Você liga a seta na mudança de faixa?

Nem sinal de faixas. Ninguém respeita ninguém.

Está no Código de Trânsito Brasileiro :  antes de qualquer manobra o condutor deve verificar as condições do trânsito e saber posicionar-se na faixa e sinalizar suas intenções. Isto é ligar a seta antes de mudar de faixa, por exemplo. Nem todos fazem isso.

Aliás, o simples ato de ligar a seta antes de fazer a manobra iria ajudar muito os motociclistas. Segundo eles, essa é uma das causas mais comuns de acidente com moto. O motorista muda de faixa, sem sinalizar e o motociclista acaba colidindo com o carro.

Mas há também outra questão a ser levantada: nem todas as vias têm sinalização horizontal, o que acaba prejudicando e muito o direcionamento dos motoristas. Um exemplo de desorganização de faixa, ou melhor, da falta dela, ocorre na Avenida Sul, uma importante rota de fuga da Zona Sul para o centro do Recife, mas que ainda funciona precariamente. Para que o motorista cumpra as normas é preciso, no mínimo, que a sinalização esteja correta.

2 Replies to “Você liga a seta na mudança de faixa?”

  1. A seta em alguns carros parecem um acessório – não considero nem opcional. Seus proprietários tem mãos para usar o celular, mas não tem para indicar, muito menos com antecedência, mudança de faixa.
    Concordo que para isso funcionar, as vias devem garantir uma noção de posicionamento.
    Os motociclistas têm razão quando a utilização seta os ajuda, pois eles têm o pessímo costume de ficar em pontos cegos do veículo, então se não forem avisados com antecedência, fica complicado o motorista vê-los e evitar uma colisão, mas os motoqueiros, como os motoristas sem educação, cortam a sua frente sem pedir licença e, muitas vezes, quando você está mudando de faixa.
    Por fim, não há um problema apenas de acionar ou não a seta. Há carros cujos fabricantes colocam a luz de seta frontal junto a grade do motor ao invés de deixá-la na lateral onde é mais visível não só para quem está a frente, mas de lado. Esse recurso estilistico só presta quando o veículo tem repetidor de seta no retrovisor, caixa de roda ou para-choque próximo a roda.
    Quando se esta ao lado de um veículo com os problemas acima, mesmo que o condutor a acione, você só vai perceber quando ele estiver a sua frente, diferente de veículos grande que usam os repetidores e o lado já vemos a intenção.

  2. Ligar a seta deveria ser como almoçar e jantar um hábito. Sou motociclista a anos e já sofri acidente por carros entrarem na minha frente sem me dar tempo de saber o que aconteceu. Graças ao meu bom Deus nada sério, só fratura costela e estiramento do cruzado perna esquerda. Vejo que os carros em maioria não respeita por sermos motociclistas, ônibus e caminhão então ligam a seta e vão forçando barra e a gente que vá para o outro lado ou para fora da pista. já segui um carro onde o cara costurava entre os carros falando ao celular e com os vidros fechados, e quase me jogou no chão com minha esposa. Outro falando ao celular foi se jogando para cima de mim, buzinei e ele olhou, sorte a minha se não ele me empresaria sobre uma mureta. Acho que o que falta é solidariedade e educação. Porque quando as motos de Policias passam todos arrumam brecha para eles passarem, esta brecha poderia ser uma costante se todos coopera-sem, a mesma pista dá para um carro quanto dá para uma moto, a questão é querer seder. Sei que existem jovens na faixa de 17 a 35 anos que não respeitam nada e nem a nós motociclistas, não buzinam e passam do nosso lado e a gente leva cada susto, ou resolvem nos cortar pela direita, buzinam e quando jogamos para a direita eles nos cortam por ela e levamos baita susto. Então volto a repetir o que falta e educação e solidariedade, a estrada é para todos, todos pagam impostos caros. Toda AÇÃO gera uma REAÇÃO que nos leva a uma ATITUDE. Tudo vai bem se todos quiserem. A diferença entre um MOTOQUEIRO (Não segue as normas e leis) nós do MOTO GRUPO E MOTO CLUBE MOTOCICLISTAS seguimos as leis e respeitamos a todos. Deus os abençoe!