Avenida Mascarenhas de Morais será palco do desfile de sete de setembro

 

Desfile 7 de setembro Recife - Foto - Hélder tavares DP/D.A.Press

O tradicional desfile cívico-militar de sete de setembro não será mais realizado na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro. Este ano, a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, deverá ser o novo endereço da festividade. Com isso, o desfile, que por décadas aconteceu na Conde da Boa Vista, deixará de ser no Centro do Recife e passará para a Zona Sul. Em mais de 70 anos, essa é a terceira mudança de localidade da parada que marca o Dia da Independência do Brasil. A informação foi confirmada pela Sétima Região Militar do Exército, que coordena o evento.

De acordo com o Exército Brasileiro, a mudança de local foi solicitada pela Prefeitura do Recife (PCR). O problema é que, como já começaram as obras do corredor Norte/Sul na Avenida Cruz Cabugá, de responsabilidade do governo do estado, não seria possível realizar o desfile nessa via.

No dia da parada, toda a avenida, do shopping Tacaruna até o Parque Treze de Maio, ficava interditada para a passagem dos militares e estudantes. Algumas interdições precisavam ser feitas antes do dia 7 para a montagem de arquibancadas e palanques. No próximo mês, pelos menos três trechos da avenida estariam em obras, com circulação de máquinas pesadas, o que tornaria o desfile inviável.

Como outros corredores também serão alvos de intervenções para a melhoria do transporte público na cidade, a Mascarenhas de Moraes surgiu como opção para não ferir a tradição. Os detalhes do planejamento do desfile, como local exato de arquibancadas e palanques e pontos de concentração e dispersão, estão sendo fechados pelos militares e pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Algumas decisões, no entanto, já foram tomadas.

Conforme antecipou o setor de comunicação social da Sétima Região, o palanque principal, onde ficam as autoridades civis e militares, ficará em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Somente a pista no sentido Jaboatão/Recife será utilizada. É nela que deverão ser montados outros dois palanques e arquibancadas. Civis e militares deverão desfilar na mesma direção da pista. Os militares deverão se concentrar ainda em Porta Larga, Jaboatão dos Guararapes.

A cerimônia começará, às 8h, com a revista da tropa feita pelo governador Eduardo Campos e pelo comandante militar do Nordeste, general do Exército Odilson Sampaio Benzi. Às 8h50, será cantado o hino nacional e, em seguida, às 9h, terá início o desfile. As escolas serão as primeiras e deverão sair do viaduto Tancredo Neves em direção a Afogados.

As vias do Ipsep e a Avenida Antônio Falcão poderão servir como rotas de dispersão. Em nota, a CTTU informou que ainda está definindo a operação de trânsito para o desfile. Como ficará o acesso à UPA da Imbiribeira e ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes durante a parada é um dos pontos que estão sendo estudados.

4 thoughts on “Avenida Mascarenhas de Morais será palco do desfile de sete de setembro

  1. Avenida Mascarenhas de Morais será palco do desfile de sete de setembro
    Postado em: agosto 15, 2013

  2. Pelo menos as ruas do centro não terão que passar por aquelas interdições que tanto prejudicam os usuários de ônibus. Amém!!!!!!!!!