Em Salvador a discussão também chegou tardia, mas lá eles decidiram pelo sistema metroviário que pode ser trem elétrico ou o VLT. Em agosto deste ano, o governador Jaques Wagner e o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, reuniram-se com os vereadores e reafirmaram a escolha do metrô como modal de transporte para Salvador na Copa 2014.
Durante a reunião, foi explicado aos parlamentares o processo utilizado por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) da Mobilidade Urbana, como estratégia para a decisão do modal. Após o encontro, os vereadores demonstraram estar satisfeitos com as explicações do governo estadual. Para a escolha do modal, foi avaliada a consistência de viabilidade técnica, ambiental e financeira, sendo analisados sete projetos que concorreram ao PMI, realizado pelo Governo do Estado.
Segundo o governador, o edital de licitação das obras do metrô na Avenida Paralela está em fase de elaboração. Ele assegura que, concomitantemente à implementação do metrô, será possível construir a Avenida 29 de Março, ligando a Paralela à BR-324. Os investimentos nas obras do metrô totalizam R$ 1,6 bilhão e no total serão disponíveis para o projeto de transporte para a capital baiana, cerca de R$ 2,4 bilhões, do PAC da Mobilidade Urbana.
Na opinião do prefeito João Henrique o termo de anuência deverá ser concedido com mais rapidez, a fim de se lançar o edital de licitação. “Nós estamos avançando. Superamos etapas e algumas dúvidas. Acredito que a Câmara tem um grande conhecimento acumulado, devido aos estudos realizados sobre a mobilidade de Salvador e pode contribuir com o projeto”.
Fonte: SECOM
Agora sim, ótima cobertura do blog sobre o VLT pernambucano. Peço que, por favor, continuem levantando a bandeira do sistema BRT.
Por um preço menos de 2x maior, com uma capacidade de transporte maior (ao contrario do que alguem afirmou num dos posts passados – um entrevistado defendendo o lobby das empresas de ônibus), maior conforto, rapidez, segurança, menor custo de manutenção e com capacidade para ampliação.
VLT não é melhor que BRT, é MUITO MELHOR.
Onde eu disse “continuem levantando a bandeira do sistema BRT.” quis dizer VLT, VLT!
Tânia,
Não esquecer de Cuiabá, optou por VLT também.
Pernambuco, melhor dizendo, nosso Governo tem um forte lobby dos empresários do sistema rodoviários.
Tem-se políticos, inclusive deputado Federal, grandes grupos empresariais, inclusive grande parceiro de uma empresa de mídia, etc!
A única forma de termos o VLT é através da população, da sociedade em geral, da cobrança da mídia!!
Tânia, abraça essa idéia!!!
PS: Saudade do meu tempo de estudante e da época que nós estudantes tínhamos interesse pelos problemas do país, por política, por causas sociais, éramos cidadãos. HOJE os estudantes só pensam em Micaretas, internet e Luan Santana…Nunca presenciei uma geração tão alienada com a realidade, concorda Tânia?
Joca, isso q vc falou no final é coisa de velho.
Todo velho fala que a sua geração foi melhor e as posteriores a ele foram muito piores.
Compra uma cadeira de balanço e umas pantufas e seja feliz =D
Devido o METRÔ chegar com muito atraso por mais de uma década inteira, Salvador (3º maior município do país, atrás apenas do Rio e São Paulo), corre sério risco de apagões nos transportes se não for tomada providência urgente! A capital baiana tornou-se a 3ª maior cidade brasileira e com a ausência do METRÔ e só o VLT na Avenida Paralela na Rótula do Abacaxi (entre Salvador e Lauro de Freitas) não é o suficiente! Salvador precisa também de ganhar o MONOTRILHO ao lado de São Paulo e Manaus, para suprir/compensar essa demanda, afinal, como não foi feito o que deveria ter sido feito lá atrás, hoje só o MONOTRILHO poderá evitar esses constrangimentos aos turistas durante as Confederações-2013 e a Copa-2014.