Pernambuco 3-D

Último dia do ano. No rescaldo desta temporada, vou postar 3 vídeos que marcaram momentos importantes para o futebol pernambucano, para bem ou para mal.

Um 2008 para ser lembrado para sempre…

Sport 2 x 0 Corinthians, em 11 de junho. Resultado que deu ao Rubro-negro o inédito título da Copa do Brasil. Uma festa inesquecível na Ilha do Retiro, que viveu uma noite mágica. Não só a Ilha, como todo o Recife.

Um 2008 para ser rasgado da história…

Santa Cruz 1 x 1 Campinense, em 24 de agosto. Um empate que empurrou o Tricolor para o degrau mais baixo do futebol brasileiro. Tão profundo que será cavado pela primeira vez em 2009. Um nível que não condiz com a grandeza coral.

Um misto de emoção e angústia. Uma mescla de sentimentos que é bom evitar em 2009…

Santos 0 x 0 Náutico, em 7 de dezembro. O Timbu segurou na raça a artilharia do Peixe até os últimos instantes na Vila Belmiro e conseguiu se manter na Série A novamente. Um show particular do goleiro Eduardo.

8 Replies to “Pernambuco 3-D”

  1. Pingback: Pernambuco 3-D | Blog de Esportes

  2. Cáro Cássio,
     Mesmo sendo torcedor do Santa Cruz de Quatro Costados, acho que o Clébio exagerou um pouquinho…
    Eu só diria, no entanto, que não só você, mas todos os jornalista de PE deveriam esquecer um pouco o que de ruim aconteceu e enfatizar o grande esforço da nova diretoria.
    Não é o seu caso, mas vários colegas seus analisam o Santa com uma raiva e uma ironia que nos deixam realmente com raiva. O que o Santa fez a eles???
    Acredito que o Clébio tenha ficado inflamado por isso…
    Termino dizendo que não devemos esquecer mesmo aquela data(24 de Agosto, nem tinha me tocado… Getúlio, Agosto, mês do Desgosto…). Devemos deixá-la como um monumento à incompetência e à irresponsabilidade… Um exemplo do que NUNCA MAIS devemos repetir.

    Um Abraço e um feliz 2009.

  3. Clébio, sou tricolor como você e não concordo com o que escreveu no comentário. É claro que, para o Santa Cruz, 2008 ficará marcado pelo vexame da queda para a série D (como 2007 foi marcado pela queda para a série C). Então se o post vai mostrar os momentos marcantes dos três times, tem mesmo é que colocar o vexame. Que no final de 2009 tenha um post assim, mas que o momento marcante do nosso time seja a volta para a série C (e, de quebra, o título do campeonato pernambucano). Feliz ano novo pra você.

    E feliz ano novo pra você também, Cassio!

  4. Clébio,

    O seu comentário teve argumentos justos. Vários outros, não…

    Justo: Eu tenho uma preferência clubística. Como qualquer um, aliás. Simplesmente porque gosto de futebol, e não seria o fato de ser um jornalista que me faria deixar de torcer por um clube.

    No entanto… Isso não pode ser repassado para o texto. E isso eu sempre tive o cuidado de fazer.

    O Santa Cruz, obviamente, não é medíocre. Longe disso. É um grande clube, cuja atual reviravolta só faz, MAIS UMA VEZ, mostrar isso.

    Agora… Você acha mesmo que 2008 não ficará marcado na história do clube como a temporada na qual o Tricolor foi rebaixado à Série D? Algo surreal. Não seria este um ano para ser esquecido, ou “rasgado” como diz o post? Muitos tricolores pensam assim.

    As reformas que já vêm sendo feitas no Santa (MUITAS!) serão essenciais. Em 2009. Esse post foi apenas uma retrospectiva em 3 momentos. E, francamente Clébio, o momento do Santa em 2008 não é essa volta por cima. Esse retorno de esperança é a conseqüência do que aconteceu nos gramados durante o ano.

    O Santa teve bons momentos em 2008? Teve. Mas não chega perto do oposto. Seria o mesmo eu ignorasse o título da Copa do Brasil do Sport e colocasse o vídeo das derrotas do clube na Série A, quando a equipe ficou 8 rodadas sem vencer e flertou com a zona de rebaixamento. Seria incoerente, não acha?

    Um alvirrubro pode postar aqui e dizer que foi mais feliz no 5 x 2 no Cruzeiro. Tudo bem. Mas não foi mais importante aquele empate sufocante contra o Santos? Valeu o ano para o Timbu. Assim como o empate com o Campinense enterrou a sorte do Santa Cruz na Série C.

    Sobre a sua última frase: espero mesmo que esse post se transforme em um debate sério.

    Abraço, Clébio.

  5. MEJOR JUGADOR DE AMÉRICA EN 2008 ES ARGENTINO. En primero Y solamente los Argentinos son los mejores de America; Veron, Riquelme y Fabián Vargas son los mejore de America y mucho superior a los brazucas.
    Perdón, mas los jugadores brasileños son débio y no tiene capacidad para teren conparación con nosotros. los jugadores Thiago Silva, Alex, Nilma y outros brasileñosr que en brasil tiene mucha badalación,acá no sabiemos quen son. Alex,Thiago Silva y Nilmar Para nosotros son jugadores Desconocido.
    Más Veron ,Riquelme y Fabián Vargas son jugadors que tiene repercución en todo el mundo y brasileños saben y reconhecen nuestra gran superioridad porque destacan nuestra racia y habilidad por sus diarios.
    La verdad es que los equipos de brasil en atualidad son mucho depediente de nuestros ckack para hacer triunfo en su pobre canpeonato. Acá nuestros equipos no queren y no tiene necesidad de jugadores débio brasileños para hacer nuestros equipos triunfaren.No precizamos y no depediemos de usteed brazucas.
    Un saludo.
    Mejor jugador y contratación de coritinas fue: http://www.youtube.com/watch?v=NguiiSQbzvA

  6. Várias vezes elogiei o proprietário deste blog, mas agora vi que ele é só mais um rubro-negro querendo se posar de imparcial – imparcialidade que só existe na ilusão dos seguidores da ilha.

    Explica-se, se um parente seu fosse assassinado ou estivesse com uma doença terminal, você ia gostar que eu ficasse colocando isso como algo que fosse pra se lembrar? Ou que eu ficasse explorando isso com interesses excusos?

    O Santa Cruz não é tão medíocre quanto você e todos aqueles que tem a mesma preferência clubística que você julgam, e como formador de opinião era de se esperar que você se isentasse de tentar induzir as pessoas. Não é possível que não tenha acontecido nada que fizesse a massa coral se orgulhar neste ano, que se não foi feliz por conta de seus jogadores o foi pela garra de sua própria torcida e de sua perseverança em enfrentar os resultados negativos e as provocações de gente feito você que em vez de ajudar só quer destruir mais ainda.

    Se você acha que nada se aprovieta em 2008 no Santa Cruz eu posso te fazer uma lista de momentos que podem ser lembrados, como a vegetação que teima em nascer na terra arrasada.

    Além disso tenho certeza que outros rubro-negros me responderão apenas com gozações aqui neste post, pois vocês não sabem debater de maneira séria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*