Os metroviários decidiram entrar em greve, a partir da próxima segunda-feira, dia 14, às 22h. A decisão foi tomada emm assembleia realizada na noite da quinta-feira, na estação central do metrô, no bairro São José.
A categoria reivindica um reajuste salarial de 5,13% referente às perdas salariais do último ano, no entanto, os representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não vão oferecer reajustes.
Uma nova reunião da categoria será realizada no iníco da noite da próxima segunda-feira (14) para definir os rumos da paralisação. Se até lá os patrões oferecem alguma proposta de negociação a greve pode ser suspensa, caso contrário, cerca de 270 mil usuários diários do metrô serão prejudicados.
A Secretaria das Cidades divulgou o resultado da licitação para a construção dos viadutos Bandeira Filho, Rui Barbosa, Joaquim Nabuco e Paissandu localizados ao longo da Avenida Agamenon Magalhães. O Consórcio JM-CIDADE foi o vencedor do certame, considerando a oferta do menor preço. Os nomes dos vencedores serão publicados no Diario Oficial do Estado.
O grupo ganhador da licitação apresentou uma proposta no valor de R$ 87 milhões para a construção dos empreendimentos. O consórcio é formado pelas empresas JM TERRAPLANAGEM E CONSTRUÇÕES e CONSTRUTORA CIDADE, sendo a primeira com sede em Brasília e a segunda em Porto Alegre.
A licitação, iniciada em 06 de março, contou com sete participantes, sendo um grupo desclassificado e outro inabilitado. As cinco empresas habilitadas terão até cinco dias úteis a partir da publicação do resultado para entrar com recurso. A homologação com o resultado definitivo da empresa ganhadora será divulgado até 30 de Maio.
A obra prevê a construção de quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães, que possibilitarão a implantação do corredor exclusivo de Transporte Rápido por Ônibus (TRO). Os elevados fazem parte da segunda etapa do Corredor Norte Sul, que tem início no Tacaruna e segue até o Terminal de Integração Joana Bezerra. “A proposta da intervenção é priorizar o transporte público”, diz o secretário das Cidades, Danilo Cabral, lembrando que “a via é uma das mais importantes da capital, por onde passam cerca de 100 mil veículos por dia, cuja velocidade média em horário de pico chega a 5 km/hora em alguns trechos”.
Todo o corredor terá 37,9 km de extensão. Os quatro viadutos estarão centradas entre a Ilha do Leite e o Parque Amorim – uma extensão de 2,2 km. Eles serão construídos em 18 meses a partir da ordem de serviço. De acordo com o secretário Danilo Cabral, o fato dos viadutos serem construídos simultaneamente ou não, vai depender do plano de circulação que será entregue ao Estado antes do início das obras. “O Plano irá nos guiar para que façamos todas as rotas alternativas para os motoristas. Com as informações em mãos, faremos um planejamento do tráfego junto à Prefeitura do Recife e um grande trabalho de divulgação para informar todas as mudanças à população”, ressaltou.
Em cada cruzamento, atualmente, são cerca de 3300 veículos por hora em horário de pico (7h às 8h da manhã). Com os viadutos, estima-se que esse número de automóveis aumente para 4200 – um ganho de cerca de 30% no aumento do fluxo de carros na via. Hoje são 15 semáforos em toda Agamenon, sendo 9 de automóveis e 6 de pedestre. Com as intervenções desaparecem os 4 semáforos de automóveis localizados nos pontos de intervenção. As passarelas de pedestres e Estações serão
construídas durante a segunda etapa do Corredor Norte-Sul.
Benefícios: Com as mudanças na Agamenon, a velocidade média atual (Olinda / Boa Viagem), que é de 20,9 km/hora vai passar para 30,3 km após a construção dos viadutos, sendo o maior ganho no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e o cruzamento com a Rua Buenos Aires, cuja velocidade atual em horário de pico é de 5 km por hora e subirá para 18km/h – velocidade quase quatro vezes maior. No trecho Boa Viagem / Olinda, a velocidade média que hoje é de 18,2 km/hora passará para 33,7 km/hora, o que significa um ganho de 54% na velocidade média do trecho. Nesse sentido, no entanto, o ganho maior será no cruzamento com a Rua Paissandu, cujos carros passarão de 7km/h para 40 km/hora – 175% de ganho na velocidade do trecho.
Corredor Norte-Sul(1º etapa) – O investimento na obra da primeira etapa (Igarassu ao centro do Recife) é de R$ 151 milhões. A intervenção passa pelos municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife e atenderá a uma demanda de 146 mil passageiros. O percurso de 33,2 km vai ter 33 estações interligadas a quatro terminais integrados: Igarassu, Abreu e Lima, Pelópidas Silveira e PE-15. As obras desta etapa foram iniciadas em 06 de janeiro, com a restauração, reforço e substituição das placas de concreto do canteiro central de um trecho da BR-101 e ainda a construção de dois viadutos nos Bultrins.
Corredor Norte-Sul(2º etapa) – Na segunda etapa que tem início no Tacaruna até o Terminal de Integração Joana Bezerra (4,7 km de extensão), o investimento previsto é R$ 110 milhões. Neste percurso, serão construídos, além do corredor de ônibus (pavimentação de toda a via, com implantação de uma faixa segregada para os ônibus articulados), cinco passarelas para a travessia dos pedestres, nove estações no canteiro central da via. Também está previsto o alargamento dos dois viadutos da Avenida João de Barros, e o alargamento do pontilhão de cruzamento das ruas Dr. Leopoldo Lins e Buenos.
Com a crescente popularidade dos smartphones, as mensagens de texto estão se tornando o método preferido de comunicação para muitos brasileiros. Na verdade, um jovem que tenha entre 18 e 24 anos recebe e envia em média mais de 40 mensagens por dia, de acordo com um recente estudo do Pew Research Center, um centro de pesquisas norte- americano. E muitos desses textos são enviados ou recebidos, por quem está atrás do volante. “O jovem dirige de forma mais arrojada, no sentido de aceitar mais os riscos na direção”, diz Dr. David Duarte Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB) David Duarte Lima, doutor em Segurança de Trânsito.
Este tipo de distração fere um dos princípios da direção defensiva que é a atenção, pois o condutor perde o foco do que está fazendo e não enxerga os perigos à sua volta. “O estado precisa investir mais em educação para que as pessoas sejam mais atenciosas no trânsito”, afirma o professor.
Estudos comprovam que falar ao celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes, mas nem todos que falam ao celular se acidentam. “A pessoa fala uma vez e não se acidente, fala duas vezes e não se acidenta, inconscientemente ela vai pensar que pode falar e dirigir. Isto é um grande problema, uma falsa resposta”, explica Dr. David.
Para o professor, o cidadão precisa ser conscientizado. “Aquele que fala ao celular enquanto dirige não é um bandido, é uma pessoa comum, um pai de família ou um trabalhador que precisa ser sensibilizado para ter atitudes corretas na direção de um veículo”, diz.
Segundo estatísticas, no Brasil, de cada dez mil pessoas que usam o celular enquanto dirigem apenas uma é flagrada.
Um protesto de um grupo de manifestantes em defesa da Praça do Parnamirim, Zona Norte do Recife, serve no mínimo para reflexão. Um recuou feito pela Prefeitura do Recife na praça para melhoria do fluxo do trânsito da Zona Norte causou indignação. Reduzir praças ou passeios para abrir mais espaço para os carros não é solução para os problemas viários. Restringir o uso do automóvel e criar outras opções de modais, inclusive para o pedestre, é o caminho que vem sendo apontado por especialistas do mundo todo.
Acompanhe os detalhes do novo projeto de mobilidade apresentado pelo governo do Estado – a Via Metropolitana Norte, um corredor para carros, ônibus e ciclistas, com 10,1 quilômetros de extensão, que representará uma importante solução viária para as cidades de Olinda e Paulista, no Norte da Região Metropolitana do Recife.
A Via Metropolitana Norte começará na interseção da Segunda Perimetral com a Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, passará sobre a Rodovia PE-15, seguirá pelo bairro de Jardim Fragoso até chegar à Rodovia PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, mais conhecida como Ponte do Janga, no limite de Olinda com a cidade de Paulista. Toda a via está orçada em R$ 400 milhões – recursos do PAC da Mobilidade – e tem prazo de execução de dois anos. A previsão é de que parte das obras comece ainda no segundo semestre e o restante no início do próximo ano.
Uma discussão sobre a utilização dos espaços públicos para a construção de alternativas para o trânsito do Recife ganhou as redes sociais ontem com a divulgação de uma imagem da Praça Doutor Lula Cabral de Melo, conhecida como Praça do Parnamirim, modificada para criar alternativas para o fluxo de veículos na Zona Norte do Recife.
As obras de recuo da praça já estão sendo feitas há quase duas semanas e devem ser concluídas em 10 dias. A intenção da gestão municipal é criar o binário Estrada do Arraial/Estrada do Encanamento, vias que passarão a ter mão única e vão receber ciclovias até o fim do mês. O objetivo do redimensionamento foi questionado por urbanistas e parte da população. Para muitos, a medida não é suficiente para melhorar a mobilidade da capital.
A paisagista e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ana Rita Sá lamentou a intervenção na praça de 1.858 metros quadrados, projetada pela arquiteta Ridete Tavares. “O espaço tem uma função paisagística relevante para a área. Trata-se de um ponto muito importante para o bairro do Parnamirim”, destacou. O estudante universitário Tiago Costa, 23 anos, também avaliou o trabalho da prefeitura negativamente. “O trânsito das vias nos arredores da praça é muito complicado. Minha opinião é que a gestão municipal deveria investir mais em transporte público. Essas pequenas ações não parecem surtir muitos resultados, pois o número de carros cresce assustadoramente na cidade”, pontuou.
A Secretaria de Serviços Públicos do Recife, responsável pela obra, informou que, ainda este mês, haverá a criação de um binário entre a Estrada do Encanamento e a Estrada do Arraial, na área que passa pelos bairros do Parnamirim, Casa Forte, Casa Amarela, Tamarineira, e Monteiro. “A intervenção consiste na transformação de ambas as vias em sentido único de circulação, facilitando os deslocamentos dos veículos no sentido cidade e no sentido subúrbio. As obras serão entregues com ciclovias nas estradas do Arraial e do Encanamento”, afirmou a presidente da CTTU, Maria de Pompéia.
Ela ainda esclareceu que não existe a possibilidade de extinção da Praça do Parnamirim, como foi divulgado na internet. “Na verdade, é uma obra de manutenção, e o recuo da praça será pequeno. Nosso objetivo é melhorar o fluxo nos arredores dela, como nas avenidas Dezessete de Agosto e Rui Barbosa”, ressaltou. Com a mudança, a Estrada do Arraial passa a ter mão única no sentido cidade-subúrbio, e a Estrada do Encanamento ficará com o sentido subúrbio-cidade.
Os motoristas que trafegam pela Avenida Antônio de Góes, no Pina, têm agora apenas uma opção de acesso ao Cais José Estelita. Devido à finalização das obras de construção da terceira faixa de rolamento do Viaduto Capitão Temudo, o giro à direita entre a faixa central da avenida e o cais foi fechado.
Quem quiser chegar ao Cabanga precisará escolher, ainda na Avenida Boa Viagem, a via da direita. A intervenção, que faz parte das obras da Via Mangue, deverá se prolongar até a inauguração do novo trecho, prevista para 30 de maio. Ontem, muitos motoristas reclamaram da falta de orientação e erraram o trajeto, sendo obrigados a retornar pela Ilha do Leite. A perspectiva é de melhorar em 30% a fluidez do trafego no local ao fim das obras.
Com a conclusão desse trecho, cerca de 25% da obra total da Via Mangue, considerada a maior obra viária da cidade, estarão concluídos. Segundo o diretor de obras da Empresa de Urbanização do Recife (URB), Jorge Darwin, a nova faixa terá 240 metros de extensão por 4,5 metros de largura, se somando às outras duas faixas do Capitão Temudo. A largura total será de 13,5 metros. “Toda a estrutura de concreto armado já está pronta desde abril. O que estamos fazendo agora é a colocação de concreto asfáltico, pintura e iluminação”, afirmou.
Três placas de orientação foram colocadas na bifurcação entre as duas faixas, no fim da Avenida Boa Viagem e ao longo da Avenida Antônio de Góes. “Quem errar o caminho deverá seguir até a Ilha do Leite para ter acesso ao Bairro do Recife. Quando a terceira faixa estiver concluída, a faixa da direita da Antônio de Góes também estará liberada para a subida no Capitão Temudo. Iremos retirar a divisão entre as faixas”, explicou o gerente de operação de trânsito da CTTU, Jorge Lima. Ontem, muitos motoristas ainda estavam confusos com a mudança. “A primeira placa de orientação foi colocada justamente na bifurcação. Não dá tempo de ler antes. Muita gente vai errar e o trânsito vai travar”, acredita o motorista David Santana, 21 anos.
Segundo Darwin, as obras da Via Mangue estão dentro do cronograma e deverão ser concluídas no prazo, que é setembro de 2013. Com investimento total de R$ 555,8 milhões, o projeto prevê a construção de 4,75 quilômetros de via, no sentido Centro/Boa Viagem, e 4,37 no sentido oposto. Atualmente, o trecho da Ponte Paulo Guerra está em fase de instalação da vigas. Dez das 20 vigas estão concretadas e duas foram instaladas. A previsão é de que o trecho só fique pronto no prazo final da obra. Na Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, vinte vigas para construção dos quatro elevados foram içadas. Já o trecho da Avenida Saturnino de Brito, embaixo do Capitão Temudo, está com 60% das obras concluídas.
Esta semana um estudo inédito mostrou o quanto andar de moto no Brasil é perigoso. A chance de se envolver em acidentes de trânsito é 14 vezes maior do que estando de carro. “O brasileiro tem uma baixa cultura de segurança, e aceita o risco de dirigir com desatenção, de forma negligente e sem foco nos perigos que podem ocorrer no trânsito”, afirma o professor da Universidade de Brasília (UnB) David Duarte Lima, doutor em Segurança de Trânsito.
Segundo o estudo denominado Mapa da Violência 2012, realizado pelo Instituto Sangari, o Brasil é o segundo país no mundo em número de vítimas fatais de acidentes de motos, só perdendo para o Paraguai. São 7,1 óbitos a cada 100.000 habitantes. Em 15 anos a taxa de mortalidade sobre duas rodas cresceu mais de 800%. “A motocicleta é um veículo que tem suas especificidades e por isso deve ser tratada como tal. É necessário que haja uma legislação, sinalização e fiscalização apropriadas. Enquanto o poder público não olhar com a devida atenção para o veículo de transporte individual que mais cresce no Brasil, as barbáries continuarão acontecendo”, defende Lucas Pimentel, presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).
Especialistas afirmam que o crescimento assustador da frota de motocicletas contribui para esses números. De acordo com dados do Denatran, hoje são mais de 18 milhões de motocicletas em circulação no país. Este número representa 25% de toda a frota nacional. Na última década o crescimento foi de 246%. “A facilidade em adquirir este veículo, o poder aquisitivo do brasileiro que aumentou e as vantagens econômicas e de mobilidade, fizeram com que a frota de moto tivesse esse boom no Brasil” diz, Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal.
Um dos grandes problemas nas cidades brasileiras é o tráfego das motos nos corredores. Nesse quesito o Brasil faz parte da minoria, é um dos poucos países no mundo que permite a circulação de motos entre os carros. Nos EUA, por exemplo, os índices de morte equivalem a um quarto dos óbitos registrados nas vias brasileiras. Lá as motos só podem andar atrás dos demais veículos.
Lucas Pimentel não acredita que proibindo o tráfego de motos nos corredores no Brasil diminua o problema. “Essa definitivamente não é a questão crucial no nosso país. Nós da Associação, defendemos que é muito mais seguro transitar ao lado dos automóveis do que atrás deles, pois o campo de visão do motociclista fica prejudicado. Nesse caso, um buraco ou um objeto na pista pode levar a um grave acidente”, afirma Pimentel. Para ele, o maior problema é o número de motociclistas que dirige sem habilitação. “Hoje a legislação não obriga a apresentação da CNH para a compra da moto, por isso muitos compram o veículo e antes de se habilitar já estão nas ruas e sem conhecimento nenhum”, explica.
O problema seria amenizado se houvesse investimento em conscientização, educação e fiscalização. “Enquanto o motorista olhar para a moto como um veículo intruso- que não deveria estar ali- estas tragédias continuarão ocorrendo. É claro que o motociclista deve respeitar as leis, a sinalização e utilizar os equipamentos de segurança, mas o essencial mesmo é um grande investimento em educação para todos os usuários do trânsito”, conclui Pimentel.
As agressões e ameaças sofridas pelos agentes de trânsito do município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, obrigaram a prefeitura a fazer uma parceria com o governo do estado para que policiais militares passassem a atuar no trânsito do município. Há cerca de quatro meses, 19 militares da Guarda Patrimonial da Polícia Militar estão atuando junto com os agentes em todos os distristos da cidade.
Segundo o secretário executivo de Trânsito e Transporte de Jaboatão, coronel William Carvalho, mais cinco PMs passarão a dar apoio aos profissionais de trânsito nos próximos dias. De acordo com relatos dos agentes, as agressões praticadas pelos condutores eram mais comuns em Cavaleiro, Prazeres e em Jaboatão Centro. A presença de militares no trânsito está dividindo opiniões de motoristas e da população.
Diferente dos guardas de trânsito do Recife, os profissionais de Jaboatão não podem ter porte de armas, o que os torna alvos fáceis para condutores exaltados. Ainda segundo coronel William, atualmente, o efetivo de agentes é de 65 homens para todo o munícipio. Os agentes trabalham numa escala de 12 horas por 36 de folga. “Essa iniciativa junto à Polícia Militar reduziu significativamente os registros de ocorrências de agressções aos agentes”, ressaltou o secretário executivo de Trânsito e Transporte.
O Diario percorreu algumas ruas de Jaboatão e encontrou policiais militares dirigindo as viaturas da Secretaria Executiva de Trânsito e Transporte (SETT). “Antes de começarmos a trabalhar com os PMs do nosso lado, a gente ficava muito exposto às agressões e tentativas de agressão. Há cerca de dois meses, eu e um colega fomos trancados por um motoqueiro depois que notificamos ele porque estava com sem o capacete.
Foi uma confusão grande, porque vários motoqueiros acabaram chegando perto da nossa viatura, mas não houve agressão”, contou um agente de trânsito de 38 anos. Os policiais militares, no entanto, não têm autorização para aplicar multas. “Estamos apenas dando um apoio aos agentes porque existe uma parceria entre a prefeitura e o governo do estado”, disse um sargento.
Concurso
A presença dos PMs junto dos agentes de trânsito ainda não foi bem aceita pela população. “Acho errado. Os policiais deveriam estar fazendo outro tipo de serviço”, disse um aposentado, que preferiu não ter o nome publicado. Já um comerciante que trabalha perto da estação do Metrô de Jaboatão disse ser a favor da parceria.
“Os condutores falam com muita ignorância com os agentes quando são abordados, mas na hora que os PMs estão por perto, as coisas são diferentes”, afirmou. Segundo William, 65 homens são responsáveis para ordenar o trânsito do munícipio, que tem 644 mil habitantes. Os profissionais trabalham em uma escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de folga. Está em fase de conclusão o edital que vai lançar um concurso público para 100 vagas. “Nossa necessidade atual é de 200 homens, mas depende do orçamento da prefeitura. Os agentes trabalham em regime de escala, por isso não estão todos na rua no mesmo dia”, destacou Carvalho.
A Pastoral da Saúde e o Escritório César Barros Arquitetura promovem, nesta quinta-feira (10), um debate com moradores do bairro de Casa Amarela sobre a implantação de ciclovias no local. O debate tem a finalidade de discutir o plano cicloviário do Projeto Comunidade Saudável e Sustentável, da Pastoral da Saúde, e a proposta das Ciclofrescas, do Escritório César Barros Arquitetura. As ciclofrescas são ciclovias arborizadas que unem natureza, saúde e baixo custo na sua execução, proporcionando uma relação mais harmoniosa no trânsito do Recife.
A parceria entre a Pastoral da Saúde e o escritório do arquiteto César Barros foi firmada no último dia 3, em reunião no salão paroquial do bairro de Casa Amarela, e tem o objetivo de realizar ações que viabilizem o ordenamento do trânsito da cidade do Recife, estimular e criar a cultura do uso das ciclovias como prática saudável e sustentável, promovendo o melhoramento a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
O debate sobre as ciclovias em Casa Amarela será às 19h, no Centro Comunitário Salesiano, Estrada do Arraial, ao lado da Igreja Matriz de Casa Amarela, mas você já pode deixar sua opinião.