Confesso que não sou um entusiasta de grandes mudanças nos símbolos de um clube. Principalmente no escudo. Quando o Náutico lançou um modelo novo, em 2008, fui “voto vencido” na redação. E olhe que em 2010 o Timbu lançará o seu 6º escudo…
Enfim… Quem também está mudando é o Bahia. O Tricolor de Aço, cujo distintivo era um dos mais bonitos do país, ganhou uma “cara moderna”, segundo a diretoria do clube. Veja as mudanças abaixo.
1) O bandeira que havia dentro da bandeira do clube foi substituída pelo símbolo existente na bandeira do estado da Bahia, reforçando ainda mais a relação do estado com o seu maior clube de futebol.
2) As esferas que haviam na parte inferior do escudo foram substituídas por 2 estrelas. Desta forma, os 2 campeonatos nacionais (1959 e 1988) estarão sempre representados, pois em diversas ocasiões as estrelas não são colocadas na parte superior do escudo, principalmente em publicações em veículos de comunicação.
3) A bandeira apresenta a uma ondulação (vibração) um pouco mais acentuada, em referência a estrofe do hino “Ninguém nos vence em vibração”.
4) O mastro foi retirado por razões de aplicação gráfica.
Gostou do novo escudo do Bahia? Eu não. 😎
Horrivel… a única coisa que prestou foi colocar a bandeira do estado e trocar as esferas por estrelas… mas e se o Bahia for campeão da Série B… vão colocar aonde?
Também gosto mais do escudo anterior.
Eu tô tentando entender a “aplicação gráfica” do ítem 4. Sem o mastro ficou estranho. As outras modificações, apesar de ser conservador, eu entendo.
Ficou estranho!
O anterior é muito mais bonito.