Dois dos principais coordenadores da Cidade da Copa participaram nesta quinta-feira do seminário “Infraestrutura de Pernambuco para a Copa 2014”, em Boa Viagem. Com a dupla, os segredos sobre o futuro estádio do Grande Recife.
Ricardo Leitão, secretário da Casa Civil do estado, e Silvio Bompastor, gerente das Parcerias Público-Privadas (PPPs) do governo de Pernambuco.
Dois nomes que vêm garantindo o andamento do projeto. A sua articulação. Passo a passo. Dois verdadeiros escudos do governador Eduardo Campos, pois a Cidade da Copa vem sendo alvo de uma série de questionamentos.
“Algum clube local vai jogar lá depois de 2014?”
“Não seria mais barato reformar o estádio do Santa, com o projeto da Arena Coral?”
“Será ou não um elefante branco?”
E etc, etc, etc… 😯
Nesta quinta, eles debateram sobre a arena durante o evento promovido pelo Sinaenco-PE (Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia).
A cada novo seminário que participam, os dois apresentam um projeto na ponta da língua. Tentando acabar com a desconfiança do público.
A dupla tenta lidar com uma enorme pressão criada a partir do dia 15 de janeiro deste ano, quando o megaprojeto da Cidade da Copa, de R$ 1,59 bilhão, foi lançado oficialmente. Algo tão grandioso que o princípio da dúvida o acompanha desde então. Até o momento, Leitão e Bompastor estão afinados em tal defesa.
Até que seja colocado o primeiro tijolo em São Lourenço da Mata…
“O estádio terá capacidade para 46.154 pessoas, com 6 mil vagas no estacionamento. A arena ficará num terreno de 239 hectares. Nós vamos procurar os três clubes do Recife e mostrar as vantagens de jogar lá a um custo zero”.
“O consórcio vencedor da licitação irá administrar o estádio durante 30 anos. O grupo investidor também vai construir a Cidade da Copa, com 9 mil moradias, até 2017”.
“O estado não está atrasado. Estamos cumprindo rigorosamente todos os prazos. A arena ficará pronta até 31 de dezembro de 2012 mesmo que nenhuma empresa participe da licitação. Se isso acontecer, hipoteticamente, a obra será pública. Mas o estádio está garantido”.
Você já tinha lido algum dos questionamentos acima? Provavelmente. Também já tinha visto algumas explicações do governo? Possivelmente.
No seminário também foram apresentados novos prazos para a Arena Capibaribe. Tanto a data do lançamento da licitação quanto a data para o início da construção do estádio foram novamente adiados.
Início da licitação da PPP para a Cidade da Copa: 31 de agosto… 16 de setembro… 26 de outubro… E agora 21 de dezembro.
Início das obras da arena: 4 de janeiro… 28 de fevereiro… E agora 8 de março.
como ficara a situacao dos proprietarios de terras desse local, que muitos tem o local para moradia, sera que vao pagar o valor que merece nas suas terras?
Isso não é um elefante branco… é bem maior…. um mamute!
Quero ver qual o turista se hospedará nessa Cidade da Copa em época que não seja da Copa do Mundo ! Quero ver se realmente o Estádio Guararapes terá custo zero para o clube que possívelmente jogue lá. O Botafogo que o diga,com o Engenhão. O problema é que a medida que o tempo passa, esse projeto fora de realidade passa a ser a única solução. Acho que farão só o estádio e se tivermos sorte um hospital ali próximo!