Ao lado do Paraguai, o Brasil é o único país do mundo no qual dá para abastecer o tanque de um carro com 100% de álcool hidratado. Entre os grandes fabricantes de automóveis, é um dos raros em que as montadoras locais ainda não produzem nenhum carro elétrico – e nem ao menos híbridos – nas linhas de montagem. E essa situação não deve mudar, pelo menos nos próximos anos.
“Não há a menor chance de um carro elétrico ser produzido em fábricas brasileiras enquanto o governo não der incentivos para que isso aconteça”, diz Carlos Ghosn, presidente mundial da Renault-Nissan.
Como se não bastasse, a taxação para híbridos e elétricos acaba de aumentar no Brasil. Em mais uma de suas bordoadas para aumentar a arrecadação, o governo decretou que para um Toyota Prius o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) subiu de 13% para 43%. Para um carro elétrico, como o Nissan Leaf, aumentou de 25% para 65%.
Outro problema é a falta de pontos para reabastecer carros desse tipo nas cidades brasileiras. “Para viabilizar a chegada de carros elétricos, a prefeitura de Paris está instalando algo como 5 mil pontos de recarga na cidade”, diz Ghosn.
Para o futuro, a bola da vez no Brasil continua a ser o etanol. Era movido com ele, o primeiro automóvel desenvolvido por Henry Ford e também os primeiros motores criados pelo alemão Rudol Diesel, cujo sobrenome batiza até hoje um dos derivados de petróleo, movidos a óleo de amendoim. Mas, pelo menos há boas notícias para combustíveis verdes e recicláveis no horizonte.
Trinta e sete linhas de ônibus que trafegam na Avenida Dantas Barreto terão os itinerários e pontos de parada modificados a partir deste sábado até o dia 26 de fevereiro. A medida está sendo tomada pelo Grande Recife Consórcio de Transportes por conta da interdição da via para a montagem de um camarote para o Carnaval 2012.
A estrutura será armada no trecho entre a Rua 1º de Março e a Avenida Nossa Senhora do Carmo, por isso haverá um bloqueio na pista leste da Avenida Dantas Barreto. Assim, os coletivos vão retornar pelo Terminal de Passageiros de Santa Rita, Rua do Imperador Dom Pedro II e Praça da República, de acordo a origem da linha.
Confira a relação das linhas afetadas:
1 – Linhas: 181 – CABO (COHAB)
183 – PONTE DOS CARVALHOS
185 – CABO
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Av. Sul, Av. Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Av. Cais de Santa Rita, Travessa do Forte…
2 – Linhas: 134 – LAGOA ENCANTADA (Via PCR)
153 – JORDÃO ALTO (Via PCR)
411 – ESTRADA DOS REMÉDIOS
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Ao lado da Igreja do Espírito Santo), Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Av. Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, Av. Sul.
3 – Linha: 018 – BRASÍLIA TEIMOSA
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Av. Martins de Barros, Av. Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto (parada provisória – em frente ao nº1252/1256), Rua do Peixoto…
4 – Linhas: 125 – CÓRREGO DA GAMELEIRA
212 – JARDIM SÃO PAULO
242 – PACHECO
412 – SAN MARTIN (LARGO DA PAZ)
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Av. Martins de Barros, Av. Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, Av. Sul.
5 – Linhas: 822 – JARDIM BRASIL I (CRUZ CABUGÁ)
824 – JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)
921 – OURO PRETO (JATOBÁ I)
993 – CONJUNTO PRAIA DO JANGA
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Praça 17), Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos…
6 – Linhas: 631 – NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ) – Via PCR
911 – OURO PRETO (COHAB)
926 – OURO PRETO (JATOBÁ II)
971 – AMPARO
973 – CASA CAIADA
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Em frente ao Restaurante Dom Pedro), Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo…
7 – Linhas: 631 – NOVA DESCOBERTA (CABUGÁ) – Não Atende PCR
741 – DOIS UNIDOS
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Em frente ao Restaurante Dom Pedro), Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março.
8 – Linhas: 643 – CÓRREGO DO JENIPAPO (BACURAU)
715 – ALTO SANTA TEREZINHA (BACURAU)
927 – OURO PRETO (BACURAU)
975 – AMPARO (BACURAU)
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Em frente ao Restaurante Dom Pedro), Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Av. Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março.
9 – Linha: 827 – JARDIM BRASIL (BACURAU)
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Praça 17), Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Av. Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos.
10 – Linhas: 946 – IGARASSU (BR-101)
967 – IGARASSU (SÍTIO HISTÓRICO)
976 – PAULISTA (PREFEITURA)
Alteração de Itinerário
Sentido: Subúrbio/Centro/Subúrbio
Ponte Pricensa Isabel, Rua do Sol, Praça da República (parada provisória – Em frente à Caixa Econômica Federal), Ponte Buarque de Macedo…
11 – Linhas: 122 – VILA DO IPSEP
144 – UR-04
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Ao lado da Igreja do Espírito Santo), Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Av. Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, Av. Sul.
12 – Linha: 133 – TRÊS CARNEIROS (IMIP) – Via PCR
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Ao lado da Igreja do Espírito Santo), Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, Av. Sul.
13 – Linhas: 137 – UR-11
141 – JARDIM MONTE VERDE
Alteração de Itinerário
Sentido : Subúrbio/Centro/Subúrbio
Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II (parada provisória – Ao lado da Igreja do Espírito Santo), Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Av. Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, Cais de Santa Rita.
A licitação da obra dos quatro viadutos da Avenida Agamenon Magalhães será em março, mas os moradores que residem nas vias do entorno ainda não se conformaram com o projeto e entraram com duas ações: uma no Ministério Público Federal e outra no Ministério Público de Pernambuco.
As ações questionam dois pontos básicos: a ausência de um estudo de circulação nas vias do entorno para saber quais os impactos da obra para a cidade e ainda a razão dos projetos terem sido bancados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE).
Os documentos foram entregues no último dia 27 de janeiro e teve anexado um abaixo-assinado com 100 assinaturas. “A gente acha muito estranho que a Urbana, que é parte interessada, tenha participado da elaboração do projeto”, revelou a moradora Valéria Moura.
Já em relação ao estudo de circulação de tráfego, os moradores querem um posicionamento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) se o projeto do governo do estado trará ou não benefícios para o trânsito. “A prefeitura do Recife não vem se posicionando sobre essa questão e a gente quer que o Ministério Público solicite a CTTU um estudo confirmado se será benéfico ou não a obra”, afirmou Valéria.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife, a CTTU só irá se pronunciar quando for provocada pelo Ministério Público Federal e Estadual. O secretário executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo confirmou que os projetos foram bancadados pela Urbana.
“É a contrapartida dos empresários. O estado está investindo na infraestrutura e eles pagaram a execução do projeto. Foi um convênio assinado pelo estado e publicado no Diario Oficial”, revelou. A elaboração do projeto custo R$ 1 milhão. Os empresários também haviam bancado o projeto anterior feito pela equipe do urbanista Jaime Lerner do corredor Norte/Sul, que previa um elevado por cima do canal, mas foi descartado.
Entrevista – Flávio Figueiredo – secretário executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades
A queda de braço entre os moradores que residem nas vias por onde irão passar os viadutos não é de agora. Na primeira quinzena de janeiro houve uma reunião no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) para discutir os pontos do projeto, mas no final não houve consenso e o estado reafirmou que o projeto será mantido. O secretário executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria das Cidades, o engenheiro Flávio Figueiredo é quem está na linha de frente das negociações.
Os moradores entraram com duas ações no Ministério Público Federal e Estadual contra o projeto dos quatro viadutos na Agamenon. O senhor já tinha conhecimento?
Sim. Nós estamos acompanhando de perto e nós estamos preparados para prestar quaisquer esclarecimento que nos for solicitado pelo Ministério Público. Estamos muito tranquilos quanto a isso.
Um dos questionamentos dos moradores é em relação a ausência de um estudo de circulação de tráfego para o pós obra. Isso foi feito?
Nós fizemos um estudo de circulação, inclusive com simulações de como os viadutos irão melhorar o tráfego na Agamenon Magalhães. Foi graças a esse estudo que percebemos o ganho na velocidade da via, que irá beneficar o corredor Norte/Sul. Os viadutos são apenas um detalhe do Norte/Sul, assim como haverá os elevados nos Bultrins e Ouro Preto.
Então os moradores estão certos quando dizem que não houve um estudo de impacto para as vias do entorno?
O nosso objetivo era identificar os efeitos do projeto na Avenida Agamenon Magalhães. Nós iremos também contratar junto com a obra, um estudo de tráfego para definir as ações durante as obras. Na verdade existe uma insatisfação de um grupo de 40 famílias, mas é preciso entender que o projeto vai atender as ações do corredor Norte/Sul em um universo que atende cerca de um milhão de pessoas e a coletividade tem prioridade em relação a minoria.
Por que o projeto dos viadutos foi bancado pela Urbana-PE?
O governo está investindo cerca de um bilhão na execução dos corredores de tráfego e nada mais justo que os empresários entrarem com uma contrapartida. E isso foi feito com a assinatura de um convênio entre o estado e a Urbana.
O trânsito do Centro do Recife começa a mudar na noite de hoje para a instalação das arquibancadas e camarotes do carnaval. A partir das 22h, acontecem as primeiras intervenções no Cais da Alfândega e nas avenidas Dantas Barreto e Nossa Senhora do Carmo. Equipes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estarão nos três pontos para orientar os motoristas sobre as modificações.
A presidente da CTTU, Maria de Pompéia, reforçou que os motoristas devem ficar atentos às sinalizações e aos agentes. “É um período curto, e a companhia busca o melhor para todos os condutores. Eles não tiveram dificuldades para trafegar porque serão orientados pelos agentes. Basta ter atenção.” Segundo o gerente de Operações de Trânsito da CTTU, Wagner Rodrigues, o Cais da Alfândega e a Dantas Barreto serão liberados no próximo dia 26. Já a Nossa Senhora do Carmo apenas no dia 1º de março por causa do desfile das agremiações campeãs, que acontece no dia 25.
Com a interdição do Cais da Alfândega, onde será montado o Polo Mangue, os carros de pequeno porte deverão utilizar a Rua Madre de Deus. Os de grande porte deverão acessar a Ponte Maurício de Nassau, Rua do Imperador, Rua Martins de Barros, retornando ao percurso normal. A interdição na pista leste da Avenida Dantas Barreto vai bloquear trecho entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Rua Siqueira Campos. Já a Nossa Senhora do Carmo vai se tornar pista de sentido único, no trecho entre a Dantas Barreto e a Rua do Imperador.
Por causa das mudanças, as linhas de ônibus que passam pelos locais interditados também mudam o percurso. “São várias modificações de itinerário. Os usuários já estão sendo orientados com cartazes expostos nos veículos”, explicou a diretora de Operações do Grande Recife, Taciana Ferreira.
> AGENDE-SE
Polo de Todos os Ritmos
Quando: hoje
Horário: a partir das 20h
Onde: Pátio de São Pedro, São José, Recife
Atrações: Maracatu Nação Almirante do Forte, Troça O Bagaço é Meu, Clube Misto Bola de Ouro e Escola de Samba Preto Velho
Baile dos Artistas
Quando: hoje
Horário: 20h
Onde: Clube Português, Avenida Rosa e Silva, 172, Aflitos
Ingressos: pista R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira), entrada individual para Camarote dos Artistas R$ 70, mesa para 4 pessoas R$ 250 e o camarote para 10 pessoas R$ 1,500. Ingressos inteira promocionais R$ 30
Informações: 3076-0529 ou 3231-5400 Carnaval
Guaiamum Treloso
Quando: hoje
Horário: 18h
Onde: Reserva de Apipucos, em frente ao açude, Avenida 17 de Agosto, Apipucos
Ingressos: R$ 35 (estudante) e R$ 70 (inteira)
Informações: 3441-1241
Amantes de Glória
Quando: amanhã
Horário: 13h
Onde: Concentração entre o Bar Pirata e a sorveteria Fri-Sabor do bairro da Boa Vista
Corrida de bonecos gigantes
Quando: amanhã
Horário: 10h
Onde: Mercado da Ribeira
Acorda Pra Tomar Gagau
Quando: amanhã
Horário: 21h
Onde: Chevrolet Hall (Avenida Agamenon Magalhães, S/N, Complexo de Salgadinho, Olinda
Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia), R$ 1.500 (camarote 1º piso, para 10 pessoas), R$ 1.300 (camarote 2º piso, para 10 pessoas), R$ 1.200 (camarote 3º piso, para 10 pessoas)
Informações: 3427-7500
Bal Masqué
Quando: amanhã
Horário: 21h
Onde: Clube Internacional.
Ingressos: R$ 35 (pista) e R$ 70 (front stage)
Encontro de Blocos
Quando: amanhã
Horário: 17h
Onde: Parque Dona Lindu, Boa Viagem
Informações: 3421-8456 ou 3423-3186
Naná Vasconcelos
Quando: amanhã
Horário: 19h
Onde: Sede do maracatu Encanto do Pina, Rua Arthur Licio, 282, Pina
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2911/11, que obriga todos os profissionais das áreas de formação, aperfeiçoamento ou reciclagem de condutores, como diretores, instrutores e examinadores de autoescolas, a participar de curso de atualização em trânsito a cada cinco anos, no mínimo.
“Não é suficiente apenas exigir uma qualificação inicial desses profissionais, especialmente em decorrência das constantes atualizações legais e das novas tecnologias dos veículos”, justificou o autor da proposta, deputado Luciano Castro (PR-RR).
A proposta delega ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a responsabilidade para estabelecer o conteúdo, a carga horária e a periodicidade do curso.
O deputado deu um exemplo para argumentar em favor da medida: “Será que todos os instrutores de autoescolas sabem orientar corretamente sobre a forma de frear um veículo dotado de dispositivo antitravamento (freios ABS)? Deverá esse tipo de freio ser utilizado da mesma forma que um freio convencional em situações de emergência? Apesar de os freios ABS serem dispositivos gradualmente obrigatórios nos veículos brasileiros desde janeiro de 2010, certamente um profissional desatualizado não saberá responder adequadamente a essas questões”.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Onda verde nos semáforos de Olinda, ainda não. Os modelos quarentões dos semáforos existentes na cidade começaram a ser substituídos por equipamentos mais modernos com tecnologia LED, o mesmo adotado no Recife. Mas a onda verde que sicroniza os semáforos no mesmo tempo de sequência para aumentar a velocidade das vias ainda não é possível perceber.
E há algumas razões para isso. As noves vias previstas para receberem os equipamentos novos ainda não tiveram a substituição em toda a extensão. A prioridade é nos principais cruzamentos. A tática da secretaria de Trânsito é fazer uma onda verde com a intervenção dos agentes de trânsito nos horários de pico. Mesmo que o semáforo esteja fechado o agente autoriza a passagem dos carros para garantir a fluidez.
A expectativa é que até o fim do ano, os 75 grupos semafóricos da cidade estejam renovados. Até agora houve a troca em 40 grupos de semáforos. Cada um com 4 semafóros. Na Avenida Getúlio Vargas há trechos onde houve a susbtituição, mas grande parte da via permanece com os modelos antigos.
A Getúlio Vargas é uma via de mão dupla cortada por vários cruzamentos e faz a ligação com o município de Paulista e Recife. Há tempo merece um olhar diferenciado, mas o trânsito no local ainda é confuso principalmente com os giros para entrada de veículos nas vias do entorno, mesmo sem semáforo.
De acordo com o secretário de Trânsito, Adriano Max a maior preocupação é com a fluidez das saídas da cidade. Na Rua do Sol que dá acesso a Sigismundo Gonçalves e por ela chega a Agamenon Magalhães e Cruz Cabugá, a sicronia dos semáforos foi feita a partir do cruzamento da Rua do Sol até as proximidades do Convento de Santa Teresa. “Mais de cem mil carros circulam na via por dia e para aumentar a fluidez nós usamos também agentes de trânsito nos horários de pico”, explicou o secretário.
Segundo Adriano Max com a velocidade alcançada os carros que saem de Olinda acabam impactando no trânsito da Agamenon Magalhães. “A nossa velocidade é maior que o tempo dos semáforos da Agamenon e a sua calha não suporta o tráfego da onde verde que vem de Olinda e engarrafa”, afirmou.
A Secretaria de Saúde do Recife e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerraram o módulo prático do curso de Adaptação ao Serviço Aeromédico. O objetivo é capacitar médicos e enfermeiros para o resgate aéreo para que os profissionais possam a tripular as aeronaves conveniadas com o serviço. Participam da capacitação 18 profissionais, sendo 16 do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu Recife). Acompanhe o vídeo da simulação de resgate com o repórter Wagner Oliveira.
Um excelente exemplo da união dos ciclistas em prol de uma solução propositiva aconteceu em São Paulo. Acessar o sistema de trens metropolitanos e o metrô é permitido em São Paulo em determinados horários, mas o ciclista deveria subir e descer escadas carregando a própria bicicleta. Esse pequeno detalhe operacional era um grande desincentivo para a integração modal da bicicleta com o transporte sobre trilhos. Mas as perguntas certas e um vídeo bem produzido foram capazes de reverter a situação em favor dos ciclistas.
Por conta do vídeo acima e sua repercussão, os operadores do sistema (CPTM e Metrô) passaram a permitir que os ciclistas utilizem as escadas rolantes, mas somente para subir. Um passo importante para que os técnicos das empresas entendam a dinâmica de circulação e para que os ciclistas ajudem a comprovar que bicicleta na escada rolante é seguro e não atrapalha os demais passageiros.
Fonte: Blog Transporte Ativo – http://blog.ta.org.br/
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai interditar três avenidas do centro a partir das 22h da próxima sexta-feira (03). Terão o tráfego suspenso o Cais da Alfândega, a Avenida Dantas Barreto e a Nossa Senhora do Carmo. O bloqueio das vias acontecerá para a montagem das estruturas do Carnaval Multicultural 2012.
Confira o que será montado em cada uma das avenidas e qual o melhor percurso a seguir:
Cais da Alfândega – Um dos pontos bloqueados é o Cais da Alfândega, local onde será montado o Polo Mangue. Com a interdição do Cais, os carros de pequeno porte deverão utilizar a Rua Madre de Deus. Já os de grande porte deverão acessar a Ponte Mauricio de Nassau, Rua do Imperador, Rua Martins de Barros, retornando ao percurso normal. A CTTU recomenda ainda que os condutores evitem transitar pelas áreas durante o período de bloqueios e nos dias de Carnaval. A previsão é que no dia 24 de fevereiro o tráfego volte à normalidade no Cais da Alfândega.
Dantas Barreto – Base para a montagem das estruturas para o desfile do Galo da Madrugada. A via será bloqueada no trecho entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Rua Siqueira Campos. A pista deve ser liberada até o dia 26 de fevereiro.
Nossa Senhora do Carmo – Palco dos desfiles das agremiações do Carnaval do Recife. Do dia três até a noite de 15 de fevereiro, a avenida se tornará sentido único, no trecho entre a Dantas Barreto e a Rua do Imperador. Após as 22h do dia 15 até a noite de 17 de fevereiro, o sentido de fluxo dos veículos será invertido. Já a partir das 22h do dia 17 de fevereiro, a Nossa Senhora do Carmo será totalmente interditada. A previsão de liberação total da avenida é para o dia 1° de março, por conta da permanência das arquibancadas no local para o desfile das campeãs, que acontece no sábado (25).
Os 120 quilômetros de ciclovias de Curitiba superam a soma da malha cicloviária de três grandes capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Na infraestrutura para o trânsito de bicicletas, a capital paranaense está à frente de São Paulo, que tem 47,2 km de ciclovias, Belo Horizonte com seus 30 km e Porto Alegre, com 7,8 quilômetros. Rio de Janeiro é a campeã com 240 kms e o Recife aparece na 9ª posição com 21kms de ciclovia.
Para se chegar a um número equivalente à quilometragem de pistas para bicicletas implantadas em Curitiba é necessário somar as malhas cicloviárias de Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte e incluir na conta os 36,9 quilômetros existentes em Florianópolis.
O resultado da somatória é 121,9 km de vias para bicicletas considerando o que existe nas capitais gaúcha, paulista, mineira e catarinense, número praticamente igual ao que Curitiba, sozinha, oferece aos seus habitantes. O cálculo leva em conta a malha cicloviária implantada nessas capitais, sem considerar o que está em obras.
Incluindo na conta as ciclovias em obras nessas cidades, Curitiba ainda tem a maior extensão em vias cicláveis na comparação direta entre as capitais. Em Porto Alegre, por exemplo, são 7,8 km de ciclovias implantadas e 9,4 km em implantação até 2012. Em São Paulo existem 47,2 km de ciclovias de uso restrito a bicicletas, 15 quilômetros das chamadas rotas de bicicletas e 45 km de ciclofaixas de lazer que funcionam aos domingos e feriados. Belo Horizonte tem 30 km implantados e 15 km de ciclovias em obras e Florianópolis tem 36,9 km de ciclovias.
Mais 22,5 km – Curitiba tem mais 22,5 quilômetros de infraestrutura cicloviária em implantação. A maior obra de ciclovia em construção no momento está na Avenida Fredolin Wolf, com 7,6 km, nos bairros Santa Felicidade, São João e Pilarzinho. Esta ciclovia compartilhada vai ser ligada à da Avenida Toaldo Túlio, cuja revitalização foi entregue em fevereiro, com 5,5 km de ciclovia.
Assim, neste eixo, será possível ir de bicicleta desde a BR 277, no Orleans, até o Pilarzinho, passando por Santa Felicidade.
Já a Urbs lançou edital de licitação para ocupação e exploração de seis bicicletários em diferentes pontos de Curitiba: Parque São Lourenço, Centro Cívico, Santa Quitéria, Carmo, Pinheirinho e Jardim Botânico.
Mais 400 Km – Curitiba tem a segunda maior malha cicloviária rede do País, atrás somente do Rio de Janeiro. Porto Alegre, cidade do porte de Curitiba, tem apenas 7,8 km de ciclovias. A meta de Porto Alegre é chegar a 40 km de ciclovias até a Copa de 2014. Até lá, Curitiba deve ter uma infraestrutura cicloviária de mais de 400 km.
Entre os locais que terão mais ciclovias estão a Linha Verde Norte, que está sendo ampliada do Jardim Botânico ao Atuba. Assim, a Linha Verde completa terá 20 km de ciclovias, do Contorno Sul ao Atuba.
A Avenida das Torres, que será revitalizada para a Copa, ganhará 10 km de ciclovias. O primeiro trecho da Linha Azul do Metrô Curitibano, entre a CIC/Sul e Centro da cidade, também abrirá espaço para bicicletas, já que as canaletas do expresso darão lugar a um parque linear com ciclovia num trecho de 13 km. As 13 estações de embarque e desembarque do metrô terão estacionamentos para bicicletas.
Ao largo das bacias do Barigui, Ribeirão dos Padilhas, Iguaçu, Atuba e Vila Formosa, a prefeitura vai implantar mais 14 quilômetros de ciclovias.
Capilaridade – Os 120 quilômetros da malha cicloviária já implantada em Curitiba conectam a cidade de ponta a ponta. São ligações que vão do bairro Cachoeira, no extremo Norte ao Pinheirinho, no Sul, ou do Capão da Imbuia, no Leste ao Orleans, no Oeste.
Para aumentar ainda mais as conexões cicloviárias, a Prefeitura está construindo novas vias para o trânsito de bicicletas, entre ciclovias, ciclofaixas, e calçadas compartilhadas. Gradativamente a malha cicloviária curitibana está sendo ampliada para atingir, ao longo dos anos, a meta de 400 quilômetros prevista no Plano Diretor Cicloviário.
Uma dessas novas conexões é a ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto, que terá um total de oito quilômetros (4 km em casa sentido), desde viaduto da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais. O primeiro trecho será iniciado em novembro.
Quem usar a ciclofaixa da Marechal no sentido Centro, por exemplo, poderá acessar também a ciclovia compartilhada da Rua Aluizio Finzetto, seguindo pelas ruas João Negrão, Conselheiro Laurindo, Mariano Torres para chegar à área central. Seguindo adiante, o ciclista poderá ir até a Barreirinha pelas ciclovias já existentes, passando pelo Passeio Público e o Parque São Lourenço.
A ciclofaixa será toda pintada em vermelho, terá sinalização especial e vai separar ciclistas dos motoristas. A outra etapa, da ligação até o limite da cidade com São José dos Pinhais, será feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a Copa.
Mais de 30 km de ciclovias com obras da Copa e Metrô
O Ippuc está projetando ainda a implantação de 10 quilômetros de infraestrutura cicloviária na avenida Comendador Franco (avenida das Torres). As obras integram o pacote de requalificação do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa 2014.
Previsto no Plano Diretor, o projeto para esse eixo prevê a implantação de infraestrutura cicloviária nos dois lados da avenida das Torres, com sentidos opostos, totalizando 20 quilômetros no trecho até a divisa com São José dos Pinhais.
O primeiro trecho da Linha Azul do Metrô Curitibano, entre a CIC/Sul e Centro da cidade, também abrirá espaço para bicicletas. Parte das canaletas do eixo Pinheirinho/Santa Cândida serão transformadas em ciclovia, num trecho de quase 13 quilômetros.
As 13 estações de embarque e desembarque do metrô terão estacionamentos para bicicletas. Assim, quem estiver pedalando na ciclovia e quiser continuar o deslocamento usando o metrô poderá guardar a “magrela” dentro de uma estação.
O parque linear do Barigui também terá uma ciclovia com cerca de 10 quilômetros, ligando a CIC ao bairro Santo Inácio.
Malha cicloviária nas capitais
Rio de Janeiro – 240 quilômetros de ciclovias.
Curitiba – 120 quilômetros de ciclovias implantadas (22,5 km em construção em 2011); 4 km de Ciclofaixas de Lazer e 43 km projetados, que incluem as obras do eixo Aeroporto/Rodoferroviária e do Metrô Curitibano).
São Paulo – 47,2 km de ciclovias implantadas, 45 km de ciclofaixa de lazer; 15 km de rotas de bicicleta (faixa compartilhada com veículos).
Porto Alegre – 7,8 km de ciclovias implantadas e 9,4 km em construção até 2012.
Florianópolis – 36,9 km de ciclovias implantadas
Belo Horizonte – 30 km de ciclovias implantadas e 10 km em obras.
Vitória – 35 quilômetros implantados e 15 km em obras
Fortaleza – 25 quilômetros
Recife – 21 km de ciclovias
Cuiabá – 1,898 km (1,153 km pavimentados e 745 metros sem pavimentação)
Rio Branco – 60 km
Boa Vista – 21 km