26 de abril, o Dia do Goleiro.
Nesta segunda-feira, aqueles jogadores que costumam vestir a camisa 1 têm direito ao seu dia especial. De presente, o fato de que não há jogos hoje. Sinal que ninguém vai correr o perigo de levar um gol (pior, um “frango”) logo no seu dia…
A curiosa data é celebrada no Brasil desde 1976. Por causa do aniversário do pernambucano Manga, então goleiro do Internacional. Um dos melhores do país, e que se tornaria o campeão brasileiro mais velho naquela temporada, aos 39 anos.
Abaixo, um vídeo do soviético (russo) Lev Yashin, que é, até hoje, o único goleiro a ter sido escolhido o jogador do ano na Europa. Ele ganhou a Bola de Ouro em 1963. Em 1960, ganhou a Eurocopa com a ex-URSS. Foi, também, eleito pela Fifa como o melhor goleiro do século XX.
Yashin, que faleceu há 20 anos, jogou em apenas um clube em toda a sua carreira, o Dínamo de Moscou. Foram 326 partidas pelo Dínamo e outras 78 pela Seleção. Ficou conhecido como “Aranha Negra”. Abaixo, um vídeo da Fifa sobre a lenda.
Aos goleiros, parabéns! E curtam a folga nesta segunda, porque depois já sabem, né…?
A imagem deste post é a capa do livro Goleiros – Heróis e Anti-heróis da Camisa 1, escrito pelo jornalista Paulo Guilherme. Obra com a história de mais de 300 goleiros, além de estatísticas. Saiba mais sobre a publicação AQUI.
Pingback: Tweets that mention Dia de não levar gol | Blog de Esportes -- Topsy.com