Avenida Mascarenhas de Morais será palco do desfile de sete de setembro

 

Desfile 7 de setembro Recife - Foto - Hélder tavares DP/D.A.Press

O tradicional desfile cívico-militar de sete de setembro não será mais realizado na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro. Este ano, a Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, deverá ser o novo endereço da festividade. Com isso, o desfile, que por décadas aconteceu na Conde da Boa Vista, deixará de ser no Centro do Recife e passará para a Zona Sul. Em mais de 70 anos, essa é a terceira mudança de localidade da parada que marca o Dia da Independência do Brasil. A informação foi confirmada pela Sétima Região Militar do Exército, que coordena o evento.

De acordo com o Exército Brasileiro, a mudança de local foi solicitada pela Prefeitura do Recife (PCR). O problema é que, como já começaram as obras do corredor Norte/Sul na Avenida Cruz Cabugá, de responsabilidade do governo do estado, não seria possível realizar o desfile nessa via.

No dia da parada, toda a avenida, do shopping Tacaruna até o Parque Treze de Maio, ficava interditada para a passagem dos militares e estudantes. Algumas interdições precisavam ser feitas antes do dia 7 para a montagem de arquibancadas e palanques. No próximo mês, pelos menos três trechos da avenida estariam em obras, com circulação de máquinas pesadas, o que tornaria o desfile inviável.

Como outros corredores também serão alvos de intervenções para a melhoria do transporte público na cidade, a Mascarenhas de Moraes surgiu como opção para não ferir a tradição. Os detalhes do planejamento do desfile, como local exato de arquibancadas e palanques e pontos de concentração e dispersão, estão sendo fechados pelos militares e pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Algumas decisões, no entanto, já foram tomadas.

Conforme antecipou o setor de comunicação social da Sétima Região, o palanque principal, onde ficam as autoridades civis e militares, ficará em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Somente a pista no sentido Jaboatão/Recife será utilizada. É nela que deverão ser montados outros dois palanques e arquibancadas. Civis e militares deverão desfilar na mesma direção da pista. Os militares deverão se concentrar ainda em Porta Larga, Jaboatão dos Guararapes.

A cerimônia começará, às 8h, com a revista da tropa feita pelo governador Eduardo Campos e pelo comandante militar do Nordeste, general do Exército Odilson Sampaio Benzi. Às 8h50, será cantado o hino nacional e, em seguida, às 9h, terá início o desfile. As escolas serão as primeiras e deverão sair do viaduto Tancredo Neves em direção a Afogados.

As vias do Ipsep e a Avenida Antônio Falcão poderão servir como rotas de dispersão. Em nota, a CTTU informou que ainda está definindo a operação de trânsito para o desfile. Como ficará o acesso à UPA da Imbiribeira e ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes durante a parada é um dos pontos que estão sendo estudados.

4 thoughts on “Avenida Mascarenhas de Morais será palco do desfile de sete de setembro

  1. Pelo menos as ruas do centro não terão que passar por aquelas interdições que tanto prejudicam os usuários de ônibus. Amém!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>