Ranking da Copa do Nordeste

Todas as campanhas no G4 na Copa do Nordeste (1994-2016). Arte: Cassio Zirpoli/DP

Em duas décadas de história intermitente, com 13 edições oficiais, a Copa do Nordeste já teve a participação de 51 clubes. Indo além da lista de campeões, que tem o Vitória como maior vencedor, tetra, e o Santa Cruz como sétimo campeão, o blog compilou todas as campanhas, literalmente. De 1994, quando ocorreu em Alagoas a pioneira edição com o nome conhecido, até 2016, foram realizadas 905 partidas, com 2.520 gols marcados, proporcionando uma média de 2,78. Em relação à pontuação absoluta, a dupla Ba-Vi está empatada com 239 pontos, com o rubro-negro à frente no número de vitórias (70 x 68). Curiosamente, o aproveitamento do rival é melhor, pois tem dois jogos a menos.

Em seguida vem o Sport, cuja ausência em 2010 pesa bastante no histórico geral, pois naquele ano houve um turno com 14 rodadas – em disputa marcada pela imposição da Liga do Nordeste frente à CBF, numa batalha judicial. Atual campeão, o Santa somou 24 pontos até sua orelhuda dourada, ficando a um triz do América, ainda em vantagem devido aos doze jogos a mais. Enquanto isso, o Náutico é o time com menos participações na Lampions entre os mais tradicionais da região. Ficou de fora em cinco edições, custando o top ten.

Outra curiosidade está lá no fim da tabela, com os genéricos Flamengo (Teresina), Corinthians (Maceió) e Palmeiras (Feira de Santana). Outras agremiações genéricas têm história no Nordestão, como Botafogo (João Pessoa), Coritiba (Itabaiana), Cruzeiro (Arapiraca) e Fluminense (Feira de Santana), que detém o melhor resultado entre esses times, com o vice em 2003.

Observações do blog sobre a composição dos dois quadros expostos (ranking de pontos, abaixo; ranking de colocações no G4, acima):

1) Vitória, 3 pontos. Empate, 1 ponto. Resultados da fase preliminar à final.

2) A ordem dos times no ranking de pontos foi estabelecida da seguinte forma: pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados. O índice de aproveitamento aparece como adendo ao rendimento de cada clube

3) A ordem no ranking de colocações foi estabelecida da seguinte forma: títulos, vice-campeonatos e semifinais (em 1998, com a fase semifinal em dois quadrangulares, foi considerada a pontuação total). O número de vezes no G4 (última coluna) aparece como adendo ao desempenho de cada clube.

4) O Torneio José América de Almeida Filho, realizado em 1976, é considerado pelo Vitória como um título nordestino. O blog entende como título de porte regional, mas não referente à mesma competição. Por sinal, em 2016 a Liga do Nordeste, através de Alex Portela (também ex-presidente do Vitória), teria enviado um ofício à CBF pedindo a oficialização do torneio, o que incluiria até a primeira edição, de 1975, que teve o CRB como vencedor. Como segue sem uma resposta oficial (e pública), o blog manteve a disputa à parte. 

5) Os asteriscos em Botafogo e Sampaio se referem às punições do STJD, perdendo 4 (2014) e 6 (2015) pontos, respectivamente. A pena se mantém.

O ranking de pontos da Copa do Nordeste (1994-2016). Crédito: Cassio Zirpoli/DP

5 thoughts on “Ranking da Copa do Nordeste

  1. Cassio, pior que o Torneio José América de Almeida Filho, que não é considerado no ranking, são os campeonato de 2003 e 2010. Em 2003, o Bahia e os times de Pernambuco não participaram. Em 2010, o Bahia não jogou com o time principal, o Sport não participou, não lembro dos outros, foi um campeonato disputado durante o Brasileiro com zero de visibilidade.

    Nota do blog

    Alexandre, o “Torneio José Américo de Almeida Filho” foi, sim um torneio de âmbito regional, mas não foi não a Copa do Nordeste. Esta foi criada em 1994, com o nome de “1ª Copa do Nordeste”. E a competição de 1976 ainda não chancelado pela CBF com o mesmo peso do Nordestão.

    Sim, o nível técnico das edições de 2003 e 2010 foi abaixo, mas ocorreu num momento da imposição da Liga do Nordeste, via justiça, sobre a decisão tomada pela CBF.

  2. Desculpem, as Empresas de pesquisas Ibope e Data folha, a forma que é feito o ranking das torcidas e diferente das pesquisas de boca de urna nas eleições, pois, as pesquisas de boca de urna e qualquer outra que envolve principalmente os padrões da capitais de cada estado. As pesquisas para eleição ela muda gradativamente com os debates e etc. já pesquisas ranking de torcidas de clubes Brasileiros, as pesquisas tem que se estender para fora das capitais, pois, o torcedor não muda de time, como muda as preferências políticas, muito fácil fazer pesquisas nas principais cidades, para eleição políticas é normal que estenda para o interior a mesma porcentagem, mas, para pesquisas de ranking de torcidas é claro quem tem uma grande torcida ele permanecerá na mesma proporção quando feita nas cidades, parte para o interior e ai vão ver a grande diferença, exemplo disso, se fizerem pesquisas em São Paulo e no Rio, a torcida do Corinthians seria maior do que a do flamengo, pois a capital paulista é a maior do que a carioca, agora parte para todo o Brasil e inclui as cidades do interior também, dúvido, se não muda por completo, ok

  3. SEU TEL ?
    FAZ LATINHAS DE CERVEJAS PERSONALIZADAS ?
    ENTRE EM CONTATO.
    11 * 97198 5003 & 4612 6321

  4. Cássio, vc publicou que o SPORT tem o maior período de JEJUM de títulos no estado de Pernambuco com 12 anos sem vencer… Só que vc não colocou que; tanto Santa como Náutico tem maiores espaços sem títulos… !915 Santa vice, 1916 Santa vice, 1917 Santa vice, 1918 Santa vice, o Santa veio sem campeão Pernambucano em 1931, faça as contas… O Náutico veio sem campeão Pernambucano em 1933, sendo duas vezes vice antes do título… E vale lembrar que tanto Santa como Náutico participaram de todos os cmpeonatos desde 1915… PORTANTO VC OMITIU ISSO… Seja mais profissional e corrija…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>