O craque de lá

Adiyiah, artilheiro de Gana

Nascido em 10 de julho de 1989, em Acra, capital de Gana, Dominic Adiyiah se destacou nos campos de terra de sua cidade desde cedo.

A sua carreira começou, de fato, em 2000, no Feyenoord Academy, da primeira divisão de seu país. Trata-se de um clube fundado em 1998 pelo Feyenoord, da Holanda, campeão europeu em 1970. Os dois usam, inclusive, o mesmo distintivo.

O atacante ficou dos 11 aos 17 anos no clube de Goma Fetteh, até ir para o Heart of Lions, de Kpandu, onde foi artilheiro da temporada 2008, com 11 gols em 24 jogos.

Em agosto do ano passado, finalmente o passaporte carimbado para a Europa. Um novo mundo, literalmente. Do calor africano para o “sol da meia-noite” da Noruega, onde assinou contrato com o Fredrikstad FK.

Agora, já aos 20 anos, brilha para o mundo inteiro.

Com camisa branca de Gana, com o número 20, e chuteiras amarelas… E gols, muitos gols pela seleção sub-20, onde está desde 2007. Com 8 gols em 2009, ele é o artilheiro absoluto do Mundial Sub-20.

Adiyiah já é um dos craques do campeonato que vem sendo realizado no Egito. Nesta terça-feira, ele fez 2 gols na vitória por 3 x 2 sobre a Hungria, na semifinal, colocando o seu país pela 3ª vez na decisão do Mundial. Gana nunca fiou com a taça.

Mais história para Adiyiah? 😎

Foto: Fifa/Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*