Saiba o que fazer para dar passagem a veículos de socorro

 

O motorista está preso no congestionamento. De repente, surge no retrovisor uma ambulância em busca de passagem com os sinais visuais e sonoros de emergência ligados. O que fazer? O correto, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é pegar a faixa da direita e liberar a da esquerda para o socorro chegar o quanto antes em seu local de destino.

O condutor também pode ultrapassar o sinal vermelho para dar passagem ao veículo de emergência, caso tenha condições seguras de fazer a manobra. Segundo a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social (Urbes) de Sorocaba, o motorista não será multado se for flagrado pelo agente de trânsito.

Em casos extremos, quem está na direção de um automóvel pode acessar a calçada ou o canteiro central. A manobra, de acordo com a Urbes, deve ser feita de forma momentânea e não pode causar risco ao pedestre.

A Urbes dá algumas dicas para encarar uma situação emergencial no trânsito e liberar o fluxo. A primeira é deixar livre a passagem das ambulâncias ou das viaturas policiais pela faixa da esquerda e seguir pela direita. Já o pedestre, ao ouvir o alarme sonoro, deve aguardar no passeio e só atravessar a via quando o veículo já tiver passado pelo local.

Saída pela direita

O uso de dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente só poderá ocorrer quando da efetiva prestação de serviço de urgência. A prioridade de passagem na via e no cruzamento deve ser feita com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança.

A atitude de quem está na faixa da esquerda e joga o veículo em direção à calçada ou ao canteiro não é a mais correta. Segundo o chefe de seção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Claudinei Leite Camargo, 36 anos, esse tipo de manobra só prejudica a passagem das ambulâncias. “Os nossos veículos são grandes e geralmente nós somos obrigados a passar bem perto dos demais carros para seguir o caminho”, diz.

Além das ambulâncias, a prioridade no trânsito é dada aos veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento. A lista inclui os automóveis de polícia, fiscalização e de operação de trânsito. Esses carros também gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os condutores devem deixar livre a passagem pela faixa da esquerda. A medida precisa ser tomada quando os dispositivos visuais e sonoros estiverem acionados. Camargo explica que o motorista de Sorocaba tem melhorado a conduta no trânsito, mas é preciso aperfeiçoar o comportamento diante de uma situação de emergência. “A população precisa entender que cada segundo é importante na tentativa de socorrer o paciente ou a vítima em busca de atendimento”, comenta.

O motorista Reginaldo César Pacheco, 43, trabalha há quatro anos como condutor da ambulância do Samu. Segundo ele, é comum o tráfego não ser liberado na pista da esquerda em situações de emergência. “Tem gente que não sai da frente e daí sou obrigado a parar”, diz. “Não faço manobras extremas para tentar fugir do congestionamento porque posso colocar em risco a segurança da equipe e do paciente”, completa.

De acordo com Pacheco, a junção das avenidas Afonso Vergueiro e General Osório é um dos pontos mais complicados do trânsito de Sorocaba. “A passagem nesse local em situação de emergência precisa ser gradativa e com cautela para evitar uma batida com outros veículos”, diz. O condutor inclui na lista os cruzamentos da rua Padre Luiz e a região da praça Lions.

O mesmo discurso é compartilhado com o 1.º sargento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba Lair Inocêncio Alves Júnior, 49, com quase três décadas dedicadas à profissão. Segundo ele, os motoristas sorocabanos têm dificuldade para liberar o acesso às viaturas de emergência. “Já ouvi várias vezes que a minha pressa no trânsito é porque estou indo jantar”, diz. “Mas é bom deixar claro que o carro do Corpo de Bombeiros só sai para atender alguma ocorrência e não vai ao supermercado fazer compras”, completa.

Lair Júnior ressalta ainda a existência da sinalização de solo nas vias públicas. Em frente ao Corpo de Bombeiros de Sorocaba, no Jardim Santa Rosália, há uma pintura quadriculada na cor amarela para evitar a parada dos automóveis. “Esse espaço é reservado caso haja uma saída de emergência ou seja necessário uma manobra dos nossos veículos, mas quase nunca essa sinalização é respeitada”, diz o 1.º sargento.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


 

2 Replies to “Saiba o que fazer para dar passagem a veículos de socorro”

  1. Ultrapassar sinal vermelho pode se o guardar o ver, pois, espera-se, dispensará a multa e é até obrigação dele liberar/interromper o fluxo de vias para permitir a passagem da ambulância.
    Agora, o que dizer de avançar sinal vermelho com fiscalização eletrônica, normalmente não se tem agentes por perto destes? Nessa situação, você cumpre com o dever maior de valorizar a vida, mas pode ser presenteado com uma bela dor cabeça – ser autuado e esta ser muito trabalhosa para provar que não foi feita por abuso.
    Quando a ambulância sai na foto, colada a você, ou também é autuada tempo depois, é possível obter prova, claro, desde que você pegue, pelo menos, a placa, local,dia e horário do fato, para administrativamente, se não cancelarem antes o registro já que estes veículos de emergência não pagam multa em situação de socorro, pedir confrontamento de dados.
    Todavia, se não houver autuação da ambulância, ela pode passar pelo sinal já aberto, você vai ter que buscar registro com o responsável pela ambulância para provar que houve um acionamento dela no dia e passou naquele horário na via onde ocorreu a autuação. É o tipo de situação que o órgão de trânsito está pouco se importando como você vai juntar provas e tempo perdido para recorrer. Se fizeram o favor de liberar a ausência de informação sobre a existencia de fiscalização eletrônica – aqui já não informavam isso naquelas instaladas para faixa de pedestre – afora outras como as lombadas bandeiras por exemplo, é de se pensar duas vezes antes de avançar sinal vermelho e já percebi isso em vias onde há a fiscalização – alguns optam por subir a calçada ou ir mais para o lado, mas não avançam ou cria uma certa tomada de tempo para o sinal abrir.

  2. Boa noite.Qual lei me ampara no avanço de sinal vermhlho pra dar passagem à uma viatura em serviço de emergencia?
    e se eu causar um acidente como fica?
    Quem assume?
    Obrigado.