A 4ª edição do Campeonato Brasileiro Sub-20 começará um dia após fim da Série A, cuja última rodada está marcada para o dia 6 de dezembro, um domingo. Na segunda-feira, a arrancada para o último torneio nacional do futebol brasileiro nesta temporada.
O Brasileiro Sub-20 será realizado entre 7 e 22 de dezembro.
O campeonato júnior vai ser disputado novamente no Rio Grande do Sul, sendo organizado pela Federação Gaúcha de Futebol, com o aval da CBF. A FGF divulgou os grupos. Confira abaixo as chaves, com subsedes em cidades do interior.
Novo Hamburgo: Internacional, Botafogo, Vitória, Santo André e Figueirense*
Santa Maria: Grêmio, Santos, Atlético-MG, Atlético-PR e Avaí
Erechim: Sport, Cruzeiro, Corinthians, Fluminense e Barueri
Santa Rosa: Náutico, Palmeiras, Flamengo, Goiás e Coritiba
Se classificam os 2 primeiros de cada grupo, que avançam para as quartas de final, que serão jogadas em Novo Hamburgo e Santa Maria. Já as semifinais e a final vão acontecer na capital Porto Alegre.
A expectativa é de que as equipes cheguem no estado no dia 5 de dezembro.
Análise rápida: o grupo do Rubro-negro é fortíssimo, com clubes que investem muito na base, como Corinthians e Cruzeiro. No lado do Náutico (atual campeão estadual da categoria), a tradição de Palmeiras e Flamengo, que costuma revelar bons talentos.
Que os times do Recife consigam revelar novos Ciros, Andersons Lessas e Saulos.
O Brasileiro Sub-20 continuará sendo realizado no Rio Grande do Sul no mínimo até 2010 (veja AQUI). Depois disso, outros estados poderão receber a competição. Minas Gerais já demonstrou interesse. Bem que Pernambuco poderia fazer o mesmo… 😎
Vale lembrar que em 2008 Pernambuco brilhou no Nacional de juniores. O Sport foi o vice-campeão, perdendo o título para o Grêmio, de virada (veja o vídeo abaixo), enquanto o Náutico acabou em 4º lugar. O Clássico dos Clássicos foi, inclusive, uma das semifinais do Brasileiro.
Campeões / vices:
2006 – Internacional / Grêmio
2007 – Cruzeiro / Internacional
2008 – Grêmio / Sport
* O Brasileiro Sub-20 reúne os 20 participantes da Série A. No caso, o Figueirense, atualmente na Segundona, só foi convidado pois o São Paulo desistiu de participar.