Não está disponível ainda nas imagens de divulgação do projeto, mas a solução que os projetistas estão elaborando para facilitar o deslocamento dos pedestres é da implantação de elevadores nas extremidades dos viadutos. A ideia é que o pedestre ou o ciclista possa acessar os elevadores e fazer a travessia por cima do viaduto, onde haverá espaço para o ciclista no elevador, mesmo sem ciclovia. Os elevadores ficarão ao lado dos pilares de sustentação nas duas extremidades, mas apenas em um dos lados. Além dele, haverá também uma escada.
“Não havia sentido a gente fazer ciclovia em cima dos viadutos se as ruas do entorno não dispõem de faixa para ciclistas. Não haveria como fazer essa ligação”, justificou o secretário executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo. Para os pedestres que caminharem ao longo das calçadas da Agamenon, a travessia nos cruzamentos será por baixo dos viadutos. Pelo projeto nenhum pedestre vai colocar o pé na avenida nos deslocamentos de um lado a outro da via onde há viaduto.
Ao descer do elevador, a opção será acessar as pistas locais que deverão estar sinalizadas com faixas. “Eu espero que dê mais conforto para o pedestre. A passarela geralmente é extensa e na prática as pessoas não usam”, afirmou a estudante Valéria Soares de Lima, 21 anos. Menos esforço é tudo o que a aposentada Maria da Conceição Pires, 67 anos, espera. “Se for para cansar menos eu acho que vai ser bom. É muito difícil atravessar a Agamenon. Espero que fique melhor assim”, disse.
A logística de conciliar a construção dos viadutos e do corredor exclusivo de ônibus com o trânsito diário ainda não foi definida. Somente com o resultado da licitação a empresa vencedora terá três meses para realizar o estudo. Segundo o secretário executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, a proposta é realizar cerca de 40% da obra no horário noturno. “Além disso, a proposta é usar estruturas pré-moldadas para agilizar o andamento da obra”, afirmou.
A expectativa é que as obras comecem a ser executas até maio. “A gente espera que as obras estejam concluídas para a Copa das Confederações”, afirmou Flávio Figueiredo. Mesmo com um estudo de tráfego, a previsão será de caos duplicado. A avenida é ponto de ligação para os quatro cantos da cidade e as vias do entorno já são engarrafadas. A ideia é que as obras dos viadutos sejam feitas simultaneamente com as do corredor exclusivo de ônibus. A licitação sai em fevereiro.
Não tinha visto esse post e falei justamente no anterior sobre a previsão de elevadores e espaço para pedestre nos viadutos.
Bem, se há uma solução agilizar a construção, deve ser utilizada, pois realmente as vias do entorno já complicadas terão situação piorada e se já há previsão para começar o corredor Norte/Sul no trecho da Agamenon onde serão feitos os viadutos, é melhor fazer conjuntamente para que a situação ruim não dure muito. Antes uma situação péssima, mas de pouca duração a um período ruim com os viadutos e outro seguinte com a construção do corredor que deverá ter menos impactos na via, pois se as plataformas forem sobre o canal com as faixas próxima a este, só na ativação nas proximidades é que vai ter problemas como há ocorre no Leste/Oeste com a desativação de uma parada.
G O S T E I
Cidadãos Pernambucanos é muito simples, lutar por um metrô como em todas as capitais civilizadas do mundo, bem como, ciclovia e faixa. Energias alternativas, verdes, renováveis,etc.
O problemas é que os gestores públicos não podem enfrentar os finaciadores de campanhas políticas, que as empresas de ônibus.
Metrô de superfície e ciclovia.
Básico!
Fábio Leão
Esses viadutos da Avenida Agamenon Magalhães, não vai resolver o problema dos engarrafamentos, só vai piorar a vidas dos transeuntes no entorno do parque Amorim e da Rua Dr. Bandeira Filho, tendo em vista, que o governo não tem nenhum projeto para Av. Rosa e Silva, Rua da Hora e Rui Barbosa e Joaqui Nabuco, vai apenas chuver no molhado. O projeto do governo estar incompleto, estão fazendo apenas arremedo.
24/01/12
Crea-PE e CAU-PE realizam hoje mesa redonda para discutir mobilidade urbana na RMR
Com a aproximação da Copa do Mundo em 2014, Pernambuco precisa melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana no Estado para receber o evento. Uma das soluções apresentada pelo Governo do Estado recentemente foi a implantação de quatros novos viadutos que vão cruzar a Avenida Agamenon Magalhães e um elevado sobre o canal Derby-Tacaruna. Segundo o Governo, essas obras reduzirão o caos do trânsito no Recife. Por outro lado, o possível erguimento dessas obras está sendo alvo de muitos questionamentos e críticas pela sociedade que não foi consultada e será afetada, principalmente, aqueles que terão que ser desapropriados de seus imóveis
Crea-PE e CAU-PE realizam hoje mesa redonda para discutir mobilidade urbana na RMR
24/01/12
Com a aproximação da Copa do Mundo em 2014, Pernambuco precisa melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana no Estado para receber o evento. Uma das soluções apresentada pelo Governo do Estado recentemente foi a implantação de quatros novos viadutos que vão cruzar a Avenida Agamenon Magalhães e um elevado sobre o canal Derby-Tacaruna. Segundo o Governo, essas obras reduzirão o caos do trânsito no Recife. Por outro lado, o possível erguimento dessas obras está sendo alvo de muitos questionamentos e críticas pela sociedade que não foi consultada e será afetada, principalmente, aqueles que terão que ser desapropriados de seus imóveis.
Por este motivo, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em conjunto com o Conselho de Agronomia e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) realiza, hoje, às 19h, no auditório da sede do Crea-PE, uma mesa redonda com a participação do Governo do Estado e a população. O objetivo é discutir soluções que sejam de consenso entre o Poder Público a sociedade, que apresentarão informações e opiniões diferentes sobre a construção desses viadutos e dos elevados.
Estão entre os convidados a Prefeitura da Cidade do Recife, as Secretarias Estaduais da Casa Civil, da Imprensa, das Cidades, dos Transportes, além do Tribunal de Contas do Estado e da União e dos Ministérios Públicos Federal e Estadual.
Os viadutos transversais à Avenida Agamenon Magalhães serão nos cruzamentos com da Rua General Joaquim Inácio – Rua do Paissandu, Av. Rui Barbosa com a Rua Fernandes Vieira, Rua Dom Bosco com a Rua Joaquim Nabuco e Parque Amorim – Rua Bandeira Filho. Já o elevado terá 2,2 quilômetros de extensão, com seis faixas (três em cada sentido) e o trajeto será do Hospital Português até a Rua Buenos Aires, no Bairro do Espinheiro, transversal à Agamenon Magalhães. Além disso, terá 12 metros de altura e 26 metros de largura.
Serviços:
Quando: 24 de janeiro
Hora: 19h
Local: Auditório do Crea-PE, na Avenida Agamenon Magalhães, nº 2978, Espinheiro – Recife
Leonardo Raboni
Senhores Gestores: Governador do Estado de Pernambuco e Prefeitos das cidades do Recife e Olinda; Deputados e Senadores…Vocês realmente querem solucionar o caótico trânsito da Av.Agamenon Magalhães sem precisar desapropriar pessoas, degradar e desvalorizar bairros nobres? Se a resposta for SIM, então desde já se mobilizem junto as Prefeituras do Recife e Olinda, Governo do Estado e Governo Federal no intuito de obter a aprovação e liberação de verba para a construção de uma GRANDIOSA,OUSADO e MEGA PONTE de design arrojado e futurista que ligará o bairro de Brasília Teimosa, zona sul do Recife até o Complexo de Salgadinho, em Olinda.
A HIPER/MEGA PONTE COM ALÇAS solucionará definitivamente os grandes engarrafamentos de veículos que vão dos bairros do Pina, Boa Viagem, Piedade, Candeias e Barra de Jangada em direção ao Centro do Recife, Avenida Norte, Santo Amaro e a cidade de Olinda, sem precisarem passar pela congestionada e caótica Agamenon Magalhães.Essa ponte será alta o suficiente para circularem por baixo grandes navios/transatlânticos, a mesma deverá ser erguida sobre às esculturas de Brennand, entrada do Porto até o Complexo de Salgadinho, em Olinda.
Sabemos que a construção dessa imponente e importante obra de engenharia requer tempo e dinheiro,com certeza não ficará pronta até a copa de 2014, porém será sem dúvida a melhor e definitiva solução para a problemática Agamenon.
Nós pernambucanos somos conhecidos como um povo guerreiro, revolucionário, inovador e determinado. É só querer e fazer!