A cidade de Utrecht, na Holanda tem uma população de 300 mil pessoas. Na esquina que aparece no vídeo, passam cerca de 18 mil bicicletas e 2.500 ônibus por dia! Será que um dia veremos alguma cidade brasileira com esse mesmo nível de aceitação das bikes? Esperamos que sim!
Fonte: Do blog Eu Vou de Bike
Bem, se o domínio holandês aqui em PE se prolongasse para o resto do país ou, pelo menos, a maior parte da nossa população recifence fosse de origem holandesa e portuguesa via imigração mais forte daqueles que fizeram grandes obras no curto período que estiveram aqui, a visão mais educada de se comportar nas ruas e valorizar meios de transporte mais eficientes como trens de superfície e bicicletas, afora um sistema de drenagem sofisticado aperfeiçoado no tempo que evitaria os inúmeros alagamentos, bicicleta seria um dos meios básico de condução, pois duvido que os holandeses aqui permitiriam a cidade crescer sem ordenamento da vias que garantisse várias outras formas de condução.
Hoje, estamos é correndo atrás do prejuízo com vias que já não tem condições de sofrer mudanças significativas e crescente frota de veículos via melhora do poder aquisitivo. Se já está sendo complicado melhorar/implantar corredores de ônibus e outras mudanças para garantir fluidez, também já se viu que criar faixas exclusivas ou vias exclusivas para bicicletas não é.
Outro problema de adotar as bicicletas aqui como meio de locomoção é que tem que melhorar a educação entre aqueles que circulam nas vias. Sem isso, também não há progresso, pois é comum vermos veículos particulares invadindo faixas de ônibus, motociclitas em canteiros separados de paradas de ônibus e ciclistas em calçadas por não haver segurança na via para eles, mas afeta os que estão nas calçadas.