacionamento de carros na via, estamos concluindo um estudo para definir onde será permitido”, revelou. Ainda segundo Maria de Pompéia, a localização das duas praças de táxi na Conselheiro não está sendo alvo de discussão nessa etapa do plano.

 

 

3 Replies to “Plano de trânsito ainda é precário”

  1. Não adianta,à muitos interesses envolvidos nisso!!! Nós que estamos de fora sabemos dos problemas e algumas soluções,agora imagine quem estar por dentro(CTTU),é claro que eles sabem disso mas fazem vista grossa isso é logico!!! Aonde um plano desses limitaria o horário de 6h às 9h Em plena Conselheiro??? Isso não é logico,tantos estudos pra colocar um horário desses??? É claro que há interesses envolvidos,cadê a fiscalização??? Cadê os Guardas de transito??? E não é só em Boa-Viagem não!!! É em toda à Cidade do Recife,tudo está um caos…. Vimos Guardas ao monte batendo papo nos sinais da Agamenon,dois guardas no Recife Antigo em faixa de pedestres só para turista passar,dois guardas??? Pra que isso??? Tudo é interesse,infelizmente se não tiver um politico cabra macho para dar um basta nisso e em outras mazelas,estamos é lascado isso sim!!!

  2. A zona sul só vai melhorar no transporte público quando o BRT chegar por lá, mas para isso depende da Via Mangue. Já falei aqui outras vezes e o texto mostra que não adianta implantar faixa exclusiva no lado direito se haverá invasão, seja para acessar locais transversais, seja porque alguém está usando indevidamente.
    O binário criado na Madalena/Bongi tem faixa exclusiva de ônibus da Gomes Taborba até a Caxangá, enquanto demais faixas para o misto são sentido Bongi. Todo dia há carros que vem do cruzamento da Gomes Taborba e das ruas que margeiam o canal usando a exclusiva para irem para locais na rua ou mesmo para chegar a Caxangá. Não há fiscalização, então abusam.
    A Rua Gomes Taborba deveria ter sinalização para estacionar e horário de carga e descarga, mas nada. Quem passa por ela vê carros estacionados em lados opostos muito próximos retendo o fluxo e dificultando a circulação de veículos maiores como ônibus que por ali passam.

  3. Bom na zona sul não vejo Guardas de trasito em minha viagens que dou na linha 043 pois são quatro viagens, ograde recife consorcio teve que almentar o orario das viagens para poder fazer as quatro viagens para ateder o publico, a linha 043 e uma linha que sofre de mais com o transito, ela inica na conselheiro passando para ribeiro de brito que e um caus com os semaforos desordenados e continua e continua na conselheiro pega agameno e volta por ela sempre congestionada, onde dveria ter um guarda de trazito priorizando as entradas inportate da conselheiro não tem que o cruzamento com a ribeiro de brito padrecarapuceiro antonio falcão pois nos horarios de pico niguem fica na faixa da esquerda para entra fica em fila dupla e até em tripla provocando um cogestionamento gigantesco os estacionamento proximo a esta entradas são um problema que parecem bricadeira, se olhar ao longo a coselheiro não precisa de um estudo se vc pegar um leigo em transito ele resouve rapido o problema da conselheiro não precisa de estudo de um engenheiro de trasito para resouver mis como a prefeitura e uma buda mole que só faz gastar o dinheiro publico com individalismo não resouve.