Motoristas vão poder usar estacionamento do Geraldão para jogo Itália x Japão

Geraldão - Foto - reprodução/internet

Situado ao lado da estação Shopping do Metrô, o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) oferece 430 vagas de estacionamento para os torcedores que assistirão ao jogo Itália x México, nesta quarta-feira (19), na Arena Pernambuco, pela Copa das Confederações da Fifa. O preço é de R$ 30, exclusivamente para carros passeio, e a renda será destinada às atividades sociais do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc).

O Geraldão fica na avenida Mascarenhas de Morais (Imbiribeira), ao lado da estação Shopping do Metrô. Os ingressos já estão à venda, nos postos do Iasc no Pina – em frente ao Clinical Center – e Boa Viagem, ao lado da Galeria Santo Antônio. A partir do meio-dia desta quarta-feira (19), os bilhetes poderão ser adquiridos no próprio Geraldão.

Quem optar pelo estacionamento precisará apenas atravessar a via situada por trás do Ginásio para ter acesso à estação. Vale lembrar que quem apresentar o ingresso dos jogos não pagará a viagem do metrô até as proximidades da Arena.

A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias municipais de Esportes e Copa do Mundo e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O Iasc fica responsável pelo gerenciamento do espaço e usará a renda arrecadada para ações nas dez casas de acolhida que mantém, voltadas para crianças e adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

O estacionamento estará disponível a partir do meio-dia desta quarta-feira, até a saída do último veículo. Para garantir mais conforto ao torcedor, a Prefeitura do Recife instalou placas de sinalização; colocou banheiros químicos– feminino, masculino e adaptado a portadores de deficiência; e garantiu a iluminação, drenagem, limpeza, segurança, controle do comércio informal e orientação do trânsito no entorno.

Os bilhetes estarão sendo vendidos nos seguintes locais:

– Geraldão (a partir da 12h da quarta-feira)

– Estacionamento do Iasc no Pina – Praça Joseph Smith, s/n [WINDOWS-1252?]– Av. Domingos Ferreira, em frente ao Clinical Center

– Estacionamento do Iasc em Boa Viagem – Rua Antônio Lumack Dumont, Boa Viagem, nas imediações do Shopping Recife

Fonte: Prefeitura do Recife

Via Metropolitana Norte vai melhorar acesso em Olinda e Paulista

Via Metropolitana Norte - Secretaria das Cidades/Divulgação

Por

Tânia Passos

Idealizada há pelo menos 30 anos, a Via Metropolitana Norte começa a sair do papel diferente do que havia sido planejada inicialmente, mas trazendo nova perspectiva de mobilidade para os bairros de Maria Farinha, Pau Amarelo e Janga, em Paulista, e de Rio Doce, Jardim Atlântico e Jardim Fragoso, em Olinda. Quem sair de Paulista para o Recife, por exemplo, não terá que passar por dentro de Olinda.

Já os moradores da Zona Norte de Olinda poderão ir ao Aeroporto Internacional dos Guararapes sem precisar passar pela Avenida Agamenon Magalhães. A nova via, prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), complementa-se à 2ª perimetral, totalizando 10,1 km. O processo de licitação das obras viárias foi iniciado em março, mas os serviços devem começar no segundo semestre, com prazo de 24 meses e custo de R$ 126 milhões pelo PAC Mobilidade.

O canal por onde passa o Rio Fragoso, em Olinda, será alargado em até 45 metros. As duas marginais terão 10,5 metros de largura com três faixas de rolamento cada, além de faixa exclusiva de ônibus, ciclovia e calçada. O sistema contará com quatro pontes e um viaduto que passará por cima do Terminal Integrado da PE-15 para se ligar à 2ª perimetral. “Essa via era um planejamento de longo prazo”, detalhou o presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Flávio Figueiredo.

O órgão está responsável pelo alargamento e o revestimento do canal e a construção de habitacionais para famílias que terão casas desapropriadas. Até agora, 2,3 km do canal foram revestidos. “As obras serão feitas paralelamente ao revestimento do canal pela Secretaria das Cidades”.

“A via é importante para toda a região Norte. Permitirá a retirada do fluxo, que hoje passa pela Avenida Getúlio Vargas (Olinda) e poderá seguir pela PE-15 e a 2ª perimetral”, explicou o secretário de Trânsito de Olinda, Oswaldo Lima Neto.

A ideia original previa uma via paralela à PE-15 fazendo a ligação de Paulista a Abreu e Lima. A ligação passou a ser entre Paulista e Olinda. “As cidades mudam e esse projeto terá papel fundamental na urbanização e na passagem de tráfego”, destacou a engenheira Regilma Souza, que participou da elaboração do PDTU.
Perimetral
A 2ª perimetral terá o edital do projeto executivo e das obras lançado no fim de julho. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços do Recife, Nilton Mota, as obras deverão ser iniciadas no início de 2014. “A licitação será para as perimetrais 2 e 3 e ainda para a radial Sul”, afirmou.

Saiba mais

6,1 km de extensão de via

4 km da triplicação da 2ª perimetral

10,5 metros é a largura de cada uma das vias marginais

4 pontes

1 viaduto (sobre o Terminal da PE-15)

1 ciclofaixa

1 faixa exclusiva de ônibus 6 km de canal serão revestidos

2,3 km já foram revestidos

45 metros de extensão será o alargamento do canal

2 mil famílias serão desapropriadas ao longo do Rio Fragoso

6 bairros serão beneficiados diretamente pela via 2015 é a estimativa de entrega da obra

24 meses é o tempo de execução da obra (iniciada em maio de 2013)

R$ 126 milhões é o custo do sistema viário da Metropolitana

Fonte: Secretaria das Cidades

Mobilidade do Recife não está pronta para a Copa das Confederações

Cosme e Damião - Foto - Cássio Zirpoli DP.D.A/Press
Uma estrutura fadada ao fracasso desde o início. Se ainda não estamos prontos para a Copa de 2014, que dirá para a Copa das Confederações. O jogo de estreia na Arena entre Náutico x Sporting já havia sido um teste para o que não deveria mais ser feito. E tudo foi feito de novo, do mesmo jeito. Ou praticamente igual. Só que com um universo de 15 mil pessoas a mais.

Talvez seja razoável fazer os cálculos matemáticos e supor que a estrutura irá ser mais confortável dentro de uma lógica operacional pensada para 12 horas, em uma partida de menos de duas horas. É simples supor que a massa será diluída na volta, o ponto mais crítico. Os organizadores suporam que o público permaneceria mais tempo na Arena após o jogo, tomando cerveja a R$ 9. Não foi assim que aconteceu. E é difícil acreditar que se pode contar com o que não é mensurável. O fim do jogo, como era lógico, todos fizeram ao mesmo tempo o caminho de volta para casa, ao mesmo tempo,, em uma única opção de saída.

O metrô que vem sendo desmerecido como transporte de massa, vem sendo, na verdade, a principal alternativa viária para a Arena. E para quem não lembra, os recursos do PAC Copa não foram destinados ao metrô. Todos os investimentos estão sendo aplicados para os corredores de ônibus exclusivos. Não que seja ruim termos corredores para ônibus, mas enfim em que eles estão ajudando no transporte para a Arena?

Alguns podem dizer que o corredor Leste/Oeste irá transportar passageiros para o Terminal de Camaragibe, quando enfim ficar pronto em março de 2014. É verdade, mas mesmo assim o Leste/Oeste será coadjuvante. No final das contas é com o metrô que iremos contar. E nada foi feito para melhorar a estrutura do metrô.

A estação Cosme e Damião está muito longe de suportar grandes eventos. Todos sabiam disso. A plataforma tem capacidade de estocagem de 1,4 mil pessoas. Mas recebeu uma multidão de mais de 35 mil pessoas. Não havia nenhum sicronismo entre os ônibus e os trens. E nem poderia. Simplesmente não cabia tanta gente no mesmo lugar ao mesmo tempo. Mesmo assim, ela continua a ser a única opção para quem vai de metrô. As estações do TIP e Camaragibe foram descartadas porque o ramal externo da Copa de 6km não ficou pronto porque está previsto para 2014. Enfim, porque estamos sediando a Copa das Confederações ?

Outro dia estava lembrando que o primeiro projeto idealizado para a Cidade da Copa previa um VLT (Veículo Leve sobre Trilho) da estação do TIP direto para a Arena. Tudo parecia bonito no papel. A realidade é bem outra. Não estamos prontos porque não nos preparamos. E tivemos muito tempo para isso. Mas tudo é uma questão de escolha.Até quando iremos repetir os mesmo erros?

Corredor da 4ª perimetral do Recife terá edital lançado neste sábado

BR-101 - 4ª perimetral do Recife - Secretaria das Cidades/ Divulgação

A Secretaria das Cidades vai relançar no Diario Oficial, deste sábado, o edital de licitação do corredor da BR-101, no contorno Recife, que corresponde a 4ª perimetral. O edital havia sido lançado em março deste ano, mas foi suspenso a pedido do DNIT.O projeto contempla um corredor nos moldes do BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por ônibus. A liberação do edital ocorre menos de uma semana depois do governador Eduardo Campos pedir ao presidente do órgão mais agilidade na liberação.

Veja na íntegra, a nota encaminhada pelo DNIT à Secretaria das Cidades.

Foi aprovada pelo DNIT, em Brasília, no último dia 11 de  junho, por intermédio de sua Diretoria Colegiada, edital de licitação da Restauração do Anel Viário de Recife, obra a ser realizada pelo Governo de Pernambuco, em conformidade com Instrução Normativa do Ministério dos Transportes. Trata-se de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco para revitalizar a BR-101/PE (Anel Viário de Recife), com obras que trarão melhoria para a mobilidade urbana da cidade.

A Obra prevê a Reabilitação do Pavimento, Melhoramento, Adequação da Capacidade e Segurança Rodoviária e Implantação do Sistema de Transporte Rápido de ônibus – TRO/BRT, tendo como interveniente executora a Secretaria das Cidades de Pernambuco.

Enquanto não são iniciadas as obras de revitalização, o DNIT mantém um contrato de Conservação, do tipo tapa-buracos, que é o serviço recomendado e economicamente viável, antecedendo a um obra que vai atuar na estrutura do pavimento, garantindo nova vida útil ao leito estradal.

Depois do caos, ônibus voltam a circular no Recife

 

Paralisação motoristas/Recife - Folto - Renata Portini DP/D.A.Press

A paralisação de advertência dos rodoviários na manhã desta sexta-feira, afeta não só a rotina dos usuários do transporte público de passageiros. Os motoristas também estão sendo impactados pelos grandes congestionamentos que estão se formando em diversas vias da cidade, como Avenida João de Barros, Ruas Fernandes Vieira, da Soledade, do Hospício e Manoel Borba. Sem conseguir atravessar o centro da cidade, as vias da área norte, como a Avenida Cruz Cabugá, estão praticamente vazias.

Para chamar a atenção para as reivindicações da categoria por reajuste salarial, os rodoviários se concentraram por volta das 6h e a partir das 8h pararam as atividades por uma hora. Na Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Antônio de Goes, Avenida Guararapes, Rua do Sol, Rua do Príncipe, Cais de Santa Rita e no Terminal Integrado Tancredo Neves, os motoristas desceram dos coletivos e os passageiros tiveram que continuar o percurso a pé.

De acordo com o presidente da Oposição dos Rodoviários de Pernambuco, Juscelino Pereira Macedo, a paralisação dos motoristas, cobradores, despachantes e fiscais de ônibus terá, além da uma hora de advertência, mais duas horas de panfletagem e carros de som defendendo a proposta de reinvidicação da categoria. Segundo ele, a decisão sobre a mobilização foi tomada após o adiamento da primeira reunião de negociação entre patrões, sindicato e oposição para definir o reajuste salarial.

O protesto é pacífico, mas a Polícia Militar está nos locais de maior concentração. Policiais da cavalaria, de motos, a pé e em viaturas estão monitorando a manifestação.

Informações: Diário de Pernambuco

Motoristas de ônibus da Região Metropolitana do Recife ameaçam cruzar os braços nesta sexta-feira

 

ônibus recife - Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press

Além da ameaça de greve dos trabalhares ferroviários, agora os motoristas dos ônibus da Região Metropolitana do Recife já ensaiam um protesto nesta sexta-feira. A paralisação de três horas está prevista para acontecer das 6h as 9h. Caso o protesto seja levado adiante, cerca de dois milhões de usuários do sistema terão dificuldades para ir ao trabalho.”Eu ouvi um motorista dizer que a paralisação também pode acontecer à noite na volta para casa. Seja como for vai nos prejudicar”, criticou a empregada doméstica Mirian Araújo, 45 anos, que mora no Alto Santa Terezinha e trabalha no Hipódromo.

O protesto está sendo organizado por um grupo de motoristas, que pretende advertir os empresários do setor e enfrentar a direção do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, que está à frente da entidade há 33 anos.De acordo com os organizadores, integrantes da Oposição Rodoviária, que conta com o apoio da Central Sindical Popular (CSP/Conlutas), os motoristas deverão se dirigir ao Centro, estacionar os ônibus e fazer concentração na Rua do Sol. Já as linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI) devem ficar paradas nos próprios terminais.

Não se trata de uma greve, apenas de um protesto, esclarecem  os colaboradores do Oposição Rodoviária. Pelo menos por enquanto, o grupo prefere o anonimato. “Estamos fazendo esse movimento porque soubemos que, mais uma vez, o Sindicato dos Rodoviários está planejando um acordo com o setor empresarial para que o reajuste salarial seja de apenas 7% e o vale-refeição suba de R$ 160 para R$ 200. Vão ensaiar uma greve e depois cederão a esses percentuais. Está tudo orquestrado, como vem acontecendo nos últimos anos. Por isso queremos mostrar que a categoria está unida e agora tem uma dissidência do sindicato. Que não estamos para brincadeira. Nossa profissão é estressante, arriscada e precisamos receber por tudo isso”, defende um dos colaboradores, pedindo o anonimato.

Os motoristas e cobradores de ônibus querem um percentual de reajuste igual ao aumento da cesta básica, de 33%, e que o vale-refeição suba para R$ 300. Assim, o salário do motorista passaria de R$ 1.500 para R$ 2 mil e o do cobrador de R$ 690 para R$ 1.200.

Greve ameaça principal transporte de massa para a Copa das Confederações do Recife

 

Metrô Recife - Foto Annaclarice Almeida DP.D.A/Press

 

Principal meio de transporte de massa para levar os torcedores para a Arena Pernambuco, o metrô do Recife pode parar faltando três dias para o início dos jogos.

Os metroviários do Recife decidem nesta quinta-feira, se entram em greve a partir da zero hora desta sexta-feira. Assembleia da categoria está marcada para esta noite, na Estação Central do Recife.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), as várias tentantivas de negociação com o governo federal não chegaram a um acordo. Na quarta-feora passada, sindicalistas passaram o dia reunidos com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), mas não receberam proposta de reajuste salarial próximo ao valor reivindicado, que é de 6,49%, referente à inflação dos últimos 12 meses, mais um ganho real de 10%.

Os cerca de 1,5 mil metroviários em Pernambuco pedem a implantação de abono para adicional noturno e periculosidade e ainda adoção de plano de saúde.

A CBTU ofereceu reajuste de 2,02%, caso seja mantida a hora extra de 100%, ou aumento de 4,7% com redução do valor da hora extra para 50%. Também foi apresentado um plano de demissão voluntária para metroviários aposentados que optaram por continuar trabalhando.

Cerca de 200 mil pessoas utilizam o metrô diariamente, mas a greve da categoria pode afetar muito mais pessoas. O metrô será o meio de transporte mais utilizado para o acesso à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, durante a Copa das Confederações. O primeiro jogo da competição no estado está marcado para o próximo domingo.

Zona Sul terá expresso torcedor na Copa das Confederações do Recife

Expresso torcedor - Foto - CTTU/Divulgação
Os torcedores da Zona Sul que vão aos jogos da Copa das Confederações, nos próximos dias 16, 19 e 23 de junho, terão mais uma opção para deixar o carro estacionado e seguir de metrô. O Expresso Torcida, idealizado e organizado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em parceria com a Empresa Borborema e os shoppings Rio Mar e Recife, irá fazer o deslocamento dos usuários até as estação de Metrô Central do Recife e Antônio Falcão, respectivamente. De lá, os usuários seguirão até a Estação Cosme Damião, de onde poderão pegar um ônibus circular até a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, se mostrou empolgada com a iniciativa, que já é sucesso há 12 anos no Carnaval do Recife, e explicou como funciona o projeto. “A passagem do Expresso Torcida custará R$ 5 e vai dar direito à viagem de ida e volta. Os usuários receberão uma pulseira de identificação e, apresentando esta na cabine de pagamento do estacionamento dos shoppings, só será cobrada a tarifa simples de cada estabelecimento para todo o período de utilização”.

Artistas-educadores capacitados para atender turistas em inglês, espanhol e alemão estarão nos pontos de partida do Shopping Recife e RioMar. Além disso, tradutores de Libras auxiliarão os deficientes auditivos que utilizarem o serviço.

Fonte: CTTU

Estação Cosme e Damião, em um dia normal e sem jogos na Arena

A estação Cosme e Damião é hoje a única entrada para a Arena Pernambuco para quem vai de metrô. No jogo de estreia da Arena, cerca de 26 mil torcedores passaram pela estação. Na Copa das Confederações, a estimativa é de 30 a 35 mil pessoas, mas em dias normais a estação é usada por moradores da região.