Depois que o governador Eduardo Campos bateu o martelo na definição do modal para o corredor da BR-101, também chamado contorno do Recife, definindo o modelo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), entra em cena uma nova discussão sobre o Veículo Leve sobre Trilho (VLT). E Porque não?
Quase no fim do segundo tempo, eis que a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – Metrorec decidiu trazer à tona o projeto idealizado para a BR 101, apartir do VLT. Na verdade, o projeto já existia. Não sei, ao certo, porque eles ficaram tão quietinhos enquanto os empresários de ônibus ganhavam espaço na definição dos três corredores de tráfego: BR-101, Norte/Sul e Leste/Oeste.
Foram meses para o governador decidir se o monotrilho entraria nos corredores exclusivos de transporte público de massa.Mas o VLT não aparecia nas possibilidades, a não ser para a Estação de Cajueiro Seco ao Cabo de Santo de Agostinho e em Suape.Até mesmo o que se pensava inicialmente do VLT na Agamenon Magalhães acabou caindo no esquecimento.
Pois bem, no último dia 26 de setembro, o secretário das Cidades, Danilo Cabral recebeu a visita, por meio do Sindicato dos Metroviários, do gerente regional de manutenção da CBTU-Metrorec, Bartolomeu Carvalho, que apresentou slides, vídeos e plantas de toda extensão que vai da Estação de Cajueiro Seco até o Terminal da Macaxeira.
Na apresentação, o secretário das Cidades, Danilo Cabral e o executivo de Mobilidade, Flávio Figueiredo, questionaram o motivo pelo qual, a CBTU não fez essa apresentação há mais tempo. Bartolomeu afirmou que todo traçado do BRT, apresentado pelo PROMOB, foi copiado do projeto original já apresentado pela CBTU no PPA (Plano Plurianual) 2012-2015, do governo federal. Pode até ser, mas parece não ter sido o suficiente.
Agora existem pelo menos dois fortes fatores para reverter o que já foi, em tese, definido: o tempo e uma nova decisão política. Mas nada que não possa ser feito.
Espero que o nosso governador Eduardo Campos se sensibilize e não adote o modal rodoviário como solução para um caos urbano causado justamente pelo rodoviário.
Isso sim seria uma verdadeira evolução no transporte público da rmr… esse trânsito de hoje está um caos… um vlt até a macaxeira beneficiaria milhares de pessoas, só da UFPE nem se fala… estudantes indo de trem pra faculdade seria realmente um sonho
Excelente projeto! Tomara que o Governador Eduardo Campos abrace essa ideia e tire do papel,confio muito no homem solidário que ele é com a população do nosso estado.Vamos lutar para dar certo.Parabéns aos que fazem a CBTU – METROREC.
Maria, não confie muito no governador não! O lobby dos empresário de ônibus é fortel em cima do governador, e com ajuda de um certo jornal aí , no qual não posso revelar o nome, vive postando notícias, de forma indireta, contra o projeto do VLT e Monotrilho, dizendo que o melhor modal é o rodoviário (o que é uma mentira).
Parabéns ao blog do Diário de Pernambuco pela essa matéria!
Se tomarmos como parâmetro o viaduto de Olinda,até hoje inacabado, podemos esperar essas obras para o ano 2500!!
Maria Ivanise, eu também espero que o governador abrace a idéia e a tire do papel, mas solidário com a população, isso passa longe.
O Estado de Pernambuco é o campeão brasileiro de violência contra a mulher, tem uma das justiças mais lentas do país, um machismo exarcebado. O governador é sim muito fanfarrão, embora eu reconheça os méritos na construção das UPAS, mas inaugura sem médicos.
Solidário ele foi apenas com a mamãezinha dele com seu nepotismo ridículo. Ausentar-se do Estado e gastar nosso dinheiro para a mãe ser escolhida Ministra do TCU e abafar qualquer escândalo do governo dele que vá parar lá; isso não é solidariedade; é consciência pesada de tanta mentira. E eu ainda cometi o grave erro ter ter reeleito o tucano do bico vermelho.
Enquanto esta politicagem, que infelizmente so prestigia os empresarios de transporte coletivo funcionar desta forma, nunca teremos um avanço significativo // São Paulo só é que é hoje devido ao metro e os treens urbanos que lá existem.
Poderiamos sim ter um VLT até a Macaxeira e lá Atè Abreu e Lima, e sem muitas desapropriações.
Pensem nisso.
Só acredito na melhora do sistema de transporte público quando tiverem coragem de acabar com o monopólio das linhas da regiao metropolitana do grnde Recife.Sao mais de 380 linhas nas maos de uns poucos empresários. Sem concorrencia só quem perde é o consumidor e só quem lucra é o empresário.
Aos que reclamam, vocês são chamados de SOCIEDADE que, tem seus representantes nos poderes legislativo!
Cobrem de seu candidato eleito, inclusive aos que votaram em inúmeros empresários de empresas de ônibus, onde temos até deputado federal!
2012 tá chegando!
O velho poder economico…
Quem constrói? Quem fará a manutenção Quem são os donos das empresas de ônibus?
São os mesmos que financiam as campanhas.
O secretário sabe que o VLT é a solução, mas vai arriscar ir contra os interesses destas pessoas? deve haver da população a devida pressão. Imaginem o tempo de viagem. A manuteção do sistema? o VLT é sistema de primeiro mundo, mas o pensamento de mobilidade é de terceiro.