Após seis temporadas, o Santa Cruz enfim retorna à Série B.
Em 2014, no seu centenário, o tricampeão estadual participará da segundona pela 16ª vez desde a implantação do sistema de acesso e descenso.
O Tricolor já esteve no segundo degrau do futebol nacional em 1989, 1990, 1991, 1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2007. Na antiga Taça de Prata, também jogou em 1982 e 1983.
Considerando, então, a mudança para as participações com critério técnico, em 1988, o clube coral tentará o acesso à elite pela quarta vez.
A pioneira classificação veio em 1992, quando foi semifinalista, perdendo os dois jogos contra o Paraná. Contudo, a vaga já estava assegurada desde a segunda fase, quando empatou em gols com o Remo, pois naquele ano nada menos que doze times subiram – mudança articulada para beneficiar o rebaixado Grêmio.
O esforço foi bem maior em 1999, com Tinho e os meninos de Nereu Pinheiro, e 2005, com a dupla Carlinhos Bala e Rosembrick. Foram dois quadrangulares duríssimos na etapa final. Contra Goiás, 0 x 0 no Serra Dourada, e Portuguesa, 2 x 1 no Arruda, os corais garantiram o vice-campeonato. Apenas dois ascendiam.
Relembrar o passado é um bom começo para a nova missão tricolor…
Pingback: As trilhas de Santa Cruz e Náutico na SegundonaBlog de Esportes | Blog de Esportes
Cássio me tira uma dúvida. É verdade que sempre que o santinha jogou a primeira divisão, e que este campeonato previa o rebaixamento, o santinha sempre foi rebaixado??
Isso, tricolores, o santa é muito grande mesmo. Vocês não fazem questão do título da C não, que nem fizeram na D né? Com 50 mil pessoas, para ver um vice da série D. O santa tá de parabéns pelo acesso, depois de hexa anos fora da B. Mas grandes vocês não são, até o náutico é maior.
O santinha deveria estar nesse rol de campeões de torneios importantes. Vocês esquecem que ele é campeão do torneio internacional importantíssimo, tornando-se “fita azul”. Eu trocaria todos os títulos nacionais e regionais do Sport, em prol de ser fita azul.Que inveja.
Eu,torcedor do Tupi,sofri também em certos momentos da partida,quando o Betim estava levando muito perigo aos Corais. Mas,com aquele gol do Caça-Rato, Ufa Ufa. Valeu!Parabéns ao Santa Cruz e seus torcedores. E,se Deus quiser,rumo à série A.
Abraços a todos.Ozanan/Juiz de Fora-MG
quero so ver,quando e que esses 2times pequenos,vao por uma estrela nacional no peito,pois o SPORT ja soma 03 estrelas,na sua couraça blindada.esse sim e time grande,e honra sua historia e pernambuco. o unico com 03 titulos nacionais,o legitimo representante do norte\nordeste do brasil,reconhecido honrosamente pela FIFA e CBF.
Serie B 2014, onde os fracos nao terão vez!
Nautico e Santa se revezando nos sabados da globo nordeste, podem fechar um contrato bem melhor que a maior parte dos times.
Essa serie B vai pegar fogo, aguardo ancioso.
Vica, coloca um time misto contra o Luverdense, por exemplo, os reservas e os garotos da base. Quem coloca estrela de Brasileirão que não seja da Série A na camisa é time pequeno. Vide o Sport. De resto, vai à praia, e a diretoria coloca metade do elenco de férias. A diretoria tem que fazer um planejamento de, no mínimo, 20 anos para o Santa Cruz, inclusive colocando em seu estatuto, para que nenhum aventureiro coloque o Santa Cruz de novo nesta situação. Abraço a maior torcida do Nordeste, a imensa nação tricolor!
Para um time grande, ir para a B é uma vergonha; para um pequeno,é uma festa. E assim segue a vida…
Seis anos de ostracismo
Seis anos de sofrimento
Sem o reconhecimento
Sofrendo naquele abismo
Diante do ineditismo
Do que nos aconteceu
Mas ninguém esmoreceu
Mesmo estando lá no fundo
Nós mostramos para o mundo
Que o Santa não morreu.
Nenhuma torcida faz
O que a do Santa fez
Torcendo com altivez
E de modo contumaz
A gente foi perspicaz
Para jamais desistir
E de tanto insistir
O bônus veio pra gente
E não há melhor presente
Que ver o Santa subir.
Em prol desse Tricolor
Queremos no Centenário
Dar-lhe nesse aniversário
Mais ainda o nosso amor
E lutar com destemor
Pra que a Cobra Coral
Tenha um ano triunfal
Pra novamente subirmos
Pra junto com ela irmos
À elite nacional.
Ivan Patriota