No primeiro, com Flávio Recife (o antigo “Caça-Rato”, ex-Cabense), um frangaço de Rodrigo Carvalho.
O Náutico seguia na frente, nos Aflitos. Partida caminhando para o fim. O time de Gallo estava bem ajustado na defesa, suportando a pressão do América/RN, com um a mais em campo. Resultado da 5ª expulsão de um alvirrubro na Série B.
Aos 44 minutos do segundo tempo… Rodrigo Dantas. Das 21 finalizações do time de Natal, o atacante só arriscou uma vez. Foi suficiente.
Dessa vez, um chute indefensável. Náutico 2 x 2 América.
Na noite desta sexta-feira, o Timbu estava a um minuto de igualar a sua melhor arrancada na Segundona em 15 participações desde 1971. A estatística não foi alcançada.
Mas segue a invencibilidade timbu. Fora de casa, letal. Em casa, morno…
A CBF lançou nesta sexta-feira o site oficial da Seleção Brasileirana Copa do Mundo de 2010. Informações, vídeos, entrevistas e imagens exclusivar do “QG” no Hotel Fairway, em Joanesburgo … Sem dúvida alguma, será uma fonte importante.
Veja o site AQUI. Na primeira foto, o foco do Brasil no Mundial da África…
Jogadores numa disputada partida de videogame. Um clássico entre os volantes Felipe Melo e Júlio Batista. Onde?
Playstation 3. O velho Winning Eleven. Vício em qualquer elenco do país.
Felipe Melo goleou… O jogador da Juventus jogou com o Barcelona e ganhou do amigo, que “atuou” com o Real Madrid, por 7 x 1 e 4 x 2!
Após 5 anos, Sport e Bahia voltam a se enfrentar neste sábado, em Pituaçu.
O Clássico do Nordeste. O jogo que reúne os dois maiores campeões dos dois estados mais tradicionais no futebol da região.
Ambos com dois títulos nacionais: 1959 (Taça Brasil) e 1988 (Série A) para o Bahia e 1987 (Série A) e 2008 (Copa do Brasil) para o Sport. O Tricolor de Aço com 43 troféus na Bahia e o Leão da Ilha com 39 em Pernambuco.
De acordo com o pesquisador Carlos Celso Cordeiro, os rivais já se enfrentaram 74 vezes. O primeiro jogo aconteceu há 78 anos, no antigo Campo da Avenida Malaquias, primeiro estádio do Rubro-negro.
Em 25 de fevereiro de 1932, o Bahia ganhou um amistoso por 2 x 1. Aquele time foi a base da seleção baiana que ganhou o antigo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais dois anos depois.
O retrospecto geral, por sinal, mostra uma vantagem tricolor.
74 jogos
19 vitórias do Sport (91 gols)
26 empates
29 vitórias do Bahia (105 gols)
Em 34 jogos em Salvador, o Sport venceu apenas 6 vezes.
Nesta década, quatro vitórias do Bahia um empate e um triunfo leonino. Justamento o último encontro, em 23 de agosto de 2005. O Sport perdia por 2 x 0 até os 30 minutos do 2º tempo. Mas virou e conseguiu escapar da Série C. Naquele ano.
A África do Sul já é o novo quartel general da Seleção Brasileira. Lá, o time comandado por Dunga segue a preparação visando o hexa.
Enquanto isso, alguns torcedores da Canarinha seguem chateados com a ausência de algumas estrelas (algo normal em qualquer Copa do Mundo). E não é que mesmo assim aparece alguém com alguma ideia para faturar um cash?
Pois é… Lançaram uma versão alternativa da camisa da Seleção, dando destaque justamente aos jogadores que ficaram de fora da lista de 23 convocados para o Mundial de 2010: Neymar (Santos), Ganso (Santos), Adriano (Roma, ex-Fla) e Ronaldinho (Milan).
Estádio Carlos Dittborn, na província de Arica. Extremo Norte do Chile.
Clima agradável, próximo aos 20 graus. Nas tribunas, 7.167 torcedores da pacata cidade. Em campo, Iugoslávia e Colômbia, no jogo que encerraria o grupo 1 da Copa do Mundo.
Para chegar às quartas de final, o time europeu precisava pelo menos empatar com os colombianos, que ainda sonhavam.
Foi um massacre iugoslavo: 5 x 0. Vaga garantida. Com show e aplausos do público!
O terceiro gol da partida, amplamente dominado pelos eslavos, saiu aos 16 minutos do segundo tempo. O árbitro chileno Carlos Robles assinalou o gol para Milan Galic, que numa tarde inspirada já havia aberto o placar.
Sem polemizar, o atacante Drazan Jerkovic disse (ou tentou dizer…) que havia tocado na bola antes dela cruzar a linha.
O camisa 9 estava falando a verdade. Mas ficou nisso. Nem ele mesmo reclamou depois, até porque marcou dois gols naquela partida.
No fim daquele Mundial, a Iugoslávia acabaria na 4ª colocação, na última grande campanha do país, hoje dissolvido em uma colcha de retalhos nos Balcãs e representado pela Sérvia (veja AQUI).
Jerkovic, então com 25 anos e jogador do Dinamo Zagreb, terminou com 4 gols.
Dividiu o status com outros cinco jogadores… Os brasileiros Vavá e Garrincha, o chileno Leonel Sanchez, o húngaro Florian Albert e o soviético Valentin Ivanov. 😯
Nunca a chuteira de ouro do Mundial havia sido dividida por tantos jogadores. E por tão poucos gols…
O tempo passou. Mais precisamente, 31 anos. Em 1993, a Fifa revisou o videotape da partida. O gol foi mesmo de Jerkovic, o verdadeiro goleador da competição, com 5 gols.
O gol foi oficializado. Mas a papelada segue incorreta. Quase duas décadas depois e a Fifa ainda não mudou o resultado (veja AQUI).
Em 2008, Drazan Jerkovic morreu aos 72 anos de idade.
Levou consigo uma dúvida histórica. E deixou a Fifa com uma dívida ainda maior…
O Palmeiras deixará de jogar no estádio Parque Antarctica pelos próximos 2 anos.
A casa alviverde tem história. Foi o palco da abertura do primeiro campeonato oficial de futebol do Brasil: o Paulistão.
Em 3 de maio de 1902, o estádio (um campo murado, na época) sediou o jogo entre o Mackenzie College e Germânia, com vitória do mandante por 2 x 1 (veja AQUI).
Apenas em 1917 o Palmeiras passou a jogar lá. O clube ainda se chamava Palestra Itália, com o uniforme ao lado. Com a compra do estádio e a sua ampliação, chegando a 33 mil pessoas em 1933, o local foi rebatizado de Palestra Itália.
O tempo passou e os dois nomes são aceitos pela torcida palmeirense. Em julho de 2012 o local deverá ter uma nova denominação: Arena Palestra Itália.
Orçada em R$ 300 milhões, a modernização deixará a arena com capaciadade para 45 mil pessoas (saiba mais AQUI). A obra será tocada pela WTorre, que também negocia com o Sport para dar um trato na Ilha do Retiro. Abaixo, um vídeo do novo parque.
Até lá, o Verdão vai dividir o Pacaembu com o Corinthians…