Primeiro, os 17 projetos foram apresentados. Depois, as arenas foram formalmente inscritas na Fifa. No último estágio, os inspetores da Fifa visitaram cada uma das cidades postulantes ao Mundial de 2014. Pernambuco – que apresentou a Cidade da Copa – foi vistoriado na sexta-feira. Agora, os técnicos da Fifa irão se reunir na Suíça com os demais integrantes do Grupo de Trabalho para a Copa do Mundo de 2014.
O resultado sobre as 12 subsedes? Dia 20 de março. Os mais pessimistas, porém (digo logo que não foi o meu caso), acham que o fato do Recife voltar a receber um jogo da Seleção Brasileira (em 9 de junho, contra o Paraguai, no Arruda) seria uma espécie de “prêmio de consolação”. 😯
Assim, a Copa de 2014 será mais uma vez o tema da enquete do blog. Participe!
Você acha que Pernambuco será escolhido como subsede da Copa de 2014 no próximo dia 20 de março?
Resultado da última enquete: Qual será o resultado do Clássico das Multidões?
- Sport (51%, 74 votos)
- Santa Cruz (43%, 63 votos)
- Empate (6%, 8 votos)
Total de votos: 145
EU QUERO E A MAIORIA DOS PERNAMBUCANOS TAMBEM QUE ESSE
ESTADIO SEJA DO SANTA CRUZ POS O ARRUDA JA É UM DOS 6 MAIORES
ESTADIOS DO BRASIL. E SE O SANTA PEGA ESSE ESTADIO VAI SER UM DOS CIQUENTA MAIORES DO MUNDO.
VALEU PABLO! É ISSO MESMO…
DUDU PEGOU SIM, COMO DISSE O JACK, A COMISSÃO DE SELEÇÃO E SOBREVOOU A CIDADE DO RECIFE. SE TIVESSE ELE ANDADO PELO NOSSO TRANSITO ATUAL, OU PEGO NOSSO METRO NA ESTAÇÃO RECIFE E PERCORRESSE COM ESTE TODA A CIDADE ATÉ SÃO LOURENÇO, ONDE TEREMOS A ESTAÇÃO COSME, DAMIÃO PARA A CIDADE DA COPA, TALVEZ NÃO FOSSEMOS ESCOLHIDOS. MAS FOMOS! E AGORA?
DE AGORA EM DIANTE É PARTIR PARA AS CONSTRUÇÕES. O GOVERNO PARA SE SEGURAR NA CRISE ABAIXOU O IPI DOS AUTOMÓVEIS APINHANDO CIDADES COM QUANTIDADES EXORBITANTES DE CARROS ENGARRAFANDO O TRANSITO NAS PRINCIPAIS VIAS. A DIFERENÇA PRESENTE NAS CONSTRUÇÕES É QUE, UMA VEZ BEM PENSADAS E PROJETADAS A CIDADE CRESCE SAUDÁVEL. ANTES, COM A ESCOLHA DA ILHA DO RECFE ANTIGO E A ARENA AAA, PLANEJAVA-SE FAZER INTERVENÇÕES DO PINA À CIDADE DE OLINDA COM UMA ÁREA DE INFLUÊNCIA ENORME, ÚTIL À VIVENCIA DE RECIFENCES E RESTAURADORA, POR SE TRATAR DA SUBSTITUIÇÃO DE UMA ÁREA PORTUÁRIA QUASE FALIDA (OFUSCADA POR SUAPE) POR UM BAIRRO CHEIO DE HOTÉIS PRAÇÃS E REVITALIZADA. DIANTE DESTE PROJETO A CIDADE DO RECIFE CONTINUARIA, COMO TEM FEITO HÁ UNS 400 ANOS, OLHANDO PRA DENTRO, MUDANDO MUITO POUCO DO SEU INTERIOR E ESPANDINDO PRA ONDE DAVA.
COM A CONSTRUÇÃO DA CIDADE DA COPA, MESMO QUE TENHAMOS SIDO ESCOLHIDOS POR CAUSA DE UM OLHAR “POR ALTO”, TEREMOS UM CAMINHO GUIA PARA EXPANÇÃO PARA O INTERIOR, ALÉM CAMARAGIBE CRIANDO, QUEM SABE, O NOSSO TERCEIRO EIXO DE EXPANÇÃO, RUMO OESTE, E, PQ NÃO OTIMISTICAMENTE DIZER, EXPANÇÃO PLANEJADA. TALVEZ, COM A CONSTRUÇÃO DESSE CENTRO, PODEREMOS MUDAR A MENTALIDADE DE QUE TODOS QUEREMOS ESTAR O MAIS PRÓXIMO AO CENTRO POSSÍVEL, EM PRÉDIOS RESIDÊNCIAIS CADA VEZ MAIS ALTOS E IMPONENTES. TALVEZ NOSSA MENTE ENTENDA QUE SUBÚRBIOS CHEIOS DE CASAS BONITAS DE JARDINS BEM CUIDADOS E GRANDES ÁREAS DE PRESERVAÇÃO NATURAL AO FINAL DA RUA POSSA VIR A SE TORNAR UMA REALIDADE EM NOSSA REGIÃO METROPOLITANA. HOTÉIS COM FOCO NA NATUREZA VERDE NUMA CIDADE COM O AZUL HIPNOTIZANTE DO ATLÂNTICO, TALVEZ FAÇAM SENTIDO NO FUTURO.
COLOQUEMOS NOSSOS ARQUITETOS E URBANISTAS (DIGO COM ORGULHO: OS MELHORES DO NORTE-NORDESTE) PARA TRABALHAR NESSE ASPECTO EXPANSIONISTA DA CIDADE DA COPA E ORGULHEMO-NOS DO QUE NOS FOI PROPOSTO QUE NUM FUTURO PRÓXIMO PODEREMOS DIZER: ALCANÇADO!
DEIXA DE PENSAR PEQUENO, SE NÓS PERNAMBUCANSO PENSAMOS GRANDE, É PQ SOMOS GRANDES! SALVE! Ó TERRA DOS ALTOS COQUEIROS!!!
Roberto Melo (estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco)
Jack, esse mesmo pensamento já ocorreu muitas vezes em PE. Toda vez que alguma grande obra é anunciada, tratam logo de dizer que será um elefante branco, que é exagero, que é prepotência pernambucana, que é mania de grandeza, que não vai dar certo (a exemplo da construção do Shopping Recife). Antes de se começar a falar merdas como essas que você falou, vamos esclarecer dois pontos:
1- o governo do estado não é idiota de construir uma obra desse porte sem pensar no que virá após a copa. Ali, com a infra-estrutura de cidade, aparecerá um nucleo urbano que desenvolverá aquela região. Já pensou no comércio que pode surgir com as pessoas que morarem ali…porque é lógico que as unidades habitacionais serão postas à venda depois. É claro que a linha de metrô indo até lá é para garantir não apenas o transporte em massa durante a copa e sim para algo mais definitivo.
2- Os estádios do Náutico, do Arruda e do Sport têm dono, ou seja, cada time. A prefeitura não tem estádio (aliás, tem, que é o do Sport, mas este estádio foi “aglutinado” pelo clube Deus sabe porque). Então a prefeitura do Recife, em parceria com a de São Lourenço, pode direcionar para esse novo estádio todos os eventos que quiser realizar, desde os nacionais até os internacionais caso haja.
Um carinha, como você, foi falar besteiras sobre o projeto de Natal..as mesmas coisas que você falou aqui do de PE. E impressionante foi ver arquitetos, engenheiros e pessoas comuns defenderem a obra, pois elas sabem o impacto que isso causa na cidade.
Então, Jack, antes de mais nada, torçamos para que esse projeto saia do papel, porque além de gerar milhares de empregos, vai alavancar aquela região.
O PROJETO DA CIDADE DA COPA É MUITO ORIGINAL, CRIA UMA NOVA VERSÃO DE ESTRUTURA PARA COPA, VISTA APENAS NAS CIDADES SEDES DAS OLIMPIADAS. (PERNAMBUCO COMBINA ESTÁDIO E CIDADE). ISSO A LONGO PRAZO É UM GRANDE INVESTIMENTO POIS DISTRIBUI A INFRAESTRUTURA DO ESTADO E DIMINUI A CONSENTRAÇÃO NOS BAIRRO DO RECIFE QUE ESTÃO SATURADOS. SEM FALAR QUE A DUPLICAÇÃO DA BR232 VIABILIZOU O ACESSO DO AGRESTE E DA ZONA DA MATA AO RECIFE TORNANDO A CIDADE DA COPA MUITO ATRATIVA A ESSE PÚBLICO.
CASSIO, OUVI A HISTÓRIA DE QUE O JOGO BRASIL X PARAGUAI SERÁ AQUI COMO PRÊMIO DE CONSOLAÇÃO POR PERNAMBUCO NÃO SEDIAR A COPA. COMO TAMBÉM OUVI QUE NA INSPEÇÃO DA FIFA, NO SOBREVÔO, NÃO SAUBERAM APONTAR O LOCAL DO ESTÁDIO!!!! ISSO É VERDADE ?
No mínimo, questionamentos interessantes…
CÁSSIO, OUVI O PRESIDENTE DA FPF DIZER QUE O PROJETO DE RECIFE ERA O MELHOR JÁ QUE IAM CONSTRUIR UMA NOVA CIDADE. ORA, É A VELHA MEGALOMANIA PERNAMBUCANA SOMADO A FATO DE QUE, SE O PROJETO FOR CRITICADO, VÃO USAR O ARGUMENTO ” É PRECONCEITO CONTRA O NORDESTE”. VEJAMOS, A RMR NÃO GANHARÁ NADA COM A COPA E DEPOIS AINDA DEVERÁ SUSTENTAR UM ELEFANTE BRANCO . O LOCAL É RUIM, DISTANTE E NÃO TRARÁ A TÃO SONHADA MELHORIA NO SISTEMA DE METRÔ. ACHO QUE O GOVERNO DO ESTADO SÓ TEM MOTIVOS ELEITOREIROS COM ESSA CIDADE, JÁ QUE NÃO PAGARÃO A CONTA DEPOIS. ALÉM DISSO OS TRÊS CLUBES TÊM SEUS ESTÁDIOS E ACHO POUCO PROVÁVEL SE DESLOCAREM PARA SAO LOURENÇO PARA JOGAREM ALGUMA PARTIDA. ALGUNS DIRÃO QUE HAVERÁ HOTEL E SHOPPING, ORA SERÁ BOM NA COPA, MAS E DEPOIS ? QUEM, DEIXARÁ DE IR AOS SHOPPINGS TACARUNA E RECIFE PARA SE DESLCAR PARA SÃO LOURENÇO ? QUE TURISTA DEIXARÁ DE SE HOSPEDAR NA PRAIA PARA SE HOSPEDAR EM SÃO LOURENÇO ? O PIOR É ESSES ARGUMENTOS : “ESTÃO CRITICANDO PORQUE PROJETO É EM SÃO LOURENCO”. NA VERDADE ESTÃO CRITICAND PORQUE ESSE PROJETO NÃO TEM BOM SENSO E DEMOSTRA QUE O GOVERNO LOCAL TEM VERGONHA DA RMR, POR ISSO QUEREM CONSTRUIR OUTRA CIDADE.
SOBRE A PERGUNTA : O PRESIDENTE DA FPF GARANTIU O SEGUINTE : SERÃO ESCOLHIDAS SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BRASÍLIA, BELO HORIZONTE, PORTO ALEGRE, CURITIBA, SALVADOR, FORTALEZA, RECIFE, UMA NA AMAZÔNIA ( MANAUS OU BELÉM), UMA NO PANTANAL, E A OUTRA VAGA SERIA PARA GOIANIA OU FLORIANÓPOLIS. POIS BEM, ACREDITO QUE RECIFE SERÁ ESCOLHIDA POR POLITICAGEM POIS QUEM EM SÃ CONSCIENCIA DIRIA QUE RECIFE TERIA MAIS CONDIÇÕES, EM ORGANIZAÇÃO E INFRA ESTRUTURA, QUE GOIÂNIA OU FLORIPA ?