Briga pelo VLT promete esquentar em PE

Diario de Pernambuco

Por Kléber Nunes

A discussão sobre qual o modal deve ser utilizado no corredor que será construído na BR-101 até 2014 promete esquentar nos próximos dias. Ontem, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) apresentaram, em entrevista coletiva à imprensa, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Com capacidade para transportar 150 mil pessoas, o sistema de transporte é a alternativa dos órgãos para o novo corredor.Na próxima semana, a proposta será apresentada em audiência pública na Câmara dos Vereadores. Faltando menos de três anos para a Copa do Mundo e já com o Bus Rapid Transit (BRT) escolhido pelo Governo do Estado como modal, técnicos da CBTU garantem que há tempo hábil para implantação do novo trem.

Veículo Leve sobre Trilho foi apresentado como melhor modal para o corredor da BR-101

O VLT que já é comum em países da Europa, como Espanha e França, ainda é uma novidade no Brasil. Apenas o estado do Ceará implantou o sistema. Esta semana, o modal também foi escolhido por Salvador (BA).

Recife, o VLT já está em fase de testes. Próximo ano, ele será implantado na Linha Sul do metrô, ligando Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, ao Cabo de Santo Agostinho, e vai operar com sete trens. A partir de março, o percurso de 18 quilômetros, hoje feito em 47 minutos pelo trem a diesel, passará a ser apenas de 22 minutos com o VLT, que é movido a biodiesel, tem ar-condicionado e é monitorado por GPS.

A CBTU já iniciou as obras de recuperação dos trilhos, de duas pontes e a duplicação do trecho entre as estações Pontezinha e Santo Inácio, no Cabo. Estão previstas ainda a construção de duas pontes com passagens destinadas à travessia de pedestre sobre os rios Pirapama e Jaboatão.

Em parceria com o Governo do Estado, o órgão pretende estender o sistema até Suape. “Estamos esperando apenas a aprovação dos custos para a captação de recursos”, disse o gerente operacional de comunicação e marketing da CBTU, Justiniano Carvalho.O custo de implantação do VLT, na BR-101, está orçado em R$ 890 milhões. Um valor superior ao BRT, estimado em R$ 480 milhões.

De acordo com Carvalho, as vantagens do modal compensa o investimento. “Seriam 13 trens para atender ao corredor, com duração de até 40 anos. Sem falar que ele é sustentável e barato para o usuário”, afirmou. A passagem do VLT tem como base a Tarifa Social, atualmente custando R$ 1,50.

A proposta do VLT foi apresentada à secretaria das Cidades. Porém, o órgão não pretende mudar o projeto do BRT, que já está pronto e em análise pelo Dnit. “O BRT atende às necessidades da população. Está proibido pensar em investimentos mais caros que demorarão a dar um retorno por causa da crise do mercado internacional”, justificou o secretário executivo de Mobilidade Flávio Figueiredo.

 

 

 

9 Replies to “Briga pelo VLT promete esquentar em PE”

  1. A criaçao de sistemas de transportes VLT atende melhor a necessidade de nosso transporte publico. Mesmo com custos superiores ao sistema de onibus, atende claramente melhor o usuario, tamyo por transportar maior quantidade de usuarios por viagem quanto nao contribuira para aumentar ainda mais os congestionamentos hoje ja existentes. Para mim, este sistema seria ainda melhor para o transporte do corredor oeste e um Sul Norte sobre a Av Agamenon Magalhaes, Av, Domingos Ferreira e Av. Norte.

  2. Tânia,

    Infelizmente, não passará de um sonho!

    Quem sabe nos próximos 15 anos, tenhamos um transporte “melhor”

  3. O VLT é um sistema bom sim, mas se limitam sobre outras situações na sua defesa ou crítica. Os corredores previstos aqui na região metropolitana incluem integrações. O da Caxangá, por exemplo, é pequeno e VLTs, dependendo do tamanho, pois há diversos, requerem espaço para manobras – digo, curvas, superior ao dos ônibus. Outra, como já venho batendo na tecla, usá-los em tráfego misto seria uma grande problema.
    VLT no Leste-Oeste sofreria críticas pelos ambientalistas, pois teriam que destroir todo o canteiro central que tem várias árvores se o trajeto fosse no mesmo nível dos demais veículos e ainda que fizessem um elevado, seria muito longo, logo caro, e bastante alto, novamente, por conta das árvores.
    O Norte-Sul foi divido em duas partes, com novo trajeto na primeira, pois a segunda depende de outra obra – Via Mangue.
    Não explicaram porque o Leste-Oeste só irá até o Derby quando se fala a parte da Av. Conde da Boa Vista como parte desse hoje. Para mim, a praça do Derby, como o projeto prevê, será um integração cujos demais veículos deixarão de circular, ou que será um problema no futuro, pois por onde circularão a grande quantidade de veículos que querem ir para a Boa Vista. Recordo que a eliminação do giro à esquerda aumentou o fluco na rua ao lado do Spettus e ali já recebe veículos querem ir para o sentido Olinda vindos da Zona Oeste.
    VLT só prestaria na BR-101, estação do Metrô Lago da Paz até o Recife Antigo, poderia substituir todo o trecho do trem a diesel entre TIP e Cabo/Suape.
    Leste-Oeste, devido a quantidade de integrações, é melhor ônibus mesmo.

  4. Exato Arnaldo!!! Mas infelizmente,quem manda é o dinheiro,quero dizer,os empresários de empresas de ônibus,que não estão nem aí,se o usuário vai ter conforto,se vai ter ar-condicionado,se as viagens vão ser mais rápidas,eles não estão nem aí,à não ser para aumentar as passagens,que já é um absurdo!!!! Podem mostrar vários projetos,mais eu duvido,que eles mudem de ideia,e coloquem VLT,um transporte de tarifa barata,que atenderia muito bem à população recifense…..Mas vamos torcer,não é????

  5. Acho difícil aceitarem a proposta do VLT. Nos bastidores, o veículo que vai rodar nos corredores até já foi escolhido. Será o Viale BRT da Marcopolo, sem Ar e com a tradicional janela aberta utilizada por nossos ônibus. O argumento dado pelos empresários é o alto custo de manutenção dos equipamentos.

  6. O sistema de transporte público da região metropolitana,está uma vergonha, em Recife o SEI ,não está atendendo dentro do que foi planejado,os ônibus não oferecem conforto.
    Não são climatizados,os ônibus não têm suspensão a ar,montados em chassis de caminhão.
    Porque o gov. Eduardo Campos deveria analizar melhor o projeto do VLT para o corredor NORTE/SUL,BR 101 e os demais corredores.BRT ,siginifica mais poluição,vida útil menor dos ônibus,devido a mal conservação das nossas estradas.
    O GOV.não deveria ceder as pressões dos empresas de ônibus, e mudar o projeto para VLT eletrico. Ter compromisso com o meio ambiente é obrigação de todo governante.

  7. Querem que os engarrafamentos acabem mais criam projetos que anda pra trás esse BRT é um atraso de vida…

  8. não tem sentido um vlt de cajueiro p/o cabo o incomodo de ser transportado no pinga-pinga continua. só vai mudar com uma linha norte-sul, de igarassu ate suape passando por BRs e PEs.