CTTU muda circulação de táxis no aeroporto

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) modifica hoje a circulação de táxis no Aeroporto Internacional do Recife Gilberto Freyre. O objetivo da ação é coibir a operação de veículos não credenciados na área de desembarque do terminal de passageiros, aproveitando o período de maior fluxo de pessoas que devem chegar à cidade para curtir do Carnaval. Com a implantação das placas, a expectativa também é melhorar a circulação dos veículos, sobretudo na área de desembarque de passageiros, no térreo.

A partir desta segunda-feira estão sendo instaladas novas placas de sinalização alertando sobre as restrições de deslocamento na área. A nova sinalização será afixada na entrada do Aeroporto, na Avenida Mascarenhas de Morais, e na bifurcação entre a área de embarque e desembarque. A área de embarque de passageiros no 1º andar continua livre para qualquer táxi que estiver deixando o usuário.

A companhia também promete intensificar a fiscalização com agentes de trânsito e de transporte, durante 24 horas, até a Quarta-feira de Cinzas. No Aeroporto do Recife existem 120 táxis credenciados para atender os usuários. Desses, 60 são do tipo comum e 60 especiais, que são aqueles que cobram antecipadamente, sendo um valor fixo estabelecido por Zona e Tráfego, enquanto o táxi comum roda pelo taxímetro.

Blitze: 24h durante o carnaval

Diario de Pernambuco

Por Tânia Passos

Os motoristas não terão trégua nesse carnaval. A Operação Lei Seca vai atuar em quatro horários: manhã, tarde, noite e de madrugada, do sábado de Zé Pereira até a quarta-feira de cinzas. Nesta semana-pré, a operação será alternada nos horários da manhã, tarde e noite. Ontem, duas operações foram montadas por volta das 16h30 na Avenida Agamenon Magalhães, nos dois sentidos, para tentar flagrar motoristas que se dirigiam para Olinda e os que estavam voltando da folia.

Com a blitz realizada nos dois sentidos, o trânsito no final da tarde ficou mais lento. De acordo com o coordenador executivo da Operação Lei Seca, o major André Cavalcanti, o raio de ampliação das blitze não será apenas por causa do horário gigante, mas também da melhoria da mobilidade das equipes com a aquisição de seis vans e seis guinchos.

O roteiro das blitze pode ser alternado de acordo com a intensidade do tráfego. “Se houver uma redução no fluxo, a gente entende que o ponto foi divulgado e nós mudamos o roteiro”, explicou. A preocupação em não vazar os pontos de abordagem é tanta que os membros que fazem parte da operação só são informados alguns minutos antes. Com as seis vans os pontos de fiscalização foram duplicados para 12.

Cada equipe é formada por quatro policiais militares, quatro agentes do Detran e três técnicos da Secretaria de Saúde. “A abordagem na pista é feita pelos policiais militares. São eles que trazem os condutores para fazerem o teste de alcoolemia no estande da Van e isso nos dar mais tranquilidade”, contou um agente do Detran, que não quis se identificar. Durante a operação, um guincho fica à disposição para transportar os veículos que forem apreendidos. E isso pode ocorrer, caso o veículo esteja em situação irregular ou se o condutor não estiver em condições de dirigir e no momento da abordagem não tiver nenhuma outra pessoa habilitada para levar o veículo. Os carros apreendidos são levados para o depósito do Detran.”Nós temos uma média de 150 abordagens por equipe e nossa expectativa é de aumentar o número de notificações”, revelou o major André.

Furo nos alertas das redes sociais

Driblar as redes sociais será uma das estratégias das equipes de fiscalização da Operação Lei Seca. Os informantes de plantão, que usam o Twitter e o Facebook para alertar os amigos dos pontos das blitze, terão mais dificuldade. Com as vans, a proposta é que as equipes ganhem mais agilidade e possam mudar de ponto de uma hora para outra. Antes, as equipes permaneciam em um único ponto até o fim da operação.

De acordo com o coordenador executivo da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, o fluxo de tráfego na via é determinante para a mudança de planos. Em alguns casos, no entanto, mesmo em pontos já conhecidos dos motoristas como é o caso da Avenida Agamenon Magalhães, a operação no local vem sendo mantida. “As pessoas avisam que a Agamenon já é conhecida, mas a experiência nos mostra que mesmo assim os flagrantes continuam”, afirmou.

Outro critério para definir os pontos de bloqueio é onde a incidência de acidentes automobilísticos é mais frequente. “A gente acompanha os pontos onde está havendo acidente com frequência para montar pontos de blitz”, afirmou o coordenador executivo da Operação Lei Seca.

Mesmo sabendo das blitze muita gente ainda prefere arriscar. O mecânico Roberto Carlos de Brito, 43 anos, conta que dirige há 25 anos e nunca foi multado. “Já fui parado uma vez, mas não tinha bebido. Acho essa lei um exagero. Eu dirijo hás 25 anos e sempre bebi. Nunca provoquei um acidente e nunca fui multado”. Com o reforço das vans, a expectativa é que as equipes consigam duplicar o número de pontos fiscalizados em uma noite. Isso significa também que as chances de ser pego em uma blitz são maiores.

“Infelizmente ainda tem muita gente que se arrisca, mas o rigor é grande e não há espaço para corrupção. Cada equipe tem profissionais de diferentes órgãos e todos ficam em um espaço bastante iluminado”, afirmou o coordenador executivo do Comitê contra Acidentes de Moto, o médico João Veiga. A média de abordagens é de 150 por dia, mas esse número pode aumentar ou cair dependendo das notificações. “Na verdade quando há um número maior de condutores infratores, o número de abordagens diminui porque se demora mais tempo para preencher o ato de infração, mas em compensação o número de notificações aumenta”.

Lei seca aumenta o cerco contra motorista infrator

Ficará mais difícil escapar das blitze da Lei Seca na Região Metropolitana do Recife nas prévias carnavalescas A operação ganhou um importante reforço para ampliar sua atuação nas ruas. Desde ontem as equipes passaram a contar com seis vans e seis guinchos que irão permitir uma melhor mobilidade das equipes em vários pontos simultaneamente. A expectativa é duplicar os atuais seis pontos de fiscalização. Com esse reforço os foliões-motoristas devem ficar atentos e optar pelo táxi, amigo da vez ou o transporte público se quiserem cair na folia e consumir bebida alcoólica. Motoristas com sinais de embriaguez estarão sujeitos a terem veículos guinchados e levados para o depósito do Detran.

“Atualmente, uma equipe cobre um ponto de abordagem por turno. Com as vans, nossa expectativa é cobrir dois ou três pontos. Assim, podemos ampliar o nosso raio de atuação”, explicou o secretário estadual de Saúde e coordenador da Lei Seca, Antonio Carlos Figueira. Os veículos disponibilizados para a operação também estão equipados com computadores portáteis, onde os agentes de fiscalização poderão fazer a notificação imediata das abordagens, verificação das condições legais do veículo e da carteira de habilitação por meio dos sistemas de informação do Detran. A multa por dirigir embriagado é de R$ 957,70.

Os seis caminhões-guinchos acompanharão as equipes para recolher os automóveis apreendidos durante a operação. Atualmente apenas um veículo cobre todas as blitze espalhadas na RMR. “Nós temos uma média de 150 abordagens por equipe e nossa expectativa é de aumentar o número de notificações”, revelou o major André Cavalcanti, coordenador executivo da Operação Lei Seca. Cada equipe dispõe de quatro policiais militares, quatro agentes de fiscalização do Detran e três técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. Os carros guinchados para o Detran poderão ser retirados após pagamento de multa. Desde o início da Operação Lei Seca, em de dezembro de 2011, 47.076 motoristas foram abordados em blitze e 3.941 deles foram multados por diversos tipos de infração.

Acompanhe o vídeo com o percurso do Galo da Madrugada

Confira o percurso do Galo da Madrugada.
Imagens: Anamaria Nascimento/DP/D.A Press – Reportagem: Eliza Brito

Mudanças das linhas de ônibus para o desfile do galo

 

O Recife já está se “vestindo” para o carnaval e o trânsito da cidade vai receber novas interdições a partir de hoje. O tráfego de ônibus na Avenida Guararapes vai ser alterado às 22h para a montagem das estruturas do desfile do Galo da Madrugada. A mudança será no sentido subúrbio/cidade no trecho entre a Rua do Sol e Rua da Palma. A CTTU adiantou que a próxima intervenção vai acontecer na quarta-feira, quando a Ponte Duarte Coelho será fechada para a montagem da escultura do Galo. Na quinta-feira, três vias do Bairro do Recife – Avenida Marquês de Olinda, Avenida Rio Branco e Rua da Madre de Deus – serão interditadas.

Com o fechamento do trecho da Avenida Guararapes, uma parada de ônibus que fica perto do antigo Cinema Trianon será desativada até o próximo dia 26. As linhas San Martin, Bongi, Jardim São Paulo/Abdias de Carvalho, Jardim São Paulo/Piracicaba e Caxangá/Conde da Boa Vista passam a trafegar pela pista central da via. O novo itinerário dos ônibus já está sendo divulgado há uma semana em cartazes afixados nos coletivos. “Essa mudança não afeta muito os recifenses porque é pequena. À partir da próxima semana, porém, começam as maiores alterações, que vão interferir, inclusive, nos trajetos dos carros de passeio”, pontuou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Nelson Menezes.

Veículos informatizados vão duplicar operação Lei Seca

 

 

 

 

A partir desta sexta-feira, a operação Lei Seca passa a contar com o apoio de 12 veículos, sendo seis guinchos e seis vans informatizadas. Com o reforço, as blitze ganham maior mobilidade, dobrando os pontos de bloqueio. Os carros estão sendo apresentados esta manhã no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi.

De acordo com o secretário estadual de Saúde e coordenador da Lei Seca, Antonio Carlos Figueira, atualmente uma equipe cobre um ponto de abordagem por turno e com as vans a expectativa é cobrir dois ou três pontos por equipe.

Com os computadores portáteis instalados nas vans, os agentes de fiscalização poderão fazer a notificação imediata das abordagens e verificar as condições legais do veículo e da carteira de habilitação nos sistemas de informação do Detran, agilizando o atendimento.

Já os seis caminhões-guinchos serão distribuídos entre as equipes de fiscalização para recolher os automóveis apreendidos durante a operação. Atualmente, apenas um veículo cobria todas as blitz espalhadas na Regiãp Metropolitana do Recife (RMR).

Balanço – Desde o início da Operação Lei Seca, em 1º de dezembro, 47.076 motoristas foram abordados e 3.941 deles foram multados por diversos tipos de infração. No mesmo período, 47.115 testes de alcoolemia foram realizados e 130 condutores autuados em flagrante por apresentarem consumo de álcool acima do limite estabelecido pela Lei.

Só neste mês de fevereiro, 5.977 veículos já foram abordados e 5.985 testes de alcoolemia realizados. No total, 11 motoristas foram autuados em flagrante por apresentarem consumo de álcool acima do limite estabelecido pela lei. Nesse mesmo período, 426 motoristas foram multados, por diversos tipos de infração.

Fonte: Diario de Pernambuuco

Taxistas de Paulista querem circular em Olinda e Recife no carnaval

 

 

 

Taxistas lotados na cidade do Paulista realizam uma carreata na manhã desta quinta-feira. Os motoristas seguem em cortejo pela PE-2, deixando o trânsito lento no Paulista-Olinda.

Eles querem que o município do Paulista seja incluído no acordo com as cidades de Olinda e Recife para que os taxistas também possam circular pelas cidades durante o carnaval. Os manifestantes pretendem seguir até a sede da Prefeitura de Olinda e em seguida para a sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo.

Este ano, a frota de táxi circulante entre os municípios de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes pretende oferecer quase oito mil táxis para os usuários. Jaboatão foi incluído no acordo só este ano. Com o convênio, os taxistas de Jaboatão não têm livre acesso à Olinda e só podem circular nas ruas do Recife.

A frota compartilhada de táxi teve início em 2009 entre Recife e Olinda. Pela lei, os táxis só podem pegar passageiros nas cidades onde estão lotados, podendo apenas levá-los para outros municípios, mas retornando com o carro vazio. O convênio temporário permite uma flexibilização, mas há algumas regras: os taxistas não podem fazer ponto nas cidades vizinhas. É permitido apenas que ele transporte passageiro e retorne também com passageiro. O acordo começa a valer na semana pré-carnavalesca.

Em São Paulo quem ouvir som alto no ônibus será expulso

 

Os vereadores de São Sebastião, cidade do litoral norte de São Paulo, aprovaram por unanimidade nesta terça-feira: ouvir som alto no ônibus, sem fone de ouvido, está proibido. O projeto de lei – que falta ser sancionado pelo prefeito – prevê que os infratores sejam convidados a se retirar do veículo. Se não saírem, será acionada a força policial.

“As pessoas, principalmente os idosos não são obrigados a ouvirem som alto, já que há a opção de cada um ouvir a música que deseja utilizando fone de ouvido”, argumenta o criador do projeto, o vereador Amilton Pacheco, ao site ca Câmara local.

Em dezembro, a Câmara de Porto Alegre, no RS, aprovou projeto de lei semelhante. A diferença é que lá o infrator pagaria multa de R$ 43,00 a R$ 216,00.

FONTE: Trânsito Manaus

A hora e a vez da bicicleta

 

 

A Lei 12.587/2012, publicada em 04/01/2012 e que começa a vigorar em 100 dias após sua publicação traz como uma das diretrizes o privilégio do transporte não motorizado sobre o motorizado, e do transporte coletivo sobre o individual.  A tradução mais simples dessa diretriz é que para quem optar pelo transporte individual terá deve ser estimulado ao uso da bicicleta, e quem optar pelo transporte motorizado deverá ser estimulado ao uso do transporte coletivo.  Por consequência o estímulo a esses dois modais implica no desestímulo ao veículo motorizado individual – o automóvel.

Um dos fatores amplamente comentados como negativo teria sido a demora na tramitação da Lei, que se deu ao longo dos últimos 17 anos, porém ao nosso ver essa demora foi extremamente oportuna para adesão a essa  diretriz.  Nos últimos 20 anos é que foi permitida a importação de veículos o que possibilitou o acesso de um bem que até então era privilégio de poucos. Para concorrer à altura a indústria nacional precisou oferecer qualidade e tecnologia à altura, e somado a isso diversas políticas econômicas, representadas por benefícios tributários na fabricação e facilidades de financiamento (inclusive arrendamento mercantil – leasing – para pessoa física) estimulou a compra do primeiro automóvel novo.

Nesse período nos parece que seria inoportuna e desleal a concorrência. O foco era a compra do carro, e isso teve um preço: as cidades estão abarrotadas de carros. Quem deixaria de comprar um carro, mesmo sem ter dinheiro no bolso para usar um ônibus ou uma bicicleta, considerando o conforto e a privacidade diante do custo.

A realidade agora é outra.  As cidades começam a impor restrições ao uso das vias,  com rodízio, restrições a áreas de estacionamento e quando existente sendo rotativo e pago (expressamente instituído em 1998 pelo Código de Trânsito), engarrafamentos, entre outros fatores.  Tudo isso nos faz concluir que a demora na tramitação da Lei a fez vir no momento mais oportuno para adesão ao transporte não motorizado.  O trânsito, o meio ambiente (poluição e ruídos) e a saúde agradecem. É a hora e a vez da bicicleta.

Fonte: Blog do Trânsito