Olinda.
Fundada em 1535.
Elevada à categoria de cidade em 1676.
Capital do estado até 1837.
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1982.
Um rabisco no mapa de Pernambuco, com uma área de apenas 29 km², mas ocupada por todos os Quatro Cantos, com uma população de 394 mil pessoas.
E em 2010, finalmente, no mapa da bola…
Fundado em 15 de novembro de 2007, o Olinda Futebol Clube começa a preencher uma lacuna na Marim dos Caetés.
Nesta semana, o clube fez o seu primeiro treino profissional. Iniciou um trabalho que tem tudo para dar certo (foto dos uniformes abaixo).
O Olinda FC deverá disputar a Série A2 do Pernambucano em 2010. Até lá, deverá ser concluída a obra no estádio municipal, com capacidade para 15 mil pessoas, no bairro de Rio Doce.
Morei em Olinda de 1990 a 2008, e cresci achando estranho o fato de a cidade nunca ter um representante sequer no Estadual. Paulista teve (Paulistano), assim como Jaboatão (América, no saudoso estádio Jefferson de Freitas).
Milhares de olindenses que trafegam para o Recife rumo aos 3 grandes estádios nas linhas “Barra de Jangada/Casa Caiada” da vida agora poderão ver o fluxo invertido em breve.
Torcidas de Sport, Náutico e Santa Cruz “invadindo” Olinda? Festa garantida.
Curiosidade: Um outro clube chamado Olinda já brilhou no passado no país. Mas muito, muito longe de Pernambuco… O Olinda Esporte Clube, de Ponta Grossa, vice-campeão paranaense de 1935! 😎