“Vivendo o Santa Cruz”

Após o post sobre os 77 dias de marasmo destrutivo do Santa Cruz (veja AQUI), o amigo tricolor Elton resolveu escrever para o blog sobre a situação do clube nos próximos meses. Confira.

Por Elton Ponce*

Ser torcedor do Santa Cruz é algo muitas vezes incompreendido por aqueles que não têm essa alegria. Quem o é sabe bem o motivo da minha afirmação. Afinal, nós fazemos certas coisas que não tem muito sentido. A necessidade de ter o nosso time no cotidiano parece ser regra para aqueles que levam a função de torcer a sério.

O amor cresce de tal forma que nos faz medir todas as conseqüências de nossos atos para que não influenciem na tão esperada partida da nossa equipe, sendo ela contra o Colo Colo, pela Libertadores, ou contra o Vitória, por um Estadual em que não se têm mais chances de vencer. Sorrisos brotam dos nossos rostos, independente da envergadura do certame ou do adversário. O que importa é ver o Tricolor jogar.

Torcida "Portão 10", a barra-brava do Santa CruzMas, pelo 2° ano consecutivo, teremos que conviver com um período em que nossas almas de torcedores corais serão torturadas por uma indigesta parada de 77 dias do nosso Santa. Dias sem alegrias, tristezas, pesares, e, principalmente, fortes doses de loucura.

Nosso domingo não será mais o mesmo a partir de segunda-feira. As incertezas sobre o futuro do time são o que menos tem valia nesse momento, pois na realidade o desespero que nos cerca em não ver o Santa desfilar no tapete do  Arruda é maior que qualquer coisa.

A decisão entre nossos rivais pouco importa, pois temos o nosso amor mais uma vez em campo neste domingo. “Mas o jogo não vale de nada…” – indagam alguns amigos. Ah, se vale! Vale para amenizar nossos corações antes dessa parada indigesta, para suprir a necessidade de ter o Santa no domingo, para afogar as tristezas da semana, para rever os amigos, para ser feliz…

Mais do que tudo, vale para continuar vivo, vivendo o Santa Cruz dentro de nós e fazendo aumentar ainda mais nosso amor, e, sobretudo, nossa loucura. Afinal, não será qualquer um que entrará em campo logo mais, às 16h. Quem vai jogar é o Santa do povão, que tanto nos encanta e seduz.

* Elton Ponce, de 18 anos, é blogueiro, tricolor e integrante da Portão 10, a “barra” coral (foto acima).

11 Replies to ““Vivendo o Santa Cruz””

  1. Aqui na Bahia nós parabenizamos o Elton,  e  ficamos muito  admirados  com  sua resenha;  Aqui o nosso rival o Bahia está na segundona pelo segundo ano; se cair para série C,  tenha certeza que no ano que vem teremos  um  encontro  entre  as equipes  de  Santa Cruz  X  Bahia  novamente.  Fiquei de fato muito alegre de  ver alguém falar tão bem do clube das  multidões  e  expressar  com  tanta  clareza  a unidade do sentimento do torcedor tricolor pernambucano…

  2. O texto está muito bom, tem coesão e coerência,é interessante,tem estilo.é jornalístico. É uma crônica esportiva. Parabéns pelo texto e pelo sentimento de fidelidade ao time na alegria e na tristeza.

  3. Um belíssimo texto, onde retratou a real situação na qual se encotra a nação tricolor. Alex santos tu fostes um pouco infeliz no teu comentário, ele quis mostrar a relação de emoção e eu tenho certeza que é a mesma, a explosão de um gol é o mesma…

  4. Alex Santos, pelo visto, também tem pouca idade. Não fosse, lembraria dos confrontos do Santa com equipes como Sporting Lisboa, Seleção da Romêni, PSG e SELEÇÃO BRASILEIRA!

  5. Texto bonito.

    Só exagerou no “Seja contra o Colo Colo numa Libertadores ou….”

    Isso gera a falácia de que o torcedor do Santa Cruz sabe o que significa um jogo deste nível.

    Não sabe. E de verdade? Nem imagina.

    Não sabe sequer o que significa um grande jogo nacional. Uma decisão que desperte o interesse do país.

    O que realmente eles sabem é torcer apaixonadamente em jogos contra Vitórias e Cabenses da vida. Sem dúvida alguma. Nisso, eles são experts. Exemplares eu diria. Mas…no fundo…não têm outra escolha.

    O menino que escreveu o texto tem 18 anos.

    O suficiente para ver quatro rebaixamentos. 2001 (a-b); 2006 (a-b); 2007 (b-c) e 2008 (c-d)…

    O suficiente para saber que, em todos os Brasileiros da Série A que o seu time jogou – havendo rebaixamento na regra – ele terminou sendo rebaixado.

    Então, o verdadeiro motivo de ir à Vitória hoje é celebrar. Celebrar uma competição que termina sem o risco do rebaixamento.

    Celebrar o melhor desempenho estadual do clube que se comporta como intermediário nos últimos 3 anos.

    Sobre o Colo Colo que ele citou…quarta-feira, ele poderá vê-lo pela televisão.

  6. Esse texto diz tudo que a massa está sentindo. Absolutamente, PERFEITO! Parabéns, Elton!

  7. Elton, vc conseguiu resumir em um texto o sentimento de todos nós tricolores apaixonados, desses que nao perdem 1 jogo no arruda e que após esse jogo ficará com um vazio enorme em suas vidas. Abraços meus e de toda nação tricolor

  8. Parabéns pelo belo texto Elton,um abraço. A maior torcida do estado,fica triste com a situação passageira de nosso clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*