Táxi: quem atendeu mal será punido

 

 

 

Os taxistas que não atenderam bem os foliões durante o carnaval estão na mira das prefeituras do Recife, Olinda e Jaboatão. As denúncias de irregularidades cometidas pelos motoristas nos dias de folia serão apuradas pelos órgãos de trânsito de cada município. No Recife e em Olinda, os condutores que, comprovadamente, não tiverem prestado o serviço adequadamente poderão ser penalizados com multa, advertência, suspensão ou até a cassação da licença para dirigir táxis. Foram registradas 555 denúncias contra esses profissionais no Recife, Olinda e Jaboatão.

No Recife, a CTTU registrou 46 denúncias contra taxistas que se recusaram a pegar passageiros ou operaram com o taxímetro desligado. O desrespeito ao usuário também foi uma reclamação recorrente. Como choveu durante quase todo o carnaval, muitos motoristas negaram corridas a foliões apenas para não molhar o interior do veículo. Segundo a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa, ainda no sábado, o sindicato da categoria foi procurado para evitar que os problemas se prolongassem até o fim do carnaval. “Pedimos para eles conversarem com os profissionais e ameaçamos abrir a concessão”, revelou.

Na próxima segunda-feira, a CTTU vai começar a convocar os taxistas que foram denunciados para apurar as reclamações. Um inquérito administrativo será aberto para que as devidas punições sejam aplicadas. O prefeito João da Costa prometeu conversar com o sindicato da categoria e com os gestores de Olinda e Jaboatão para investigar as denúncias e tentar  evitar transtornos aos passageiros durante eventos de grande porte. “O Recife tem 6 mil táxis. Durante os dias normais, essa frota dá conta. Mas nos grandes eventos, temos enfrentado problemas. A gente pode tentar manter o convênio com Olinda e Jaboatão nos fins de semana e nos eventos maiores. Outra solução seria abrir as concessões e permitir que mais táxis façam parte da frota”, declarou João da Costa.

Em Olinda, foram contabilizadas 500 denúncias contra taxistas, a maioria de motoristas que recusaram corridas com trajetos pequenos e que queriam operar com preço fechado, sem taxímetro. Como, durante o carnaval, os três municípios firmaram convênio para reforçar as frotas em cada um deles, a prefeitura está concluindo um levantamento para saber quantos dos denunciados estão cadastrados em Olinda. Eles poderão ser multados em até R$ 2 mil ou ter o termo de permissão cassado. A Prefeitura de Jaboatão registrou apenas nove denúncias e prometeu apurar todas.

O presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Pernambuco, Everaldo Menezes, disse que todos foram orientados para atender bem os passageiros. “Os órgãos de trânsito terão que ter provas das irregularidades. Os que agiram incorretamente terão que responder pelos seus atos”, disse.

Folia com menos acidentes e mortes

 

 

Diario de Pernambuco

Por Raphael Guerra

 

As campanhas de conscientização junto aos motoristas para não beber ao pegar as estradas surtiram bons resultados no estado neste último carnaval. Nos cinco dias de folia, foram 112 acidentes contabilizados pela Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF/PE). No carnaval do ano passado, houve o registro de 179 acidentes, com 12 mortes. O balanço geral, com os números consolidados, será divulgado na manhã de hoje, mas a PRF antecipou que contabilizou três mortes em um único acidente com motos, em Belo Jardim, no Agreste pernambucano.

E não houve trégua para os motoristas nos principais focos de folia entre Recife e Olinda. Balanço parcial divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) apontou que 5.704 motoristas foram abordados nas blitze realizadas pela Operação Lei Seca. Destes, apenas dez foram autuados em flagrante por estarem embriagados. O número de carros apreendidos não foi divulgado. Para dar conta das fiscalizações 24 horas por dia, quatro equipes se reverzaram.

O número de feridos em acidentes também caiu, segundo balanço parcial da PRF. Neste ano, até a madrugada de ontem, 85 vítimas. No ano passado, foram 100. Nas blitze realizadas nas estradas, 4.261 veículos foram fiscalizados. Policiais rodoviários federais aplicaram 655 multas. Pelo menos seis pessoas foram presas por apresentarem nível de teor alcoólico no sangue. Também tiveram as carteiras de habilitação apreendidas. Em 2011, no mesmo período, foram 19 prisões em flagrante.

Fatal

As três mortes nas estradas registradas no carnaval foram numa colisão frontal entre duas motos, na BR-232, Km 188, na noite da última terça-feira. De acordo com as investigações realizadas no local, Luiz Carlos dos Santos Mendes, de 25 anos, que conduzia uma moto, teria perdido o controle do veículo. A moto bateu em outra que era conduzida por João Batista da Silva Marques, 44. Uma mulher, de identidade desconhecida e aparentando cerca de 30 anos que estava na garupa da moto de Luiz Carlos, também foi atingida pelo impacto. Os três morreram na hora.

Saiba mais

Balanço parcial carnaval

Polícia Rodoviária Federal (PRF-PE)

2012

112 acidentes
3 mortes
85 feridos
4.261 veículos fiscalizados
655 multas
6 prisões por embriaguez

2011

179 acidentes
12 mortes
100 feridos
2.786 veículos fiscalizados
1.278 multas
19 prisões por embriaguez

Operação Lei Seca – SES

5.704 motoristas abordados em blitze
392 motoristas multados
5.718 testes de alcoolemia realizados
10 condutores autuados em flagrante

O trânsito é uma ciência humana

 

Paris irá testar uma nova medida para aumentar a segurança dos ciclistas que a cada dia mais se multiplicam pela cidade. Quem estiver de bicicleta não irá precisar parar em determinados cruzamentos semaforizados. Em outras palavras, na cidade luz, quem estiver de bicicleta será permitido por lei a fazer o que todo ciclista mundo afora faz, avançar o sinal vermelho em nome da própria segurança.

A medida é uma maneira de aumentar a segurança dos ciclistas, e não há nenhuma contradição na idéia. Ciclistas circulam pelas cidades em um universo próprio, fortes demais perante o pedestre, frágeis demais diante dos motorizados. Uma cidade que pensa nos ciclistas e na sua segurança precisa incorporar um pouco da lógica de circulação da bicicleta.

De acordo com as autoridades de trânsito parisiense, permitir que os ciclistas avancem no semáforo vermelho irá garantir maior fluidez para as bicicletas e evitará que se forme um grande massa de ciclistas saindo ao mesmo tempo junto com os carros.

A verdade é que, apesar do que diz a legislação de trânsito, ciclistas não gostam de sinal vermelho e em nome da própria segurança muitas vezes desrespeitam as convenções semafóricas. Dois motivos simples justificam a iniciativa, evitar a “largada” junto com os carros e também buscar pedalar em paz no quarteirão seguinte.

Dito de outra forma, um ciclista consciente ao avançar o sinal vermelho evita a ameaça de veículos motorizados arrancando em velocidade e ao mesmo tempo consegue circular um trecho depois do cruzamento sem ter que lidar com os motorizados. Tudo isso ainda mantendo o momento, isso é, maximizando a própria energia.

Uma animação explicativa, ajuda a entender a importância da conservação de movimento para o ciclista. E além disso, deixa claro que pela dinâmica da bicicleta, é perfeitamente seguro que ao invés de respeitar a indicação de parada obrigatória, como os veículos motorizados, o ciclista deve dar a preferência.

 

Fonte: Do Blog Transporte Ativo – http://blog.ta.org.br/

Nova enquete: O que é preciso para melhorar a integração da bicicleta com o metrô?

Ainda estamos longe de uma integração ideal, mas com certeza o uso da bicicleta como veículo e não apenas como instrumento de lazer e esporte deve apontar para uma nova perspectiva de integração dos modais. As estações do metrô Recife ainda não dispõem de bicicletários, embora estejam previstos para os novos terminais de integração. Também não dispomos de uma linha cicloviária eficiente, mas contradizendo tudo isso, o fato é que a bicicleta é usada como veículo de transporte por grande parte da população, mas poderia ser muito mais. Depende não apenas de um novo olhar, mas também de exigirmos que os projetos de mobilidade levem a bicicleta a sério. Aproveite e vote na enquete do blog: o que é preciso para melhorar a integração da bicicleta com o metrô.

Resultado da enquete: De quem é a responsabilidade da educação de trânsito?

 

Criticar e não fazer parte das discussões para solução dos problemas de trânsito não é a melhor forma de construir cidadania. O resultado da enquente do Blog Mobilidade Urbana com o tema: De quem é a reponsabilidade da educação do trânsito reflete a necessidade de participação da comunidade para cooperar e se fazer presente nas decisões.

Um total de 76% dos votos apontam que a responsabilidade da educação do trânsito não é apenas dos órgãos de trânsito e da escola, mas também da comunidade. E isso, pode ser feito todos os dias. Educar é também dar o exemplo. Na pesquisa,  17% também consideram que o poder público e as escolas são os únicos  responsáveis no processo de educação.

E outros  7% acham que só os órgãos de trânsito deveriam assumir integralmente o papel de educar motoristas, ciclistas e pedestres a respeito das regras de trânsito. Ainda bem que é a minoria. A reponsabilidade, claro é de todos nós.

Alemão cria sistema de mobilidade urbana acessível pelo Smartphone

 

 

O conceito de mobilidade, apelidado de MO foi desenvolvido em colaboração com a organização ambiental Green City e.V. e da Universidade de Wuppertal; sob a direção da agência de design LUNAR de Munique, na Europa. O projeto é uma combinação flexível, acessível e sustentável dos sistemas de aluguel de bicicletas, transporte público local, e partilha de automóvel que tem como objetivo aliviar a tensão de se locomover na cidade.

Usando uma abordagem de design centrado no ser humano, o projeto também significa menos carros na rua, um ambiente mais calmo, estradas menos cheias e mais espaço para caminhadas, melhorando a qualidade de vida para todos.

Uma variedade de bicicletas (normal e elétrica, para trajetos mais longos), bike ​​de carga (para transporte de mercadorias) e carros podem ser acessados ​​em segundos, através do aplicativo para smartphones, que usa geo-localização para incentivar o uso espontâneo do sistema de mobilidade, mesmo em movimento.

O MO combina a mobilidade urbana com o anseio pela sustentabilidade e qualidade de vida. O sistema leva as necessidades dos usuários como ponto de partida. Matthis Hamann, um dos sócios-gerentes da LUNAR Europa, explica a abordagem subjacente: “Em primeiro lugar, o sucesso de um novo conceito de mobilidade depende da sua aceitação, ou seja, se o conceito atende às necessidades das pessoas e oferece-lhes uma solução adequada. É por isso que, desde o início, optou-se pelo que é conhecido como um processo de design ‘centrado no ser humano’. O primeiro passo foi olhar para a mobilidade dos alemães em geral e o povo de Munique, em particular. Então, nós começamos a analisar conceitos de mobilidade existentes e as tendências de mobilidade emergentes e, em seguida, começou a olhar para as motivações, necessidades e desejos das pessoas que estão em movimento no dia a dia.”

O projeto poderia ser implementado de forma barata e rápida e requer apenas uma quantidade moderada de infraestrutura (técnica/despesas). Sob a forma de um aplicativo de smartphone, ele se torna um serviço baseado em localização, que incentiva o uso espontâneo do sistema de mobilidade, mesmo em movimento.

O sistema utiliza incentivos positivos para encorajar as pessoas a tomar decisões mais sustentáveis​​: dependendo do meio de transporte que opta, o usuário coleta milhas pelas distâncias percorridas que depois podem ser resgatadas dentro do sistema. Mesmo quando ele usa a sua própria bicicleta, ele ganha pontos no “MO” sistema de milhas – e é assim recompensado.

Isso encoraja o comportamento ambientalmente consciente e, idealmente, dá ao usuário um incentivo para mudar seus hábitos em longo prazo.

Dirk Hessenbruch, da equipe de design, está otimista sobre o futuro: “As coisas têm que mudar – e eles também. Se as pessoas estão indo trabalhar, ir às compras ou fazer exercício: 80% de todas as distâncias percorridas na Alemanha são mais curtas do que 20 quilômetros. Ao mesmo tempo, mais de 50 % das pessoas usam carro – com todas as consequências que isso traz nas estradas e no ar. O MO aponta alternativas concretas e viáveis ​​que são baseados nas necessidades das pessoas, a palavra significa mobilidade para a cidade do amanhã “. Com informações do mo-bility.

Redação CicloVivo

http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/4293/alemao_cria_sistema_de_mobilidade_urbana_acessivel_pelo_smartphone/

Projeto reserva assentos para obesos em transporte coletivo

O Projeto de Lei 2999/11, em análise na Câmara, reserva assentos para pessoas obesas no transporte público coletivo. A proposta altera a Lei do Atendimento Prioritário (10.048/00), que já prevê a reserva para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e passageiros acompanhados por crianças de colo.

Segundo o texto, os veículos de transporte coletivo a serem produzidos após um ano da publicação da lei serão planejados de forma a facilitar o acesso das pessoas obesas, como já ocorre em relação às pessoas com deficiência. No caso dos veículos já em utilização, haverá prazo de 180 dias para as adaptações necessárias.

Restrição
O autor da proposta, deputado licenciado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), argumenta que a lei atual é restritiva por não incluir as pessoas obesas entre as que possuem mobilidade reduzida.

“Essa lacuna é injustificável. Pesquisas médicas estimam que a obesidade afeta quatro em cada dez brasileiros. Quando se atinge o patamar da obesidade mórbida, chega-se ao limite do peso suportado pelo organismo, com reflexos negativos para ossos e articulações e para a mobilidade da pessoa”, afirma o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PL 4427/01, que aguarda inclusão na pauta do Plenário.

 

Fonte: Agência Câmara

Carro movido a energia solar inicia 3ª etapa de sua volta ao mundo

 

 

O carro de corrida SolarWorld GT, construído por estudantes da Universidade de Bochum, na Alemanha, iniciou a terceira etapa de sua volta ao mundo. O automóvel elétrico, equipado com painéis fotovoltaicos, deve percorrer sete mil quilômetros em território norte-americano, de maneira totalmente limpa.

A viagem, chamada de Volta ao Mundo, inclui 29.251 quilômetros dos cinco continentes, percorridos em apenas 355 dias. Assim os jovens criadores do carro e do projeto pretendem entrar para o Guiness, Livro dos Recordes, com a distância mais longa percorrida em um carro solar.

Em sua primeira expedição, realizada ainda em 2011, o Solar World GT andou quase cinco mil quilômetros na Austrália e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos, o objetivo é concluir o trajeto de sete mil quilômetros, da costa leste ao oeste, em apenas 49 dias.
Depois disso os desafios serão a Europa e Eurásia.

O carro é uma espécie de prévia do futuro, com espaço para carregar dois ocupantes e design bastante diferente dos modelos tradicionais. Mesmo sendo movido pela energia do sol, a potência das placas instaladas no teto é de 823 watts, que permitem ao automóvel alcançar velocidade máxima de 100 km/h, com emissão zero.

Conforme publicado no site do projeto, os estudantes crêem que este trabalho faça parte de uma missão “capaz de despertar o interesse em energias renováveis e em todo o potencial que elas têm”. Além disso, a equipe se vê como um grupo de embaixadores para a mobilidade sustentável.

Redação CicloVivo

 

Bicicleta ganha mais espaço no sistema de transporte de São Paulo

São Paulo vai receber um sistema de compartilhamento com  três mil bicicletas espalhadas por 300 estações. O sistema será parecido com o que já existe no Rio de Janeiro, e também deve ser patrocinado pelo banco Itaú.

A localização das estações de compartilhamento será baseada no mapa das melhores rotas para circular de bicicleta organizado pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).

Outro detalhe é que as as estações serão pensadas para melhorar a integração com o sistema de trens, metrô e ônibus da cidade. Sensacional, não?

Isso só mostra que a bicicleta está sendo cada vez mais aceita na cidade de São Paulo, e o poder público cada vez mais atento para seus benefícios. É a força do pedal se ampliando cada vez mais!

Ao mesmo tempo em que ficamos sabendo da proposta deste grande projeto de compartilhamento de bicicletas, o ex-secretário estadual dos Transportes Metropolitanos e de Serviços e Obras da Prefeitura de São Paulo, escreveu um texto para quem quer ver uma cidade melhor e com mais mobilidade. Veja um trecho abaixo:

Andar a pé e de bicicleta trazem um novo padrão: ver a cidade em uma velocidade mais humana que nos permite enxergar e usufruir os inúmeros benefícios que ela tem. Pode estar começando uma nova Semana da Arte Moderna. A arte de ter uma cidade construída para nós.

É isso, não é? Então vamos seguir promovendo a bicicleta como meio de transporte e todos os seus benefícios para nós mesmos e para a cidade.

Fonte: Com adaptações do Blog Eu Vou de Bike