O que Petrobrás, Eletrobrás e Liquigás têm em comum? As 3 empresas são estatais brasileiras de economia mista.
A Petrobrás, que faturou US$ 96,3 bilhões no ano passado, comprou a Liquigás em dezembro de 2004, junto ao grupo Agip do Brasil S/A. Já a Eletrobrás, que faturou US$ 12,6 bilhões em 2007, foi fundada em 1962, no Rio de Janeiro. Empresas bem sucedidas. Porém, apesar da abertura de mercado, as instituições seguem sob o controle acionário do governo federal brasileiro.
E também seguem patrocinando clubes de futebol. Os três beneficiados que vem mamando… Ops! 😎 Os três beneficiados com contratos pra lá de generosos são times do Rio de Janeiro. Ontem, apenas 2 dias após a queda para a Série B, o presidente vascaíno, Roberto Dinamite, fechou um acordo com a Eletrobrás, que deverá ser oficializado nesta quarta-feira.
O valor (R$ 14 mi) deixará o time vascaíno em 5º lugar no ranking de patrocínios de camisa no Brasil. 😯 Confira abaixo a lista (fonte: Lancenet).
1º) Corinthians (Medial Saúde) – R$16,5 milhões
2º) Flamengo (Petrobrás, desde 1984) – R$16,2 milhões
3°) São Paulo (LG) – R$15,5 milhões
4°) Fluminense (Unimed) – R$15 milhões
5º) Vasco (Eletrobrás) – R$14 milhões
6°) Palmeiras (Fiat) – R$11 milhões
7°) Botafogo (Liquigás) – R$9,6 milhões
8°) Santos (Semp Toshiba) – R$8,5 milhões
9°) Atlético-PR (Fiat) – R$8 milhões
10°) Cruzeiro (Tenda e Fiat, nas mangas) – R$6 milhões
11°) Internacional (Banrisul) – R$3,6 milhões
11º) Grêmio (Banrisul) – R$3,6 milhões
Post com a colaboração de Carlos Lopes
Todos vcs pernambucanos são incompetentes e invejosos, por que se preoculpar com o Rio, nos esqueça, pois aqui no Rio, ninguem sabe quem vcs existem.
Concordo com o Bruno. Usar o termo “mamata” é lastimável. Isso diferencia os blogs sérios dos fanfarrões.
E esse post/matéria é de uma imensa falta de conhecimento do blogueiro/jornalista.
Privada, Pública ou de capital misto, antes de tudo elas são empresas, e EMPRESAS devem ser gerenciadas como tal. Se elas têm esse plano de investimento isso é calculado e está de acordo com sua estratégia.
Petrobrás, Liquigás, Eletrobrás, Unimed patrocinam os quatro grandes clubes do Rio, poque eles têm torcida significativa em, pelo menos, 85% do território nacional. E essas empresas querem ter visibilidade, é claro! Acho que esses clubes só não têm torcida expressiva em São Paulo e Rio Grande do Sul. Eis aí a razão.
Por que Petrobrás, Unimed, Liquigás e Eletrobrás patrocinam os clubes do Rio? Porque o mercado fluminense é atraente, e, principalmente, porque os quatro grandes clubes do Rio ainda são os clubes de maior penetração nacional, ou seja, têm torcida significativa em, pelo menos, 85% do território nacional, apesar de o futebol paulista ter crescido fora de São Paulo nos últimos anos. Viajo por todo este Brasil e vejo torcedor de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense aonde vou, desde o Amazonas a Santa Catarina. Lógico que essas empresas querem ter visibilidade nacional, ora!
O problema é que ele é um jornalista, um formador de opnião e nao deve usar termos pejorativos.
Isso é coisa de jornalista bairrista. Nao falei essas coisas pra ofender ele, falei como critica, pois esse tipo de jornalismo é triste. E essa opnião dele tem uma boa dose de bairrismo contra o futebol carioca.
Lucio Wanderley
Se essas estatais querem ver suas marcas na mídia, por que não patrocinar todos os clubes, com divisão justa de cotas, como a Coca-Cola já o fez? Por que patrocinar apenas as equipes do fraco futebol do Rio?
Quanto voce acha custaria?
As camsas dos clubes de Rio, Sao Paulo, MG nao custam barato não.
Eles vao pelo tamanho dos clubes e pela visibilidade. O Vasco tem a quarta torcida do Brasil junto com o Palmeiras.
É isso mesmo, Lúcio. Concordo com você.
Bruno, você pode até não concordar com a opinião do blogueiro ou de quem quer que escreva nos comentários. Mas não pode ofender. E, sinceramente, qual é o problema de usar o termo “mamata”? Isso aqui é um blog, não uma solenidade da Academia Brasileira de Letras.
Caro Bruno, sua arrogância e prepotência superam as lides democráticas que um blog possa ter. Falar da formação do rapaz, 3 anos, duvidar da seriedade do mesmo… O que é isso? Blog é um lugar para expor opiniões. As informações contidas neste espaço representam a opinião do proprietário, não do Diário de Pernambuco. O espaço para comentários permite aos leitores concordar ou discordar, mas sem precisar atacar as pessoas. Quando a gente ataca, passa a abrir precedentes para ser atacado também. Ninguém aqui é o brilhante Armando Nogueira! Não sou jornalista, mas tenho minha opinião como torcedor e cidadão. Se essas estatais querem ver suas marcas na mídia, por que não patrocinar todos os clubes, com divisão justa de cotas, como a Coca-Cola já o fez? Por que patrocinar apenas as equipes do fraco futebol do Rio?
”Mamando” meu caro? Isso nao é palavra que um jornalista minimamente serio deva usar.
E se voce ve isso como ”beneficio” ou caridade voce mais uma vez tem uma visão de um jornalista que não é minimamente serio.
Essas empresas estão pagando aos clubes por um serviço que é estampar a marca da empresa na camisa deles, isso não é caridade. Se isso é certo ou nao é outra historia, mas essas empresas são de capital aberto e publicidade pra elas é muito importante, valoriza as marcas.
E se voce nao tem noção de patrocinio esses valores estao absolutamente dentro da realidade, os times ai de pernambuca que ganham muito pouco, talvez seja esse seu recentimento.
Voce se formou a apenas 3 anos, é jovem, nao entre no caminho do bairrismo, esse tipo de imprensa é algo absolutamente triste.
Engraçado que fora bancos estaduais (Banrisul, BRB, Banese) só os times cariocas possuem patrocínio estatal.