O primeiro “match point” da temporada 2009 da Fórmula 1 será nesta madruga, no Grande Prêmio de Suzuka, no Japão. Com 89 pontos na classificação, faltando 3 corridas, o inglês Jenson Button entra com 4 hipóteses de vitória neste GP (marcado para as 2h de domingo, no horário de Brasília).
Rubens Barrichello, seu companheiro na Brawn, soma 69 pontos e precisar reduzir a diferença de 15 pontos para continuar na briga pelo inédito título mundial. Confira abaixo as situações que podem definir o título no Japão (a “secada” já está valendo).
PS. Como Jenson tem 6 vitórias e Barrichello só poderia chegar a 5, restando 3 corridas, o inglês “joga pelo empate” no número de pontos para ser campeão.
1ª hipótese – Vitória de Jenson Button, que iria a 94 pontos. Barrichello vai ter que correr muito, e chegar no mínimo em 3° lugar, e ficar com pelo menos 75
2ª hipótese – Button em 2° lugar no pódio (92). Rubinho tem que ficar pelo menos na 5ª posição (73 pontos ou mais)
3ª hipótese – Jenson Button fica em 3° lugar (90). Barrichello terá que pontuar do 7° lugar pra cima (71 pontos ou mais).
4ª hipótese – Button termina na 4ª colocação (somando 89 na classificação). Rubens tem que pontuar mesmo assim. Vale o 8°, que o deixaria com 70.
5ª hipótese – O líder do campeonato termina a partir do 5° lugar (no máximo 88). O título mundial segue em disputa nas duas próximas corridas… 😎
Curiosidade: o GP de Suzuka, que volta à F-1 após dois anos (a prova japonesa estava acontecendo em Fuji), é especial para o piloto brasileiro. Foi lá, em 1993, que Rubens Barrichello somou o seus primeiros pontos na categoria. Pilotando uma Jordan, ele ficou em 5° lugar. Ganhou 2 pontos, os únicos naquela pioneira temporada.
Foto: site da Fórmula 1