A primeira Copa de 2010

Copa Africana de Nações 2009, em Angola

2010, o ano da Copa na África.

A Copa do Mundo na África do Sul? Também…

Antes, será em Angola, de 10 a 31 de janeiro.

Uma premiere somente para os países africanos.

A 27ª Copa Africana de Nações terá a presença de 16 países e será realizada em 4 cidades. A final será disputada na capital Luanda, no Estádio Cidade Universtária, com capacidade para 50 mil pessoas e que vem sendo reformado.

Os jogos também vão acontecer nas cidades de Benguela (Estádio Senhor da Graça, 35 mil lugares), Cabinda (Chumandela, 20 mil) e Lubango (Alto da Chela, 20 mil).

Trata-se de um país de língua portuguesa, cuja independência veio apenas em 1975 e que agora ensaia uma franca reestruturação.

Angola irá sediar um evento que deverá marcar essa volta por cima após décadas de guerra civil. Até 2002, o país – de quase 17 milhões de habitantes – era o retrato do caos. O cenário ainda é visível por todos os lados. A capital Luanda, porém, mostra sinais de avanço. Com uma presença maciça de brasileiros. Empresas e mão de obra.

Até mesmo um shopping foi construído lá, pela Odebrecht. O Belas Shopping, o primeiro centro comercial do país, é totalmente climatizado e conta com 8 cinemas. 😀

Esse princípio de melhora no país chegou ao futebol. Antes da Copa Africana, Angola já havia tido outro grande momento, que foi a a participação na Copa do Mundo de 2006. Caiu na primeira fase, com 2 empates e 1 derrota. Atualmente, a seleção está na 92ª colocação no ranking da Fifa e em 22º lugar entre as 52 nações africanas. Em 2000, a melhor posição da seleção no ranking mundial, um 45º lugar.

Já a liga nacional conta com 14 clubes. O Pedro Luanda, da capital, é o atual campeão. Veja a lista de campeões AQUI. De acordo com a Fifa, existem 103 clubes no país e 16.440 jogadores registrados, entre amadores e profissionais.

Curiosidade – A Copa Africana foi disputada pela primeira vez em 1957, com apenas três países: Egito (campeão), Etiópia (vice) e Sudão (3º lugar). O torneio passou a ser regular em 1968, quando passou a ser realizado de dois em dois anos. O Egito é, também, o maior campeão, com 6 taças (veja mais AQUI).

One Reply to “A primeira Copa de 2010”

  1. Pingback: Copa Africana em Pernambuco | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*