Grupo da Morte – Colo Colo 1991

Jogadores do Colo Colo comemoram o título da Libertadores de 1991

Santiago – Segue aqui o último post sobre os títulos continentais dos adversários do Sport na fase de grupos da Taça Libertadores da América.

O Colo Colo – adversário da tão esperada estreia, nesta noite, às 21h (horário do Recife) – fecha a “série” do blog com a histórica volta olímpica no estádio Monumental David Arellano na noite do dia 5 junho de 1991, após a categórica vitória por 3 x 0 na finalíssima contra o Olimpia, do Paraguai.

No seu estádio (o mesmo onde o Leão jogará nesta quarta), o Cacique venceu todas as sete partidas que disputou. Algo semelhante ao que fez o Sport na Copa do Brasil de 2008. 😀 Na campanha de 91, o Colo Colo também passou pelas principais forças da competição, como Nacional, Boca Juniors e Olimpia, que era o atual campeão.

O título da Libertadores de 1991 marcou também o primeiro triunfo de um técnico estrangeiro na competição, pois a equipe era comandada pelo iugoslavo Mirko Jozic. Foi também o primeiro troféu internacional do futebol chileno. Detalhe: o atual técnico do Colo Colo, Marcelo Barticciotto, era titular da equipe campeã.

Uma curiosidade sobre os 3 títulos continentais dos rivais do Sport: nenhum deles conseguiu vencer o Mundial depois de ganhar Libertadores. Veja também os títulos da Libertadores do Palmeiras, em 1999, e da LDU, em 2008. Só o Sport ainda não teve o gostinho de erguer a taça no grupo 1…

1ª fase
Concepción (EQU) 0 x 0 Colo Colo
Colo Colo 3 x 1 Barcelona (EQU)
Colo Colo 2 X 0 Concepción (EQU)
Colo Colo 3 x 0 LDU
Barcelona (EQU) 2 x 2 Colo Colo
LDU 0 x 0 Colo Colo

Taça LibertadoresOitavas-de-final
Universitario/PER 0 x 0 Colo Colo
Colo Colo 2 x 1 Universitario (PER)

Quartas-de-final
Colo Colo 4 x 0 Nacional (URU)
Nacional (URU) 2 x 0 Colo Colo

Semifinal
Boca Juniors 1 x 0 Colo Colo
Colo Colo 3 x 1 Boca Juniors

Final
Olimpia 0 x 0 Colo Colo
Colo Colo 3 x 0 Olimpia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*