Começam as obras de mais duas estações no Corredor Leste Oeste

A Secretaria das Cidades inicia nesta terça-feira, as obras de mais um trecho do corredor exclusivo de ônibus Leste Oeste. A intervenção irá contemplar a construção de duas estações, sendo a primeira em frente ao Supermercado Extra e a segunda em frente ao Conjunto Residencial Jardim Primavera, na Avenida Caxangá. O eixo Leste Oeste faz parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB), responsável pela implantação de 100 km de corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), na Região Metropolitana do Recife, que serão entregues até o final de 2013.

Com o início de mais esta etapa, as paradas 08 e 14 serão desativadas alterando o ponto de embarque e desembarque de 21 linhas de ônibus. Em ambos os casos, as paradas provisórias serão fixadas nas calçadas da via, próximas aos pontos que estarão em reforma. O trânsito para o tráfego misto continuará funcionando.

Os passageiros serão informados das mudanças por meio de cartazes fixados nos ônibus e nas paradas desativadas. Divulgadores também estarão no trecho em que a mudança será realizada distribuindo folhetos. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, pelo telefone 0800 081 0158.
Histórico:A obra do Corredor LesteOeste está sendo executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix e teve início com a construção das primeiras duas estações em frente ao Caxangá Golf Club, essas duas estações serão finalizadas em julho. Essas estações receberão todos os passageiros que circularão no local e substituirão as paradas de ônibus de toda a Avenida Caxangá. As estações terão 35 metros de comprimento e 3,6 metros de largura.
Corredor Leste-Oeste: Com uminvestimento de R$ 145 milhões (PAC COPA e Tesouro Estadual), o corredor será responsável pelo transporte de cerca de 126 mil passageiros/dia no trecho que vai da Praça do Derby (em Recife) até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá. Com 12,3 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101.
Segue o abaixo detalhamento da operação.

Lista das linhas envolvidas na mudança:
020 – Candeias / Dois Irmãos
303 – Curado II / Caxangá (BR-232)
330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
432 – CDU / Várzea
431 – Cidade Universitária
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
469 – Camaragibe / CDU
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU

Lista de paradas provisórias a serem implantadas:

Estação 8 (Próximo ao Supermercado Extra)

1.Sentido cidade/subúrbio – em frente ao Supermercado Extra
Linhas:
330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
432 – CDU / Várzea
431 – Cidade Universitária
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU

2. Sentido subúrbio/cidade – em frente a Assembleia de Deus
Linhas:
330 – Casa Amarela / CDU
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
431 – Cidade Universitária
432 – CDU / Várzea
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU

Estação 14 (Próximo ao Conjunto Residencial Jardim Primavera)

1.Sentido cidade/subúrbio – em frente ao Caxangá Golf Club

2. Sentido subúrbio/cidade – em frente ao Bar da Cabidela

Linhas:
020 – Candeias / Dois Irmãos
303 – Curado II / Caxangá (BR-232)
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
469 – Camaragibe / CDU
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby

 

Fonte: Secretaria das Cidades

3 Replies to “Começam as obras de mais duas estações no Corredor Leste Oeste”

  1. Esse corredor vai a passo de tartaruga. As duas já em construção agora dão sinais que a estrutura de acomodação dos passageiros está sendo implantada e vai completar um ano.

    Um blog de Camaragibe questiona o porquê de até então nada ocorrer nesta cidade e pelo visto vai demorar, até porque pelo que vi do projeto básico v.2 disponível na net, terão que construir uma via paralela a principal para viabilizar o corredor e não prejudicar o tráfego misto que é grande.

    Ainda, acredito que essa demora nas obras se dá pelo aguardo de medidas de alguma ente do governo, pois onde serão feitos os elevados e o túnel, árvores serão derrubadas, sinais precisarão ser deslocados, o tráfego misto terá que ser desviado em parte para outro local, logo não é tão simples e como se vê, a medida que as novas estações entram em construção, o tráfego misto vai piorando já que receberá os ônibus cortando de um lado para o outro para fazer embarque/desembarque.

  2. VLT também para os corredores do Recife. Este sim é que açao para soluçao do transporte nas cidades brasileiras.
    Este caminho que vc anuncia para Av. Caxangá e outras, em seu blog nao é soluçao é apenas um pauliativo com o agravante de ser caríssimo.

    Vamos tirar o chapéu para a notícia a seguir:

    Veja como vai ficar o centro do Rio com bonde moderno

    Edital para construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será lançado em agosto e obras devem começar em 2013

    Carla Falcão, iG Rio de Janeiro | 14/05/2012 13:22:13- Atualizada às 14/05/2012 17:46:13

    Texto:

    Uma das estrelas do Porto Maravilha – programa de revitalização da zona portuária da capital fluminense – o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), orçado em R$ 1,1 bilhão, está mais próximo de sair do papel e chegar às ruas do centro da cidade. Na última semana, foi aprovada pelo governo federal a liberação de R$ 500 milhões em recursos do Orçamento Geral da União (OGT).
    Foto: DivulgaçãoVLT deverá interligar estações de metrô, barcas, rodoviária e aeroporto
    Para garantir os R$ 600 milhões restantes, serão abertas no início do próximo mês audiência e consulta públicas a fim de preparar a licitação para escolha da concessionária responsável pelo projeto. O edital deverá ser lançado até agosto.

    “Já temos os estudos de viabilidade, o cronograma e todas as autorizações exigidas para começar as intervenções necessárias na região. O início da contratação das obras está previsto para janeiro de 2013”, afirma o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Jorge Arraes.

    O veículo leve contempla não só a região do Porto, como também parte considerável do centro da cidade. Pontos de grande ciculação, como a Avenida Rio Branco, a Cinelândia e o aeroporto Santos Dumont, também receberão estações do novo bonde, como mostram imagens inéditas que o iG conseguiu.

  3. Arnaldo Arruda,

    caso você não saiba, aqui na região metropolitana o VLT será empregado em substituição aos trens a diesel numa variante maior.
    A implantação de um sistema VLT é mais cara que a de um BRT/TRO dependendo do tipo de VLT, pois este é um termo genérico. O piso tem que receber preparo para suportar a carga bem como os trilhos, logo não difere dos ônibus. O VLT ainda tem problema com inclinações por ser um veículo sobre trilho, então não pode ser aplicado em todo local e se precisar subir alguma coisa, terá que empregar velocidade maior e a rampa deverá ser mais longa para garantir a inclinação suportável. Me admira o Rio implantar um VLT em pontos por onde pedestres passam e em trechos de tráfego misto. Lá o povo deve respeitar mais veículos sobre trilho, pois aqui o vemos é gente atirando pedras no trem a diesel bem como veículos e pessoas ignorando a preferência.
    Outra, dotar a Caxangá – Leste/Oeste – de VLT pela observância dessa via, precisaria que os trilhos ficassem em nível mais alto que o tráfego misto, pois quando chove é comum a via alagar, afora outros pontos como a Benfica por exemplo. VLT tem componentes em nível mais baixo que estariam mais vulneráveis aos alagamentos, diferente dos ônibus que sem muito problema conseguem enfrentar até 0,5m de água.
    O povo fala em adotar isso ou aquilo como algo supostamente melhor, mas nem sempre a topografia, eficiência do sistema de águas pluviais, respeito da população viabilizam. Se diz que o VLT tem uma vida maior, pode agregar mais vagões, etc, mas as empresas de ônibus são obrigadas a renovar a frota ao cumprir um determinado período, há ônibus bem mais confortáveis que VLT e maiores também – biarticulados. Caso não tenha ainda visto, o VLT que entrará no lugar dos trens a diesel tem poucos assentos para os passageiros, logo é transporte para a grande maioria ficar em pé. Quem imagina transporte público melhor como maior facilidade de ir sentado cairá do cavalo, ainda mais no VLT e esse do Rio, por ser estreito, não deve ter muitos assentos se for para transporta mais pessoas. A vantagem dele será mais pelo ganho de tempo já que o percurso corta caminho por onde veículos comuns não circulam.